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Disciplina e Indisciplina na Escola - Fundamentada nas Teorias Piagetianas (página 2)


 
2. DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Existem várias teorias do desenvolvimento humano que são construídas, através de observações, estudos e pesquisas, que levam em consideração os diferentes grupos de indivíduos, culturas distintas e faixas etárias que vão desde os primeiros meses de vida até a idade adulta. A teoria piagetiana, explica minuciosamente tal desenvolvimento para que o ser humano possa compreender as questões comportamentais em que o indivíduo percorre durante a vida.

O desenvolvimento humano não é somente orgânico, mas também mental, pois no decorrer do processo gradativo em que a criança se desenvolve fisicamente, os processos cognitivos tendem a avançar de forma de forma a se aperfeiçoar ao meio social em que se encontra inserida.

Ao considerar as individualidades de cada criança, Piaget esclarece alguns fatores que influenciam o desenvolvimento humano como:

  • Hereditariedade - A carga genética estabelece o potencial da inteligência podendo ou não desenvolver-se.
  • Crescimento orgânico - Pelo processo da evolução física do indivíduo e nas descobertas que a criança alcança em prol de suas necessidades.
  • Maturação neurofisiológica - Está ligada a mente para os aspectos físicos que compõem, por exemplo, o simples "pegar no lápis".
  • Meio - Pelas influências e estimulações ambientais que alteramos os padrões de comportamento da criança em diversas situações.

Na medida em que a criança se desenvolve, o próprio corpo necessita de estímulos do meio para então ampliar seu conhecimento, para que estes se tornem qualitativos para o desenvolvimento cognitivo e intelectual, para tanto Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento.

De acordo com Piaget (1944), "todo período é caracterizado por aquilo que o indivíduo traz e consegue fazer de melhor nas faixas etárias, e que todo ser humano passa por esses períodos".
 
  • Período sensório motor (0 a 2 anos)

Estão presentes as percepções simbólicas e as percepções motoras através de deslocamento do próprio corpo. A linguagem é de ecolalia (repetição de sílabas), a palavra-chave (água - para dizer que quer beber água). A conduta social neste período é de isolamento e indistinção. Neste período a criança apresenta-se egocêntrica inconscientemente, pois ainda não tem domínio sobre suas vontades, por ser uma fase de total descoberta no início de sua vida, tudo que se descobre nesta fase é tudo muito encantador para ela e para os que a rodeiam.

  • Período Pré-operatório (2 a 7 anos)

Nesta fase, ocorre o aparecimento da função simbólica, ou seja, é a emergência da linguagem. As crianças passam a ter a necessidade de aprender o nome dos objetos, para então satisfazerem-se quando sentir necessidade de pedi-lo.

Na linha piagetiana, "a linguagem é considerada como uma condição necessária, mas não suficiente ao desenvolvimento, pois é preciso a reorganização da ação cognitiva que não é dado pela linguagem" (LA TAILLE, 1992).

Acredita-se, que o desenvolvimento da criança, esteja associado aos estímulos, quando esta recebe do meio o incentivo para descobrir, significadamente o "mundo", embora ela necessite da inteligência para manusear o objeto no estágio anterior, desenvolvendo assim a linguagem e externando o egocentrismo a partir do contato com a realidade.

No período pré - operatório, após o surgimento da linguagem, ocorre às representações através de desenhos, mímicas e um pensamento mais ligado ao real. Ainda neste período, o respeito mútuo que a criança adquire com os que ela julga superior a ela é significante aonde aos poucos o indivíduo vai aceitando as regras propostas pelos adultos de forma natural.

  • Período operacional concreto (7 a 11 ou 12 anos)

No decorrer deste período, ocorre a superação do egocentrismo e desenvolve-se a capacidade da criança estabelecer a construção lógica quanto ao objeto a ser descoberto.
 
Segundo Piaget (1944), a criança nesta fase precisa ainda se pautar em referências, pois estes não possuem reflexão abstrativa e é preciso visualizar o objeto.

Com base no tema indisciplina escolar, é cabível afirmar a partir das relações interindividuais defendidas por Piaget, a respeito da coação e cooperação que a criança segue os modelos de conduta do meio social e afetivo e adapta-se ao trabalho em grupo havendo assim a troca de experiências, o respeito às regras e a solidariedade recíproca.

Jean Piaget (1944, p. 44) defende que "é preciso ensinar a criança sem impor autoridade".

A partir dessa afirmação, é entendida como fator primordial para o desenvolvimento da criança no tocante a facilitação e aceitação das opiniões antagônicas existentes no meio social onde a criança deve desde cedo respeitar e ser respeitada.

É necessário que os discentes apreendam os conteúdos e absorvam conhecimento de forma a agir com tais conhecimentos e não somente obtê-los sem interesse em descobrir mais além.

  • Período das operações formais (11 ou 12 anos)

Em sucessão dos períodos do desenvolvimento humano, nesta etapa de transição de infância para adolescência o indivíduo passa a ter domínio das atividades escolares e sociais, tem total autonomia, passa a refletir espontaneamente, buscando interpretar as experiências ampliando assim seu conhecimento.

A adolescência é uma fase do indivíduo de total conflito com o meio familiar e social, pois é nesta fase que o adolescente passa a ter outra visão da realidade e começa a expor suas opiniões e nem sempre aceita ser contrariado.

No decorrer da vida, na transição do período da adolescência para a idade adulta o indivíduo passa a ter uma estrutura mental mais centrada e passa a compreender a necessidade de se encaminhar para organizar-se até chegar a um ideal que lhe traga consequências positivas, quer seja no âmbito educacional ou profissional, resgatando os princípios de regras comportamentais regidos no meio familiar e escolar.
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Como referenciar: "Disciplina e Indisciplina na Escola - Fundamentada nas Teorias Piagetianas" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 19:49. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/disciplinaindisciplina/index.php?pagina=1