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A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata (página 2)

3. Por que reciclar?

Hoje, vivemos um crescimento populacional muito grande. Com isso, crescem as indústrias e a  quantidade de residuos orgânicos e inorgânicos. Dados de pesquisas nos mostram que, desde 1980, a produção desses resíduos tem aumentado consideravelmente. Para ter uma pequena noção, a produção de lixo por dia de uma pessoa é aproximadamente de 5 kg. Imagine isso em nível mundial. Só no Brasil, produzimos 240.000 toneladas por dia, incluindo todo tipo de lixo doméstico, tecnológicos, radioativos, hospitalar, agrícola, industrial. Por isso, a reciclagem, que significa transformar resíduos já utilizados em novos produtos, tem sido uma das soluções para uma vida sustentável.

3.1 Importância da reciclagem

Entendamos que, quando reciclamos, além de preservar o meio ambiente e gerar riquezas materiais com os produtos reciclados (vidro, papel, plástico, alumínio...), contribuímos para a diminuição da poluição de solo, ar e água. Essa relevância se abrange a outros segmentos do nosso dia a dia, que nos atingem de forma direta e indireta, como a economia, saúde, entre outros.

3.3 Os benefícios da reciclagem para sociedade

A sociedade tem sido umas das mais benificiadas com o trabalho da reciclagem. Hoje, muitas empresas estão adotando o processo de reciclagem para reduzir de forma significativa os custo da produção, visando menos poluição para o meio ambiente principalmente para as metrópoles. Estão sendo gerados muitos empregos através deste trabalho. Cooperativas estão sendo criadas e dando oportunidade e renda para muitas famílias carentes.

Hoje, esta orientação está nas escolas. Muitas crianças, adolencentes e jovens, são orientados a separar seu lixo dentro de casa, sabendo que existe a reciclagem para todo tipo de lixo, principamente os eletrônicos. Há empresas que adotaram certas medidas que podem ser tomadas como exemplo. Quando uma pessoa vai comprar uma pilha ou qualquer tipo de bateria, se pede para que leve as que ele não usa mais e sejam encaminhadas para os centros de reciclagem.

Se todos soubermos como utilizamos os recursos que temos, seja orgânico ou inorgânico, com consciência em breve teremos um mundo mais limpo, sustentável e mais desenvolvido. É nesse caminho que poderemos alcançar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.

4. Escola, familia e os cuidados com o meio ambiente

A educação ambiental nasceu para dar consciência ecológica ao ser humano. Essa educação na familia e escola estão totalmente ligadas como um ciclo completo, precisam andar em conjunto para funcionar. São as fonte de aprendizado das primeiras idades, pois devem iniciar esse ensinamento. A criança precisa ser orientada a preservar a natureza no seio familiar e na escola, isso nos mostra o quão importante é que a familia tenha uma base de conhecimento prévio para passar. E na escola principalmente, pois é onde nascem os formadores de ideias.

Segundo Munhoz (2004), uma das formas de levar educação ambiental à comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares.  Através de atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, os alunos poderão entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem; levados a refletir e criticar as ações de desrespeito à ecologia, a essa riqueza que é patrimônio do planeta, e, de todos os que nele se encontram. E ainda diz: Os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois, buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.

Esse laço tende a se fortalecer mais para que obtenha sucesso na orientação ambiental pedagógica, lembrando que estamos visando um futuro não distante. É preciso agirmos com consciência.

 

Considerações finais

Como futuros docentes, temos que estar atentos a todos esses assuntos que nos englobam no dia a dia, ter o respeito pela criança de hoje e vê-la como o futuro do amanhã, pois hoje estamos nos tornando os formadores de ideias, comportamento e atitudes.

Saber que uma criança precisa viver suas fases, que está buscando um sentido para vida e nós seremos seu norteadores, mais uma vez me mostra a relevância que temos na sociedade, professores e futuros professores.

Quando associamos essa educação com sustentabilidade, é mais um desafio que temos de transpor. Ajudar a mudar uma cultura onde não há hábitos saudáveis nem para nós nem a natureza, pelo menos a mim isso me inspira a buscar ser o melhor, não apenas para mim, mas também para aqueles que irão aprender comigo. De certo modo, já sabemos o que fazer, agora nos basta agir.
 
Referencia Bibliográficas

ANTUNES, C. Educação Infantil Prioridade imprescindível. Petrópolis: Vozes 2004

Cria Revista da Educação Infantil (Revista). Ano 1. Numero 2 Março/Abril/Maio.

FERRARI, M. Friedrich Freobel: o formador das crianças pequenas. Revista Nova Escola. Edição Especial: compilação dos volumes 1 e 2 dos Grande Pensadores. jul 2008.

BALDWIN, A. L. Teorias do Desenvolvimento da Criança. São Paulo: Pioneira, 1973.

REIGOTA, Marcos O que é Educação Ambiental? São Paulo: Ed. Brasiliense, 1994

 

TRAVASSOS, Edson Gomes. A prática da Educação Ambiental nas Escolas. Porto Alegre: Mediações, 2006.

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Como referenciar: "A Importância dos Brinquedos Pedagógicos feitos de Sucata" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 19:55. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/brinquedos_sucata/index.php?pagina=1