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O Uso de Atividades Lúdicas no Ensino de Língua Inglesa para Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II (página 2)


A utilização de atividades lúdicas nas escolas deve contribuir para uma melhoria nos resultados obtidos pelos alunos. Claro, que atividades de cunho lúdico não abarcariam toda a complexidade que envolve o processo educativo, mas poderiam auxiliar na busca de melhores resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças. Estas atividades seriam mediadoras de avanços e contribuiriam para tornar a sala de aula um ambiente alegre e favorável.

Nas palavras de Snyders (1990, p.164), em entrevista à professora Lourdes Stamato de Camillis:

A maior parte das crianças em situação de fracasso são as de classe popular e elas precisam ter prazer em estudar; do contrário, desistirão, abandonarão a Escola, se puderem. Se não puderem, continuarão, mas não aprenderão muito. Quanto mais os alunos enfrentam dificuldades - de ordem física e econômica - mais a escola deve ser um local que lhes traga outras coisas. Essa alegria não pode ser uma alegria que os desvie da luta, mas eles precisam ter o estímulo do prazer. A alegria deve ser prioridade para aqueles que sofrem mais fora da Escola. Sei que é um pouco utópico, mas de vez em quando é necessário sonhar.

As crianças envolvidas pela atividade lúdica sentem-se mais livres para criticar, argumentar e criar. Mas quando estão expostas aos métodos tradicionais de educação, em que o aluno nada mais é do que um consumidor de informações prontas, ou como cita Freire apud Souza (1996, p.390) o que se adapta, ou seja, "mero objeto do processo" se torna apático ao conhecimento, como se o que estivesse aprendendo, não tivesse relevância para o seu mundo.

Rego (2000, p.79) afirma que o uso dos jogos proporciona "ambientes desafiadores, capazes de estimular o intelecto proporcionando a conquista de estágios mais elevados do raciocínio". Isto quer dizer que o pensamento conceitual é uma conquista que depende não somente do esforço individual, mas principalmente do contexto em que o individuo se insere que define, aliás, seu ponto de chegada.

De acordo com esta colocação o uso de jogos no cotidiano da sala de aula proporciona um riquíssimo instrumento pedagógico, visto que precisa ser praticado, na maioria das vezes em grupos que podem ser heterogêneos, onde a troca de experiências ocorre naturalmente, a mediação do professor entre o conhecimento e o aluno também se constitui verdadeira promotora de aprendizado.

O jogo é um fator didático altamente importante; mais do que um passatempo, ele é elemento indispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Educação pelo jogo deve, portanto, ser a preocupação básica de todos os professores que têm intenção de motivar seus alunos ao aprendizado. (TEIXEIRA, 1995, p. 49)



2. REFERENCIAL TEÓRICO

A ludicidade é uma atividade que tem valor educacional intrínseco, mas além desse valor, que lhe é inerente, ela tem sido utilizada como recurso pedagógico.  Várias são as razões que levam os educadores a recorrer às atividades lúdicas e a utilizá-las como um recurso no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Teixeira (1995, p. 23):

As atividades lúdicas integram as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Como atividade física e mental que mobiliza as funções e operações, a ludicidade aciona as esferas motoras e cognitivas, e à medida que gera envolvimento emocional, apela para a esfera afetiva. Assim sendo, vê-se que a atividade lúdica se assemelha à atividade artística, como um elemento integrador dos vários aspectos da personalidade. O ser que brinca e joga é, também, o ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve.

Através de trabalhos lúdicos, não só as crianças, mas também os jovens passam a ter uma finalidade em seu aprendizado. "Consequentemente, caberá ao professor desenvolver novas práticas didáticas que envolvam elementos lúdicos e permitam aos discentes um maior aprendizado". (NUNES, 2004, on line)

Quando as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo professor, visando estimular a aprendizagem, revela-se então a dimensão educativa. (SZUNDY, 2005).

Assim, o professor é o responsável pela melhoria da qualidade do processo de ensino/aprendizagem, cabendo a ele desenvolver as novas práticas didáticas que permitam aos alunos um maior aprendizado. Assim:

Os jogos tornam a aula bem mais atraente, devolve ao professor seu papel como agente construtor do crescimento do aluno, elimina o desinteresse e, portanto, a indisciplina, devolvendo a escola a sua função de agência responsável por pessoas mais completas.  (SANTOS , 2000, p.42).

A atividade lúdica, o brincar, tem grande importância no desenvolvimento da criança. De acordo com Vygotsky (2000), para que as crianças experimentem as ações, desejos impossíveis de serem realizados de forma imediata, envolvem-se num mundo imaginário com os quais os desejos não-realizáveis podem de certa forma, concretizar-se.

Por essa razão, podemos afirmar que as brincadeiras, jogos, atividades lúdicas que desafiam o aluno a um comportamento além de seu conhecimento básico de língua estrangeira, provocam mudanças, pois, diante de situações-problema, o aluno é obrigado, através da interação, a atingir o objetivo proposto, ocorrendo um desenvolvimento que vai além do seu comportamento habitual.

2.1. ORIENTAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (PCN DE LE) NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Nos últimos anos, o sistema educacional brasileiro vem passando por grandes transformações. O principal objetivo dessas mudanças é melhorar a qualidade de ensino de jovens e adultos, visando a preparação para o mundo globalizado.

A globalização trouxe diversas características, como competitividade e certo sentimento de incerteza em relação ao futuro, provocando mudanças que são sentidas nas relações entre as pessoas, nas trocas de informações em todo o processo de conhecimento.

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Como referenciar: "O Uso de Atividades Lúdicas no Ensino de Língua Inglesa para Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 09:52. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/atividadesludicasnalinguainglesa/index.php?pagina=1