Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio (página 8)
Sobre alguns dos comentários realizados no relato acima, teorias científicas destacadas no Seminário Nacional Brinquedoteca: a importância do brinquedo na saúde e na educação (2005, p. 12) e a Associação Brasileira de Brinquedoteca destaca que a Brinquedoteca é espaço é mágico e criado para dar oportunidades às crianças brincarem de forma enriquecedora, sem a interferência dos adultos para atrapalhar, sem a cobrança de desempenho, de resultados, ou expectativas para atingir objetivos ou metas, pois a obrigação é só brincar".
Com relação ao segundo questionamento os professores foram indagados se já haviam ouvido falar sobre a Brinquedoteca e onde. Analisando os questionários, pôde-se sumariar algumas das respostas dadas pelos professores como:
Já ouvi por meio de cursos, livros, artigos, palestras, revistas, exposições, seminários, televisão ou com outros professores. (P1).
Cursos, outras escolas de grande porte principalmente em Londrina. (P2).
Refletindo sobre a resposta anterior, é possível verificar o notável crescimento do interesse da comunidade acadêmica - na pessoa dos teóricos e pesquisadores ? em vencer paradigmas construídos historicamente pela humanidade sobre a ludicidade. Tudo isso se torna realidade quando inúmeros textos e pesquisas são construídos a fim de validar e divulgar a importância do lúdico tanto para a criança como para o trabalho docente do professor, na medida em que promove um diálogo mais harmonioso entre o ensino e a aprendizagem.
No entanto, ainda hoje a Brinquedoteca está mais presente nos textos e artigos, fato que ainda não a torna uma realidade para as crianças do Ensino Fundamental, pois, seu entendimento preserva-se apenas em teorias, faltando desbravar a prática, a ação concreta, para só assim, tornar-se uma realidade com base nos estudos da ciência.
Um outro fator que muito contribui para a sua presença apenas teórica no contexto da escola é que muitos professores ainda não conhecem o seu valor didático. Para Bomtempo (2005, p. 44), os professores possuem formação defasada quanto a certos conhecimentos, que os impedem de entender ou conhecer certos tipos de aprendizagens, o uso bem empregado das brincadeiras e da oportunidade de brincar.
Segundo Bomtempo (op cit.),
[...] é necessário que o professor conheça todos os materiais com os quais tem de lidar, [...] a Brinquedoteca é o espaço privilegiado para a pesquisa [...] lá observa-se a criança, como ela brinca e porque ela não brinca.
Conhecer a Brinquedoteca vai muito além do conhecimento do espaço físico, exige do professor conhecer também o seu objetivo, os seus princípios e sua forma de utilização para que torne-se um espaço adequado para a aprendizagem dos alunos, que orienteao professor a aprimorar-se cada vez mais o seu processo de ensino-aprendizagem.
Com relação à questão três, teve-se a preocupação de levantar a opinião do professor sobre a importância da Brinquedoteca na escola como um espaço mediador da aprendizagem ao educando. Das onze professoras, seis destacaram reconhecer a Brinquedoteca como espaço importante para a formação de conceitos e de construção de novos conhecimentos através da ludicidade, da brincadeira e do brinquedo, de uma forma prazerosa, facilitando a concentração, socialização e a aquisição de novos saberes.
Tudo isso é passível de verificação quando se analisa as respostas abaixo:
O lúdico faz parte da vida da criança em séries iniciais. [...] conseguindo aliar conhecimento com prazer. (P5).
[...] possibilita, que através de brincadeiras, a criança vivencie situações que facilitam a formação de conceitos e consequentemente do conhecimento. (P6).
[...] oportunidade de aprender através da ludicidade, o caminho para aprendizagem se torna prazeroso [...].(P8).
[...] ajuda na concentração, socialização e apropriação do conhecimento. (P9).
Na questão de socialização, interação e despertar o interesse e a curiosidade para novos conhecimentos. (P10).
[...] ajuda nas aprendizagens, a ludicidade, brincadeiras ou jogos, [...] ao desenvolvimento dos conceitos fundamentais [...].(P11).
Em sintonia com a descrição acima, a Faculdade Salesiana Dom Bosco (2008, s/p) menciona que
[...] a Brinquedoteca escolar oferece condições para favorecer o processo de aprendizagem, através da utilização dos recursos lúdico disponíveis em seu acervo tornando mais atraente, dinâmico e prazeroso, desenvolvendo as múltiplas inteligências dos alunos, assegurando experiências de sucesso no ambiente escolar.
No entanto, quatro professoras destacaram sua opinião sobre a importância da Brinquedoteca no contexto da escola como um espaço mediador da aprendizagem ao educando, destacando que, a Brinquedoteca é um local que dá oportunidade ao professor de observar seus alunos, seus comportamentos, bem como as crianças para aprende e brincam com liberdade, aliando o conhecimento com o prazer de aprender, estabelecendo vínculos afetivos com o meio de forma natural e espontânea, desenvolvendo suas potencialidades.
