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Diagnóstico, Cultura e Clima Organizacional (página 3)

1.1.2 A influência da cultura sobre o trabalho do indivíduo

O homem moderno está inserido no ambiente organizacional, estabelecendo com ele uma determinada relação, a qual retrata a sua própria relação com o trabalho e com a empresa, além de refletir a sua capacidade de adaptação à cultura organizacional. A forma como esta cultura é apreendida, assimilada ou transformada pelo homem ao longo da sua relação com o trabalho e com a organização fornecem excelentes subsídios para uma análise organizacional. Por outro lado, há que se considerar a influência da cultura do meio onde a organização está inserida sobre a dinâmica organizacional e a performance de líderes e liderados, da estrutura da organização e da forma como esta se relaciona com o entorno e se organiza para obter produtividade e realizar seus objetivos.

Refletir sobre: quais os elementos constitutivos da cultura organizacional, e como identificar traços da cultura nacional presentes na cultura organizacional e compreenderá como se processa o diagnóstico de cultura organizacional.

Os indivíduos estão inseridos dentro de uma rede ampla de símbolos e significados, constituída pela cultura emanada do meio em que vivem. A adesão a esta cultura é um processo natural, e constitui-se ao longo de toda a vida do indivíduo. De natureza muito dinâmica, a cultura exerce uma influência constante sobre os sujeitos, ao mesmo tempo em que é por eles influenciada, num intercâmbio constante e interminável. Neste sentido, cabe entender que estamos falando de movimento, de adaptação, de renovação, e é nesta ótica que precisamos contextualizar a influência da cultura ao longo do tempo nas mais diversas sociedades.

Se observar com atenção, você verá que a forma como você se comporta, pensa, veste e até mesmo sente são reflexos de uma forma de ser da sociedade da qual faz parte e das pessoas com as quais se relaciona. Você atende às expectativas do seu meio, e se adapta a fim de integrar-se e sentir-se como parte do tecido social. Você é um exemplo vivo da força da cultura na nossa vida.

No mundo organizacional, não é muito diferente. As pessoas agem segundo certas crenças e valores arraigados, que constituem a forma própria de ser da organização. O processo de inserção do indivíduo na organização constitui se de um processo de aculturação, ou seja, de conhecimento e apropriação da cultura organizacional, a fim de que o indivíduo possa sentir-se incluído dentro daquela organização.

Para nós Pedagogos Empresariais, o estudo da cultura possibilita analisar os diversos aspectos constitutivos da organização, a fim de melhor apreender os seus valores, seus pressupostos básicos e as peculiaridades que a caracterizam, e que servirão de indicadores para processos de diagnóstico, planejamento e intervenção.

1.1.3 Bases conceituais para o estudo da cultura

1.1.3.1 O conceito de cultura

Vamos primeiramente tentar entender o conceito de cultura. Na etimologia, temos a origem no termo colere, que se referia, na Antiguidade, ao cultivo da terra e à produção de plantas úteis ao homem (agricultura); estendeu-se ao cuidado de crianças (puericultura) e assumiu diversas concepções.

Em 1871 Tylor (apud FLEURY e SAMPAIO, 2002, p. 284), definiu cultura como "complexo total de conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Neste conceito surge claramente a idéia do indivíduo e da sociedade, numa relação de absorção pelo indivíduo dos aspectos relacionados ao todo.

Para Motta (1997, p. 27), "antes de mais nada, a cultura é linguagem, é código. Ela fornece um referencial que permite aos atores dar um sentido ao mundo em que vivem e a suas próprias ações". Aqui surge clara a importância da cultura como elemento de significação para o indivíduo de sua inter-relação com o todo social.

Por outro lado, é através da cultura que o indivíduo compartilha com os outros um senso comum sobre a realidade (BERGER e LUCKMANN apud SILVA e ZANELLI, 2004). Neste sentido, a cultura é um elo de ligação entre as pessoas, suas vivências objetivas e os significados delas decorrentes. A cultura permite certa identidade compartilhada, reforçando os vínculos entre os sujeitos sociais.

Cultura pode ser definida como um conjunto de expressões sociais, materializadas em ritos, crenças, conhecimentos, leis, linguagem e padrões de comportamentos, cujos significados permitem aos atores sociais apreenderem a realidade, atribuindo valor às suas ações e ao seu entorno.

1.2 CULTURA ORGANIZACIONAL

As organizações empresariais modernas dispensam atenção aos seus funcionários tanto quanto á seus clientes. Todas as filosofias e atenção presente no recrutamento e seleção de candidatos devem continuar na etapa subseqüente, que é à entrada do novo Profissional no ambiente organizacional macro (empresa) e micro (equipe de trabalho).

A impressão inicial que o funcionário recém admitido tem da empresa é de suma importância. Informações precisas e seguras sobre o novo ambiente de trabalho levam o indivíduo a valorizar e desempenhar melhor suas futuras funções.

Toda organização é um sistema social. O desenvolvimento organizacional parte de uma filosofia acerca do homem: o ser humano tem aptidões para a produtividade, as quais podem permanecer inativas se o ambiente em que vive e trabalha lhe é restrito e hostil, impedindo o crescimento e a expansão de suas potencialidades. Os cientistas sociais, particularmente Maslow e Hertzberg salientam que, se fizermos da organização um ambiente capaz de satisfazer as exigências dos indivíduos, estes poderá crescer e encontrar sua maior satisfação em promover os objetivos da organização.

Katzenbach (2002, p. 29) observa que as relações de orgulho da empresa no dia-a-dia dos colaboradores demonstram que a maioria das pessoas e motivada por sentimentos de realização e camaradagem. O dinheiro só e motivador em curto prazo, em outras situações o orgulho e a melhor alternativa de motivação, já que funciona desde a alta gerência ate o mais baixo escalão.

O Desenvolvimento Organizacional migra do micro-comportamento para chegar ao comportamento organizacional, às normas e os valores organizacionais que podem ser mudados mediante mudança das normas e valores do indivíduo.

A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidas através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização, afirma Kotter (1997, p.150).

Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma empresa. A essência da cultura de uma organização é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como tratam seus clientes e colaboradores, o grau de liberdade e autonomia que existe nas unidades e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação companhia.

Chiavenato (1999, p. 139) reforça essa compreensão quando afirma que a  "Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas que é compartilhada por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e concordar para serem aceitos no serviço da organização".

Já o dicionário define cultura como ?as crenças, formas sociais e características materiais de um grupo racial, religioso ou social?.

Moscovici (1999, p.18) refere-se à cultura organizacional como um nível mais profundo de pressupostos básicos e crenças compartilhadas pelos membros de uma organização, o qual opera inconscientemente e define a auto-imagem da organização e seu ambiente. Alguns aspectos da cultura organizacional são percebidos mais facilmente, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. A cultura reflete um iceberg. Apenas 10% do iceberg ficam acima do nível da água e constituem a parte visível. A maior parte permanece oculta sob a água e fora da visão das pessoas.

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Como referenciar: "Diagnóstico, Cultura e Clima Organizacional" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 21:45. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/diagnosticoorganizacional/index.php?pagina=2