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Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade (página 2)

LENDO A LINHA DO TEMPO

Foi na França, no final do século XIX, que se encontrou os primeiros registros da preocupação de profissionais da educação, da filosofia e da medicina com problemas de aprendizagem; predominava a ideia  de que todos os seres humanos são capazes de aprender. Durante o século XIX firmou-se o capitalismo industrial; colocando de lado os ideais burgueses de igualdade e fraternidade, cria-se a necessidade de justificar as desigualdades inerentes à sociedade de classes.

Nesse cenário de crença no cientificismo a possibilidade da existência surge de um conhecimento certo e seguro com Francis Bacon, o percursor da chamada ciência moderna e positiva[... ], produzindo na cultura ocidental a convicção de que o saber, oriundo da pesquisa científica, amplia a possibilidade do fazer, a tecnologia (NOGUEIRA, 2011 p. 25).

Diante desse cenário dinâmico, a avaliação é um elemento de suma importância, pois é uma ferramenta que sintetiza a aprendizagem de determinado conhecimento; não deve ser entendida simplesmente como um momento determinado e pré-fixado desse processo, mas como integrante dele, pois no mesmo instante que se realiza a aula, está acontecendo a aprendizagem; concomitantemente com o ensino, o professor e o aluno têm condições de perceberem se a aprendizagem esperada está ocorrendo: estão avaliando, mesmo que não haja a preocupação de transformar essa avaliação "informal" em números ou conceitos, sem a necessidade imediata de quantificá-la.

Pode-se dizer que a avaliação psicopedagógica nos permite dispor de informações relevantes não apenas em relação as dificuldades apresentadas por um determinado aluno ou grupo de alunos, por um professor ou alguns pais, mas também as suas capacidades e potencialidades. Desse modo, não se fala de deficiências nem de dificuldades, mas sim de necessidades educativas dos alunos que, necessariamente, devem ser traduzidas em situações passíveis de melhora e na concretização de auxílio e suporte.

A psicopedagogia é uma área de estudo recente, que atua no campo da educação, mais precisamente no processo de aprendizagem (quase que exclusivamente tratando de suas dificuldades, problemas, transtornos). Sua abordagem pode ser tanto institucional, quanto clínica, resguardando suas particularidades, recorrendo sempre que preciso a outras áreas, tais como pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, medicina, etc.

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Como referenciar: "Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 15:40. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/index.php?pagina=1