[...] espaço faz a mediação da realidade do aluno, de uma maneira lúdica, auxiliando o professor em suas observações e consequentemente objetivos com seus alunos. (P1).
[...] as crianças aprendem e brincam com liberdade, aliando o conhecimento com o prazer, estabelecendo vínculos afetivos com o meio de forma natural e espontânea, para desenvolver suas potencialidades. (P2).
[...] é importante no sentido de atrair a criança e proporcionar a ela uma atividade satisfatória. [...] estabelecendo vínculos afetivos com o meio de forma natural e espontânea. (P3).
[...] ótima mediação para a aprendizagem, porque muitas crianças necessitam do lúdico para desenvolver suas potencialidades. (P4).
Cunha (2001, p. 91 e 94) assinala que "a brinquedoteca é um contexto bem diferente de uma escola, pelo fato de não haver cobranças, mas sim, uma preocupação em atender às necessidades afetivas e ao interesse das crianças", e consequentemente, o desenvolvimento de suas potencialidades e criatividade.
Na quarta questão, procurou-se saber se os professores reconhecem o beneficio da Brinquedoteca no processo ensino-aprendizagem. Algumas delas denotaram opiniões citando que o local estabelece relações entre concreto e o abstrato, na troca de experiências, com exploração da imaginação, que torna as crianças mais criativas, com momentos de socialização e o despertar de curiosidades no ambiente escolar.
Estabelecendo relações entre concreto e o abstrato e na troca de experiências entre os educandos. (P4).
[...] os alunos são levados a soltar a imaginação e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem é beneficiado, as crianças se tornam mais criativas, [...] socialização e desperta a curiosidade. (P5).
[...] nas diferentes formas de envolvimento da criança com o brinquedo. (P6).
Em consenso com as citações das professoras pesquisadas, Noffs (2001, p. 160) sustenta que a Brinquedoteca possibilita por meio do lúdico a "construção de aprendizagens, desenvolvendo-se em um ambiente acolhedor, natural e que funciona como fonte de estímulos, para o desenvolvimento de suas capacidades estéticas e criativas, favorecendo ainda sua curiosidade".
Quanto às opiniões diferenciadas, três professoras ressaltaram que a Brinquedoteca beneficia através das experimentações e as aprendizagens que o próprio aluno busca, no desenvolvimento de habilidades necessárias para conhecimentos mediados em sala de aula, com sentido e planejamento dos objetivos. Mas, uma das participantes apontou que o benefício só acontecerá se houver ações diretivas, com foque no ensino para colaborar na aprendizagem, com enfoque nas diversidades que cada brincadeira, brinquedo, jogos e ludicidade possam fornecer. Sendo importante ter um profissional capacitado que veja na brincadeira como algo sério, pois brincando se aprende, mas, com quem sabe o porquê e para que brincar.
Pode beneficiar, sem a interferência de um mediador, pois o aluno através de si mesmo busca o aprendizado. (P8).
Auxiliando na apropriação dos conhecimentos [...] a serem trabalhados em sala de aula. (P9).[...] quando as atividades lúdicas têm objetivos e o professor sabe utilizá-la com clareza a contribuição é grande para o processo ensino-aprendizagem, pois a participação ativa dos educandos será total. (P10).
Cunha (2001, p. 123) ainda faz importantes contribuições ao mencionar que,
[...] a maior missão e preocupação da brinquedoteca é à formação do ser humano integral e ao período de vida do qual ele está sendo cultivado, assim, [...] assegurar às crianças oportunidades para desenvolver amplamente seu potencial, [...]que encantem e liberem a nossa criança interior.
Como já foram apontadas anteriormente, as ações não podem ter direcionamento no ambiente da Brinquedoteca, as brincadeiras são escolhidas conforme a necessidade e vontade da criança, como Cunha (2001, p. 65 e 71) assegura que "nenhuma criança deve ser obrigada a participar de qualquer brincadeira; se ela quiser ficar parada, é um direito que ela tem" E ainda, o profissional mediador deste espaço, segundo a autora, deve ser formada por pessoas alegres, afetivas e com vontade de trabalhar com conhecimentos do funcionamento deste ambiente lúdico.
Logo, é essencial permitir o brincar com liberdade no ambiente da Brinquedoteca no meio educacional, onde o educador reserva-se apenas na função de observar, com o acolhimento e apoio nas escolhas lúdicas das crianças e mediar as interações entre todos os presentes e os brinquedos no espaço da Brinquedoteca, e assim, priorizar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional, com atuações planejadas.
TECENDO CONSIDERAÇÕES
O estudo em questão discorre teorias sobre a presença da Brinquedoteca no ambiente escolar e sua importância como espaço mediador de aprendizagens aos educandos no desenvolvimento das potencialidades do mesmo. Objetivou-se nesta pesquisa, verificar a importancia da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, sob o ponto de vista dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Cornélio Procópio, e conhecer sobre as opiniões destes profissionais quanto à relevância e possibilidades deste espaço lúdico para potencializar as habilidades e capacidades dos seus alunos.