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Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio (página 9)

Com base na pesquisa de campo e qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários com quatro questões abertas em cada, para averiguar a concepção de cada professora acerca da Brinquedoteca no espaço escolar, como: 1- O que é a Brinquedoteca em sua opinião? 2- Onde ouviu falar sobre o assunto? 3- Qual a importância da Brinquedoteca na escola como espaço mediador da aprendizagem ao educando?  4- Como pode beneficiar o processo ensino-aprendizagem?; obteve-se a participação de 11 professoras do Ensino Fundamental I no estudo.

Convém neste momento discorrer sobre os pontos principais abordados neste trabalho, tais como: a origem histórica da Brinquedoteca e sua conceituação; a importância da Brinquedoteca na instituição educacional como espaço mediador de aprendizagens; as concepções modernas sobre a Brinquedoteca na atualidade; a Brinquedoteca, sua organização, estrutura e acervo de objetos lúdicos e ainda, e a identificação da concepção de Brinquedoteca que os professores possuem, assim como, a importância desta no meio educacional como espaço mediador de aprendizagens, e ainda, elencar as informações obtidas através de questionários, e confronta-las com as teorias científicas e suas correspondências.

Dentro da proposta estabelecida, os resultados comprovaram que as professoras, em sua maioria, obtêm conhecimentos teóricos sobre o significado da Brinquedoteca no âmbito escolar, reconhecendo-a como espaço mediador de aprendizagens.

No entanto, algumas das docentes apresentaram concepções diferenciada das que adotamos neste artigo, pois conceberam a Brinquedoteca como recurso para realizar intervenções pedagógicas e diretivas, predeterminadas, para obter e/ou prever os resultados a serem conquistados nas atividades de aprendizagem. Desta forma, acaba-se por descumprir a real função lúdica da Brinquedoteca conforme citam as literaturas científicas estudadas.

No tocante as informações obtidas, as possibilidades a esta ideia ser equivocada sobre a Brinquedoteca escolar estejam calcadas e reforçadas pela falta deste espaço na instituição.

Partindo desta constatação, seria interessante proporcionar as mesmas, visitas ou pesquisas, capacitações, processo de divulgação ou cursos de atualizações que demonstram a existência de Brinquedoteca escolar nos ambientes educativos e os benefícios advindos da presença destas nas instituições educativas, com possibilidade para observar e conhecer seus educandos, auxiliando nas ações futuras referentes à aprendizagem, sem interferir nos ricos momentos que permite à criança vivenciar a realidade e fantasia com liberdade de atuação e intenção. E futuramente, a possibilidade de implantação e instalação de uma Brinquedoteca na instituição para facilitar a compreensão da relação deste espaço lúdico com a aprendizagem.

Assim, a presença da Brinquedoteca na instituição escolar, com um professor ou pessoa capacitada para atender as necessidades da mesma e de seus usuários, amplia e facilita a compreensão das funções neste local. Mas, isso não deve impedir os estudos, a busca pelo saber, mais pesquisas sobre a temática para agregar e ampliar os conhecimentos sobre o lúdico e as diversas maneiras de utilizá-lo no processo de ensino-aprendizagem.

Ao propiciar este momento de reflexão, nos permite a efetivação do conhecimento, com possibilidades de estabelecer e propiciar aprendizagens diferenciadas através do brincar, tendo este como aliado no trabalho escolar para desenvolver as habilidades e capacidades de nossos educandos, auxiliando nossa atuação enquanto professores comprometidos com a formação, significativamente, tanto aos discentes, como aos docentes. Aos exercer a ludicidade na escola com liberdade de escolha, e destituída da intenções pedagógicas e diretivas do professor na Brinquedoteca, permite aos alunos vivenciarem os momentos de lazer e brincadeiras livres neste espaço, contrariando uma sociedade que desconsidera o brincar em nome do progresso e modernidade, ação esta que é prejudicial à aprendizagem dos educandos e futuros trabalhadores.

