Você está em Artigos

Gestão Educacional Democrática: uma Introdução ao seu Entendimento

Autor: Márden de Pádua
Data: 06/03/2014

O que é gestão educacional?

Para que seja possível entender e conhecer as ações da gestão que interferem no processo escolar, faz-se necessário especificar mais detalhadamente o conceito de gestão escolar.

A importância da gestão no contexto educacional surge a partir de uma crise e recomposição do sistema capitalista no final dos anos 1960 e 1970. Essa crise se propaga ate os anos de 1980 que incluiu recessão econômica, baixo índice de crescimento, altas taxas de inflação e excessivos gastos sociais. A partir da década de 1990 estabelece-se um novo modelo de gestão inspirado nas ideias de gerencialismo. Tais ideias invadem o campo da educação e da escola buscando modificar a organização da escola e fixar uma nova lógica quanto ao funcionamento do sistema educacional.

Segundo Oliveira (2010), esse modelo gerencial evoluiu movido pelo surgimento de demandas emergentes dos limites e contradições do modelo econômico e de seus pressupostos. Numa perspectiva de síntese, o autor aponta que as tendências atuais de gerenciamento público envolvem os seguintes eixos no desenvolvimento dos serviços: parcerias, mecanismos de avaliação de qualidade e produtividade, maior autonomia no sistema, descentralização, flexibilização, profissionalização e versatilidade dos sujeitos.

Os termos "administração da educação" ou "gestão da educação" têm sido utilizados na área educacional ora como sinônimos, ora como termos distintos. Analisar a gestão da educação, seja ela desenvolvida na escola ou no sistema municipal de ensino, implica em refletir sobre as políticas de educação. Isto porque há uma ligação muito forte entre elas, pois a gestão transforma metas e objetivos educacionais em ações,dando concretude às direções traçadas pelas políticas

O termo gestão, no contexto da educação, ao mesmo tempo em que está ligado ao significado de gerência, administração, tomada de decisão, organização, direção. Está afirmado por Lück:

Gestão escolar é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas para a implementação do seu projeto político-pedagógico e compromissado com os princípios da democracia e com os métodos que organizem e criem condições para um ambiente educacional autônomo. (Lück, 2009, p.24).

Ainda segundo (Malta 2006, p. 166) "As tarefas da administração escolar compreendem os atos de gerir, organizar, dirigir, tomar decisões, entre outras, e são semelhantes às tarefas da administração empresarial". Já a posição de gestor escolar vai alem dos conhecimentos administrativos e pedagógicos é necessário haver diálogo entre as partes envolvidas com a educação para atingir o objetivo que é ensinar.

Vale ressaltar, concordando com Monteiro, (2001) que as instituições por si mesmas não fazem nada, nem planejam ou decidem nada, são os indivíduos que executam tais ações. Monteiro (2001) enfatiza ainda que o administrador escolar deve, portanto, possuir algumas habilidades consideradas básicas para uma administração eficiente. O autor identifica três dessas habilidades e denomina-as de técnica, humana e conceitual.

A habilidade técnica refere-se a procedimentos, métodos e técnicas necessários para realização de tarefas específicas à educação. Já a habilidade humana, consiste na capacidade para trabalhar com pessoas, habilidade de compreensão, de liderança e motivação. Seguindo, tem-se a habilidade conceitual que envolve a compreensão da política educacional do país os funcionamentos da organização humana além da reflexão do projeto pedagógico.

Ainda amparados em Monteiro (2001)  mas também encontrando convergência em Paro (1996) são destacadas as funções do administrador e/ou gestor escolar: A função administrativa que se faz necessário verificar, planejar e avaliar as tarefas burocráticas da escola bem como sugerir mudanças de acordo com a necessidade escolar.

A função pedagógica que deve ter como principal objetivo o ensino e aprendizagem do aluno, buscando boa ação didática, além de procurar promover a atualização contínua de seus professores contribuindo assim para melhor atender as necessidades dos alunos e da comunidade e a Função social que possui como foco promover a interação e entrosamento da escola com a comunidade, contribuindo para formação de alunos com ativo exercício da cidadania.

As funções de relações humanas segundo a maioria dos pesquisadores estudados é a função mais importante do administrador e/ou gestor escolar. Cabe ao gestor de acordo com essa função, promover a aproximação da escola e comunidade de forma que ambas trabalhem em cooperação. É necessário que o gestor esteja atento às pessoas que vivem e convivem na escola ou fora dela, para que os objetivos da educação sejam alcançados. Por fim a função de renovação torna necessário que o gestor esteja voltado para as novidades teóricas e tecnológicas no campo da educação, bem como para as aspirações de seus alunos e necessidades sociais; buscar caminhos que levem a escola a uma constante renovação de seus propósitos e ação didática.

  Próxima
Como referenciar: "Gestão Educacional Democrática: uma Introdução ao seu Entendimento " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 13:39. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/gestao_educacional_democratica/