Você está em Artigos

A Importância da Presença da Família na Escola (página 2)


2. A IMPORTÂNCIA DOS PAIS NA FORMAÇÃO DE SEUS FILHOS

    Sabe-se que a família é o pilar primordial na construção de uma boa educação dos filhos, ela é responsável pela formação da consciência cidadã do jovem e também apoio importante no processo de adaptação das crianças para a vida em sociedade. Quando existe a ausência familiar gera graves consequências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades.

    A família está mudando a sua identidade, são poucas as que  resguardam a família tradicional, a ausência familiar gera graves consequências na formação, alimentando valores egocêntricos, que levam os mais jovens ao mundo do vício e das futilidades. Este artigo teve o objetivo de analisar a ausência dos pais na escola.

    Foi muito importante para nós acadêmicos o desenvolvimento deste tema contribuiu para o enriquecimento entre família e escola, pois é formado um elo entre ambos, precisam andar lado a lado para que aja  um bom desenvolvimento na aprendizagem dos alunos.

    Nota-se que não é de hoje que se discute sobre  a família e escola, percebe-se que a Família cada vez mais está se distanciando da escola, jogando todos os deveres para a mesma, uma das expressivas mudanças, que se refletiu diretamente na escola, é a nova concepção de família. Atualmente, existem famílias dentro de famílias. Com as separações e os novos casamentos, a família mais tradicional tem dado lugar a diferentes famílias vivendo sob o mesmo teto. Devido a isso que a família se distancia cada vez mais.    Isso gera, muitas vezes, uma sensação de insegurança e até mesmo de abandono. O que a escola pode fazer a este respeito?

    Este trabalho foi desenvolvido através de reuniões para atrair a família na escola, pois tendo a família/comunidade/equipe pedagógica da escola só assim que se tem uma parceria, no primeiro momento foi ministrado palestras, visita aos lares; atividades entre família, escola e alunos para que os pais, alunos enfim comunidade escola interagirem em busca de soluções foi feito também gincanas, brincadeiras, oficinas, dentre outras, fazendo com que os pais participaram mais ativamente do ambiente escolar e de todas as atividades e fazes de desenvolvimento de seus filhos, e que se interagiram com outras pessoas suas culturas.  

    Percebeu-se que a escola muitas vezes passa a ser uma extensão da casa do aluno, visto que muito destes alunos nem tem uma casa, andam nas  casas dos outros, pois não tem um lar fixo, e vivem praticamente na rua, é onde eles encontram refúgio na escola. Na escola municipal onde  realizou-se a pesquisa, existe um terceiro turno e este funciona o mais educação onde os alunos comem ao meio dia e fazem atividades extras. E isso serve como parte de sua casa.
  
 Segundo TEDESCO:
Essa erosão do apoio familiar não se expressa só na falta de tempo para ajudar as crianças nos trabalhos escolares ou para acompanhar sua trajetória escolar. Num sentido mais geral e mais profundo, produziu-se uma nova dissolução entre família e escola, pela qual as crianças chegam à escola com um núcleo básico de desenvolvimento da personalidade caracterizado seja pela debilidade dos quadros de referência, seja por quadros de referência que diferem dos que a escola supõe e para os quais se preparou (2002, p. 36).  

   
Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "A Importância da Presença da Família na Escola " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 22:10. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_importancia_da_presena/index.php?pagina=1