Cabe frisar que, é necessário pesquisar, buscar por conhecimentos diversos, para construção de novos saberes e o rompimento de paradigmas, essencial para o aprimoramento e crescimento do ser humano consciente, participativo e crítico em sociedade, aliado ao conhecimento sobre a relevância do lúdico e a importância da Brinquedoteca como espaço mediador de aprendizagens, pois, o ato de brincar converte-se na necessidade de mudança de pensamento e a adoção de nova postura diante dos atuais valores que imperam em nossa sociedade.

A Brinquedoteca não tem limitações quanto ao público alvo a ser atendido, mas, sua presença na escola contribui e muito como espaço fundamental para o desenvolvimento das brincadeiras lúdicas, com diversidade de propostas e objetivos ilimitados e flexíveis, atendendo aos interesses e a realidade do ambiente de inserção, e é na escola que a criança permanece a maior parte do dia, sendo este também, um espaço social de ressignificação da aprendizagem, que deve permitir e estimular um resgate do direito à infância a conquista da liberdade de escolha e, conscientemente, a conquista do seu mundo através da ludicidade, que vem sendo privada na vida das pessoas devido à contemporaneidade e responsabilidades que se principia.

Não é equívoco usar os brinquedos e brincadeiras ou os espaços onde se pratica a ludicidade para ações e práticas educativas diretivas, mas, utilizar o espaço da Brinquedoteca como complemento no processo ensino-aprendizagem para construção de conceitos sistematizados, denota a visão distorcida o real objetivo deste espaço, dentre eles é "podar" a autonomia das crianças em suas escolhas.

O professor ou brinquedista no ambiente da Brinquedoteca deve apenas observar, obter sua intencionalidade educacional, compreender o fazer lúdico da criança e atendê-la de acordo com suas necessidades e solicitações, para uma futura intervenção seja oportuna, devendo ser presente e ausente ao mesmo tempo, sendo dinâmico e bem formado. Ao passo que a escola precisa perceber e permitir a prática de uma pedagogia voltada para a formação de uma criança vista de seu olhar, dialogar e brincar de acordo com sua linguagem, pois, este é a linguagem do educando.

Portanto, é essencial entender sua linguagem, sob vários âmbitos, deixando o formalismo e autoritarismo exacerbado distante do ambiente lúdico e das salas de aula, da pedagogia de caráter obrigatório e "conteudista", além da visão adultocêntrica que se possa projetar sobre a criança na Brinquedoteca escolar.

Cabe frisar que devidos às mudanças sociais, econômicas, tecnológica e avanço da modernidade, acabaram por findar com os espaços e tempo para a ludicidade na infância. Assim, é função da escola como agente social, resgatar a brincadeira, a espontaneidade e o prazer em brincar num espaço que propicie a criatividade e possibilidades de escolha, para desenvolver-se como ser global.

Por fim, após interpretar e analisar os resultados obtidos neste estudo considera-se importante que o grupo pesquisado conheça e reconheça além da importância da Brinquedoteca para mediar aprendizagens no meio educacional, também conheça os conceitos e propostas das teorias científicas quanto à atuação do docente neste espaço lúdico. As intenções deste local desvinculam-se das ações pedagógicos diretivas, com objetivos predefinidos e impositivos do professor ou mediador do local. Assim, ter a visão distorcida da atuação na Brinquedoteca pode levar ao distanciamento dos interesses e necessidades da criança ao exercer a ludicidade neste ambiente, desconsiderando-as muitas vezes como sujeitos de direitos para desenvolvimento de sua autonomia.

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Como referenciar: "Estudo Sobre a Importância da Brinquedoteca no Ambiente Escolar como Espaço Mediador de Aprendizagens, Sob o Ponto de Vista dos Professores da Rede Municipal de Ensino do Cornélio Procópio" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 20:52. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php?pagina=8