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Adaptação Escolar

Autor: Sabrina Oliveira dos Santos Arruda
Data: 24/04/2013

Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a ação pedagógica do professor no processo de adaptação escolar. Procurando identificar esse processo de acolhida, motivação, interação, relação de poder do adulto (responsável/professor) sobre a criança, o novo ambiente que a circunda, relação da mesma com o grupo e espaço de expressão de suas necessidades. Nesta proporção, foi utilizado o estágio com a educação infantil no qual estabeleci material para subsidiar este tema em análise.

Palavras chaves: adaptação escolar, relação de poder, ambiente, interação e expressão.

Abstract: This article aims to analyze the pedagogical action of the teacher in the process of school adjustment. Looking to identify this process of acceptance, motivation, interaction, power relations of the adult (head / teacher) about the child, the new environment that surrounds it, similar relationship with the group and space for expression of their needs. This ratio was used to stage childhood education establishment in which materials to support this issue under review.

Keywords: school adjustment, power relations, environment, interaction and expression.

Compreendendo o processo

Este trabalho foi feito com base em uma escola do município de Nova Iguaçu, da Baixada Fluminense com o nome de: Escola Municipal Pera Flor, localizada na rua: Irene, n°-201, no bairro: Prados Verdes, na cidade do Rio de Janeiro.

A instituição é formada por:

  • 22 Turmas
  • 11 salas de aula funcionando nos dois períodos
  • 29 Professores em sala
  • 391 Alunos do 1° turno
  • 383 Alunos do 2° turno
  • 544 Alunos do 1° segmento
  • 230 Alunos do 2° segmento
  • 25 Alunos por sala
  • 774 Alunos matriculados
  • 06 Merendeiras
  • 01 Diretor
  • 01 Diretora Adjunta
  • 02 Coordenadoras de turno
  • 17 Funcionários extraclasse
  • 06 Funcionários de apoio
  • 01 Biblioteca
  • 01 Sala de informática com 15 computadores
  • 01 Sala de vídeo
  • 01 Sala de letramento

Deste modo, como estagiária participadora deste corpo escolar, pude evidenciar o fato da adaptação neste estabelecimento.

Contextualizando o tema

Este artigo é fruto do estágio supervisionado da educação infantil, obrigatório, da turma de Graduação em Pedagogia do 5° período, no qual transmite importantes aprendizados com este público infantil, propiciando novos olhares, medidas e maneiras de evidenciar a prática de toda teoria que nos foi decorrida, embasando esta pesquisa que se deriva de uma questão  procedente deste ambiente, assim surgindo interesse pelo tema: Adaptação Escolar , pois, pude observar na classe um caso instigante de uma aluna que não conseguia se adaptar já passado 3 meses de aulas.

O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar e suscitar questões que problematizem a ação pedagógica, visto que é um assunto relevante onde a escola precisa está preparada para lhe dar com este fato, no entanto abordarei alguns pontos essenciais, como: o processo de acolhida, a motivação, a relação de poder do adulto (responsável/professor) sobre a criança, o novo ambiente que a circunda, a relação da mesma com o grupo (interação) e o espaço de expressão de suas necessidades, a fim de fornecer  um melhor funcionamento do recinto escolar.

Abrangendo o tema

No Brasil, cada vez mais vem crescendo o número de crianças que pequenas ou muito pequenas são inseridas no mundo escolar, com isso, o ensino vem passando a exigir formações profissionais fecunda e crítica buscando alcançar meios de solucionar esta causa.

Como já dizia Freire (1997, p.23), "não há docência sem discência", assim é proveniente que o corpo escolar e principalmente o professor (que será o maior mediador) não se funda apenas em um espaço onde conteúdos serão ensinados e aprendidos, mas que consista num lugar de desafios, inovação, construção de relações, espaço para ouvir e ser ouvido, respeito, encanto, acolhimento, motivação.

Enfrentando o novo

Para criança este momento é difícil, pois envolve muitas emoções. Se ela for bem pequena, de 1 a 2 anos, é mais insegura e trabalhosa a tarefa, pelo fato dela ainda não ter bem claro esta percepção de separação dos pais. Mas, se tiver de 3 a 4 anos, esta percepção já está estabelecida, o que não significa que será fácil.

A escola é um ambiente novo, com pessoas desconhecidas e isto assusta, causando medo, insegurança, implica na mudança, em situações novas de relacionamento, interação, crescimento e amadurecimento.

É um momento marcante e delicado que envolve vários elos para o futuro; a criança deparasse com outra realidade na qual deve aprender a lhe dar com afetos, influencias, opiniões e oportunidades nunca vivenciadas, além de terem de fazê-las sem a proteção dos pais. Cria-se uma gama de sentimentos que podem ser de: tristeza, separação, estranheza e desconforto. BALABAN (1988) afirma que é necessário tempo para que essa criança apreenda toda a nova situação que está vivenciando (seja a característica desse novo adulto ou dessa nova rotina e ambiente). É necessário tempo para que essa criança aprenda a conviver com essa nova situação: organização do tempo, do espaço e referência do adulto.

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Como referenciar: "Adaptação Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 00:07. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/adaptacaoescolar/