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Educação Profissional e os Desafios para o Pedagogo (página 2)

Função da Coordenação Pedagógica

Quando destacarmos as atribuições do coordenador pedagógico, devemos observar o acompanhamento constante ao trabalho docente, lembrando o fato de ser o principal elo, responsável pela ligação entre todos envolvidos na comunidade técnica-pedagoga. O relacionamento entre coordenador pedagógico e docente é um ponto crucial, para que a gestão pedagógica torne-se grandiosa de forma homogênea, fundamentada na democracia. Para atingir este principio o coordenador não pode perder seu foco, entretanto deve elaborar estratégias bem formuladas.

É muito importante que o coordenador esteja sempre atento aos cenários que se apresentam ao seu redor, conhecendo as salas de aula, oficinas, e laboratórios. E ainda valorizando os profissionais que o acompanham, de modo geral esta caminhada deve ser feita com segurança, pois não devemos descartas as diversas informações e incertezas que também são integrantes desta trajetória, assim como em qualquer outra carreira. Deste modo cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática pedagógica, a fim de superar os obstáculos e aperfeiçoar se continuamente com o processo de ensino-aprendizagem, sendo assim podemos dizer que o trabalho em equipe é uma fonte inesgotável de superação e valorização profissional.

Identificar todos os valores envolvidos neste processo, também é algo importante para o sucesso de toda equipe pedagógica, elencando-os, temos os seguintes perfis chave integrantes desta equipe:

  • Técnico Docente: sua função é ser o interlocutor de uma atividade profissional, de modo geral o técnico docente não possui formação pedagógica adequada, uma pena, pois este fato dificulta consideravelmente o processo ensino-aprendizagem, e desta forma o coordenador pedagógico deve utilizar de flexibilidade e ética para lidar com rotineiras situações de divergências entre as metodologias educacionais teóricas e bem fundamentadas, com as metodologias que foram desenvolvidas e adquiridas pelo docente ao longo de sua experiência profissional, que na maioria dos casos uma experiência puramente técnica e muito pouco pedagógica;
  • Alunos aprendizes: são os principais interessados no produto do ensino, ou seja, são os clientes, que busca apenas um objetivo, que é adquirir um conhecimento técnico de uma profissão reconhecida no mercado de trabalho, é importante o coordenador pedagógico saber antes do curso, qual é a expectativa do aluno, ter uma ferramenta que lhe de um retorno também no decorrer do curso, e ao final do curso novamente medir o quanto foi à satisfação dos alunos em relação a suas expectativas iniciais, sempre atento as medidas e soluções a serem tomadas durante o processo. Em relação à estrutura do laboratório, o coordenador pode avaliar se existe a necessidade de capacitar ainda mais os técnicos através da amostragem de satisfação colhida por meio dos alunos;
  • Coordenação pedagógica: A equipe da coordenação pedagógica envolve todos no processo de ensino, ela é responsável por gerenciar todas as atividades relacionadas ao ensino da profissão, é responsável por estabelecer os direitos e deveres dos alunos e dos técnicos docentes de modo que todos os objetivos e metas que foram apontados por índices ou não, sejam alcançados.

Conclusão

O pedagogo que se interessar por atuar, na educação profissional, pode também estar disposto a construir uma grandiosa carreira profissional, principalmente fora dos grandes centros, metropolitanos do país, pois existe também uma preocupação para industrialização de produtos anteriormente exclusivos do mercado de matéria-prima.

Antigamente também existia uma espécie de senso comum, que apontava a educação profissional como objeto exclusivo de homem, entretanto isso já não existe mais, as mulheres ganharam muito espaço dentro das indústrias, seja em serviços operacionais ou em gerenciais.

A probabilidade de o pedagogo atingir o principal objetivo da educação profissional, ou seja, qualificar profissionais com qualidade. Esta ligada fielmente a sua capacidade de articulação e flexibilidade visando alcançar às metas estabelecidas sobre seu próprio conceito.

Sobre o Autor:

Rodrigo Ferreira de Souza é Graduando de Pedagogia, Técnico em Eletrônica e Automação da Manufatura. Coordenador do curso Operador de Robô Industrial do SENAI de Várzea Grande ? MT

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Como referenciar: "Educação Profissional e os Desafios para o Pedagogo" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 01:31. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacaoprofissionaldesafio/?pagina=1