O Uso de Atividades Lúdicas no Ensino de Língua Inglesa para Alunos do 6° Ano do Ensino Fundamental II (página 4)
Elaborou-se um questionário de acordo com o objetivo deste estudo, tomando como base leituras de outros questionários que abordaram o uso de atividades lúdicas pelos professores do Ensino Fundamental II.
Optou-se pelo questionário devido à praticidade deste instrumento, no que tange a tempo de manuseio e custos, conforme enfatiza Johnson (1992).
Utilizou-se também, nesta pesquisa, a observação em sala de aula. De acordo com Nunan (1989, p.76), " sala de aula é onde a ação está" justificando o motivo pelo qual o pesquisador deve despender parte do seu tempo nesse espaço.
Foram observadas quatro aulas do 6º ano do Ensino Fundamental acompanhadas de anotações de campo. Os objetivos dessas observações foram o de comparar dados do questionário com as ações, e servir como outra fonte para a triangulação de dados.
Ressalta-se que a observação dessas aulas se deu de maneira não-participante, pois se tinha a intenção de apenas observar os fatos, sem interferir.
A análise dos dados deste estudo adotou os procedimentos da pesquisa qualitativa, e do tipo descritivo-exploratória, buscando-se por intermédio dela encontrar possíveis respostas para o problema abordado na pesquisa. "como as atividades lúdicas podem ser usadas no ensino/aprendizagem da Língua inglesa?" Desta maneira alguns passos metodológicos foram seguidos:
Primeiramente realizou-se uma leitura geral dos dados buscando encontrar categorias. Em seguida, anotaram-se todas as impressões obtidas através de uma leitura detalhada, com o objetivo de promover questionamentos e buscar conexões entre as partes.
Finalmente com os questionários e sua análise, foi possível fundamentar a apresentação de pontos para uma análise da prática pedagógica do professor de Língua Inglesa e a inserção do lúdico como um meio de aprendizagem.
3.1 QUESTÕES REALIZADAS PARA OS DOCENTES
O lúdico na prática pedagógica
O desafio de aprender a ensinar no século XXI, nos leva a refletir sobre o papel da escola na formação de futuros cidadãos e a importância dos professores e sua formação para a construção de uma prática educativa que busque caminhos para a inovação, superando os padrões tradicionais. Assim a preocupação na formação do futuro professor de Língua Inglesa é a de que ele deve possuir uma postura reflexiva, criando espaço de produção de novas metodologias.
Assim considerando, foi indagado:
1. Você entende que o lúdico pode contribuir para a prática pedagógica do professor de Língua inglesa? Foi deixada a possibilidade de se optar por sim e não e espaço para comentários.
O lúdico e a aprendizagem
Brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, que é acessível a qualquer ser humano, não importando sua faixa etária, nem sua classe econômica.
Ao brincar exercitamos nossas potencialidades, adquirimos conhecimento sem estresse, desenvolvemos a sociabilidade.
Assim foi indagado:
2. Você como professor do curso de Língua Inglesa, entende que o lúdico pode ser considerado um meio de aprendizagem?
O lúdico e o processo de informação
Foi perguntado aos docentes com base nas duas perguntas anteriores:
3. Vocês entendem que com a utilização do lúdico como meio de aprendizagem, vocês poderiam ter uma melhoria na qualidade de suas aulas? Essas atividades poderiam ajudar no processo de formação dos futuros professores de Língua Inglesa?
4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
Em relação à pergunta número 1, Você entende que o lúdico pode contribuir para a prática pedagógica do professor de Língua inglesa?
Todos responderam que sim.
Foi pedido que fizessem um comentário sobre a afirmação, os quais serão relatados a seguir:
Em minha opinião, com o lúdico, há sim uma melhor assimilação do conteúdo. Aprender brincando é divertido e prazeroso, mas não se deve brincar apenas, "fazer por fazer", deve-se explicar qual a finalidade pra se alcançar o fim. (Professor 1)
O lúdico motiva em qualquer nível de ensino, se os alunos estão motivados, aprendem mais facilmente. Além de ser prazerosa a aprendizagem. (professor 2)
Contribui efetivamente, pois além de possibilitar um ambiente favorável à aprendizagem, estimula a criatividade e auxilia na interação professor/aluno. (Professor 3)
O uso das atividades lúdicas é uma boa estratégia de ensino, porém precisa ter um significado para os alunos e os professores e não ser apenas uma atividade divertida. (Professor 4)
O lúdico proporciona descontração, um ambiente harmonioso onde os alunos se sentem mais a vontade, sem clima de cobrança ou avaliação. (Professor 5)
O lúdico como ferramenta pedagógica, não é importante somente para os professores de Língua Inglesa, e sim para todo educador. Propicia a motivação e o envolvimento dos alunos, nos conteúdos trabalhados. (Professor 6)
Em relação à pergunta número 2, Você como professor do curso de Língua Inglesa, entende que o lúdico pode ser considerado um meio de aprendizagem?
Os professores manifestaram a afirmação de que o lúdico pode ser considerado um meio de aprendizagem. Os comentários foram os seguintes:
O lúdico auxilia em algumas ocasiões na aprendizagem, principalmente em conteúdos práticos. Até mesmo no nível superior. (Professor 1)
Por meio de brincadeiras, jogos e outras atividades é mais prazeroso aprender, os alunos têm momentos de descontração enquanto assimilam o conteúdo. (Professor 2)
As atividades lúdicas são ferramentas poderosas para a aprendizagem e hoje se sabe que elas são as mais eficientes para a inclusão e o envolvimento do aluno. Então posso dizer que o lúdico pode ser considerado sim, um meio de aprendizagem. (Professor 3)
O melhor meio para conseguir prazer e êxito ao mesmo tempo na aprendizagem é através do lúdico. (Professor 4)
O lúdico bem estruturado metodologicamente é um meio de aprendizagem eficaz. O professor que adota o lúdico como metodologia certamente alcançará sucesso no processo de aprendizagem. (Professor 5)
O aluno brincando desenvolve seus potenciais. A busca do saber torna-se importante e prazerosa quando se aprende brincando. As atividades lúdicas precisam ocupar um lugar especial na educação. (Professor 6)