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Educação Inclusiva e o Processo de Ensino-Aprendizagem

Autor: Adriana Noquele e Ana Paula da Silva Reginaldo Silva
Data: 10/03/2014

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 
RESUMO: Este artigo tem como objetivo de pesquisa a necessidade da inclusão dos alunos com necessidades especiais e a importância do processo de ensino e aprendizagem  é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos, uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades, tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social. Pois no Brasil, a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, assegura acesso ao ensino regular a alunos com deficiência (mental, física, surdos e cegos), com transtornos globais do desenvolvimento e a alunos com altas habilidades, superdotação, desde a educação infantil até à educação superior, fazendo uso da concepção Vygostskyana principalmente, entende que a participação inclusiva dos alunos facilita o aprendizado para todos. Este artigo é fundamentado em, Pierre Lévy (1998), Feuerstein (1980),Campos (2008).

Palavras-chave: Aprendizagem, Cultura, Educação.

ABSTRACT:This study aims to research the need for inclusion of students with special needs and the importance of teaching and learning is a process that increases the participation of all students in regular education, it is a restructuring of culture, practice and policies experienced in schools so that they respond to the diversity of students, a humanistic approach, democratic, that perceives the subject and its singularities, aiming growth, personal satisfaction and social integration. For Brazil, the National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education, ensures access to regular education students with disabilities (mental, physical, deaf and blind) with pervasive developmental disorders and high ability students, giftedness, since kindergarten to higher education, making use of design Vygotskyana mainly believes that inclusive participation of students facilitates learning for all. This article is based on Pierre Lévy (1998), Feuerstein (1980), Fields (2008).

Key-words: Learning, Culture, Education.



1 - INRODUÇÃO
                
O presente estudo tem como objetivo de ensino integrado tem objetivo de esclarecer o que se refere às crianças com deficiência como aprenderem de forma eficaz quando frequentam as escolas regulares, tendo como instrumento a qualidade do ensino. Porém na educação especial domina uma área de conhecimento como um campo de atuação profissional, de um modo geral que gera um ensino e aprendizagem que não tem sido uma ocupação do sistema de educação regular.
  
No ensino integrado, a criança é vista como sendo portadora do problema e necessitando serem adaptadas aos demais estudantes, se uma criança com dificuldades especiais é integrada numa escola regular, ela passa a se comunicar com os demais passando a se socializar com o grupo. De acordo com Pierre Lévy (1998, p. 13), o ser humano está provavelmente convergindo para a constituição de um novo meio de comunicação, de pensamento e de trabalho.

Devem ser do estado e da própria família, utilização de métodos e técnicas que contemplam códigos e linguagens apropriadas as situações especificas da aprendizagem nas escolas suprindo essas necessidades, a Experiência de Aprendizagem Mediada na proposta por Pierre Lévy possibilita o desenvolvimento de ferramentas teórico-metodológicas capazes de produzir modificabilidade cognitiva estrutural.

As variedades de propostas pedagógicas que nos são apresentadas hoje, não podem negar que a questão da educação de alunos especiais na perspectiva da educação inclusiva é uma proposta que está posta, seja pelas diretrizes e,ou documentos oficiais nacionais de educação, seja pelas próprias circunstâncias atuais da educação no Brasil.   No entanto Segundo Feuerstein  (1980, p.9) propõe que "há uma relação dinâmica constante do sujeito com o ambiente, estando ambos em movimento e interagindo com a realidade sociocultural".
   
O objetivo da educação é sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da educação básica, e os direitos da família porem devem ser do estado e da própria família, utilização de métodos e técnicas que contemplam códigos e linguagens apropriadas as situações especificas da aprendizagem.
   
De acordo com Feuerstein, para se produzir uma aprendizagem significativa torna-se imprescindível a dupla "mediador-mediado" que, ao desenvolver os critérios de mediação, possibilita a interação e a modificabilidade, já que é somente por meio da interação do sujeito com outros sujeitos capazes de mediar informações necessárias, estando estes sujeitos integrados a um meio ambiente favorável e estimulante, que o desenvolvimento cognitivo acontece.

A educação com qualidade conforme argumenta Campos (2008), para os movimentos sociais reivindicavam a qualidade da educação entre o decorrer dos anos, pois os participantes tinham dificuldades de perceber as nuanças dos projetos educativos que s instituições de ensino desenvolviam.
   
O trabalho problematiza a realidade dos alunos da educação especial que frequentam as escolas na educação especial é um tema recente nas políticas educacionais. No entanto, a presença desta interface nos documentos oficiais da educação especial é projetos de grandes pesquisas a serem conquistadas com o decorrer do tempo. Segundo Feuerstein (1994) afirma que duas são as formas de aprendizagem humana, uma delas é a experiência direta de aprendizado é a interação do organismo com o meio ambiente, a outra é a Experiência de Aprendizagem Mediada que requer a presença e a atividade de um ser humano para organizar, selecionar, interpretar e elaborar aquilo que foi experimentado. Sendo assim, esse autor sustenta que ocorrem mudanças que são determinantes do desenvolvimento cognitivo causando respostas diferenciadas em relação ao meio em que vive.
  
Um requisito na educação especial na educação inclusiva é propiciar e aceitar exposição da nossa e a de outras culturas, para que possa se reconhecer perante aquela que ele pertence, fazendo com que crie sua própria identidade cultural e pessoal, tendo orgulho de pertencer a tal cultura e assim evitando discriminações que possam surgir, possibilitando o seu desenvolvimento. Porem falar sobre a família como participantes do processo de ensino e aprendizagem exige aprofundar sobre a família na contemporaneidade e qual papel desempenha no ponto de vista da escola.
 
A escola e a família são contextos do desenvolvimento dos indivíduos com papeis complementares no processo educativo cujo significado cultural, econômico e existencial (...) reside no encontro dinâmico das realidades, valores e projetos de cada uma destas unidades sociais. É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, (TEIXEIRA, 2006, p. 39).
 
Diante de tais constatações este artigo procurará investigar, inicialmente, as teorias que reconhecem a presença do professor da educação especial. Segundo Teixeira (2006) a família é fundamental na vida dos alunos. Buscou-se fundamentação teórica no levantamento das fontes de informações sobre o objeto, para definição do tema, a fim de explicar o aluno com necessidade especial e observa-se que o tópico proposto é carente de estudos, principalmente no campo educacional, sendo necessário recorrer a outras áreas para delineamento do assunto, fato que comprova a importância e a necessidade de aprofundamento sobre o tema proposto na área da educação.

Este conceito de inclusão envolve um jeito de pensar fundamental diferente sobre as origens da aprendizagem e as dificuldades de comportamento. Em termos formais estamos falando sobre uma mudança de ideia de defeito para um "modelo social". (MITTLER, p. 25, 2003).
 
A inclusão de alunos que apresentam, necessidades educacionais especiais vêm mobilizando a sociedade e toda comunidade escolar frente a este novo modelo de escola, onde todos os alunos devem estar incluídos nas salas de aulas, do ensino regular. Esse movimento faz com que a escola reflita sobre princípios desse novo paradigma, que vai desde a convivência com esses alunos em um mesmo espaço até uma mudança na organização de todo o trabalho pedagógico da escola.

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Como referenciar: "Educação Inclusiva e o Processo de Ensino-Aprendizagem" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 18:14. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_inclusiva_processo/