O Ensino da Matemática, por Meio de Recursos Pedagógicos, para os Portadores de Deficiência Auditiva do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série (página 2)
Geralmente na avaliação o recurso pedagógico é utilizado para saber o que a criança sabe ou não. Então, o recurso não é utilizado para o ensino. Se utilizarmos um determinado jogo, um quebra-cabeça, por exemplo, estaremos interessados em investigar como a criança monta esse quebra-cabeça, qual dificuldade encontra, quanto tempo que ela demora e como organiza o seu comportamento ao buscar as peças, como tenta encaixar essas peças. Nessa tarefa dada à criança, estaremos preocupados em avaliar aspectos motores, perceptivos, cognitivos e emocionais.
Ao avaliar comportamentos mais específicos, devem-se selecionar aqueles recursos que nos permitem fazê-lo. Nesta linha de raciocínio, o mesmo se aplica à seleção dos recursos para o ensino. A seleção dos conteúdos de ensino estará baseada nos objetivos que foram identificados e que nortearão, então, a escolha dos recursos pedagógicos. Estes recursos deverão trazer características específicas para possibilitar a aprendizagem.
A criança aprende ao exercer ações sobre os objetos, incorporando e assimilando seu conhecimento. A utilização do recurso pela criança pode ir do possível e real ao imaginário. De qualquer forma, o recurso pode ou não permitir o aprendizado.
O recurso deverá ser adaptado porque a forma sob a qual ele está constituído não permite a sua utilização pelo aluno. Pode-se dizer que é próprio do ser humano adaptar coisas ou adaptar-se a elas. E nós, fazemos adaptações porque não podemos utilizar essas coisas. Os professores sabem que uma grande parte dos materiais pedagógicos comprados não pode ser utilizada como eles querem. Aí, então, entra em cena a criatividade do professor para poder adaptar um material que não pode ser utilizado. Um exemplo disso são as famosas cartilhas. É possível observar, em salas de aula, professores utilizando cartilha como uma revista a ser recortada quando ela na realidade tinha sido construída para ser completada. Quer dizer, o professor faz adaptações.
4 O ENSINO DA MATEMÁTICA, POR MEIO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS, PARA OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Ultimamente com o "boom" da inclusão social de pessoas com deficiências percebe- se o "boom" também de inovações tecnológicas e de diversos recursos automáticos e cibernéticos tanto no contexto gral como educacional, especificamente. No entanto, a utilização desses recursos está fora da realidade de muitas escolas públicas que hoje trabalham com pessoas deficientes e acabam por requerer do educador criatividade e maturidade para elaboração de técnicas e metodologias de ensino.
E por ser um mundo novo para esses profissionais da área de educação em Matemática eles acabam por sentir dificuldades na elaboração das aulas a serem expostas o que acaba por se refletir em sala de aula.
Com os deficientes auditivos essa situação se agrava, pois para os professores a comunicação oral continua sendo um dos maiores difusores de conhecimento em sala de aula. Essa se agrava mais ainda quando se tratam de alunos do ensino fundamental de 1ª a 4ª séries onde somente o conhecimento do professor associado com a disciplina não são suficientes para o ensino- aprendizagem eficiente dos alunos.
Por isso o educador deve criar métodos de ensino que potencialize outros mecanismos de comunicação do aluno, principalmente o visual.
Tarefa pouco fácil principalmente em se tratando do ensino da matemática. isso devido ás dificuldades que a maioria dos professores da área técnica possuem em adotar metodologias que prendam a atenção do aluno e que mostra a aplicação do que está sendo estudado que são de vital importância para que o processo de ensino- aprendizagem seja eficaz.
Observa- se a necessidade da instrumentalização dos educadores no sentido de promover uma ação pedagógica que contribuirá realmente para o desenvolvimento da criança.
Por meio dos recursos metodológicos as crianças desenvolvem auto- estima, imaginação, confiança, controle, criatividade, cooperação, senso de percepção e o relacionamento interpessoal, desta forma, evidencia- se que uma das características fundamentais dos recursos metodológicos é funcionar como veículo estimulador do desenvolvimento humano, agindo de forma global e integrada nesse processo.
Os recursos metodológicos são agentes de socialização, e como tais, proporcionam a criança e ao adulto o conviver, o trocar, o construir-se. Na troca de experiências com o outro, que a criança se expressa, se coloca, influencia, é influenciada, tem a capacidade de julgar e extrair suas próprias conclusões, equilibrando assim seus esquemas mentais e suas emoções.
5 CONCLUSÃO
Esse trabalho mostra a importância dos recursos metodológicos como ferramenta para o ensino da matemática, contribuindo assim com os profissionais da educação, onde poderão ministrar aulas de matemática de forma mais dinâmica fazendo com que os alunos deficientes auditivos tenham melhor e maior compreensão da disciplina.
REFERÊNCIAS
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