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Inteligência Linguística e Psicologia das Cores no Processo Educacional (página 2)

GARDNER E A INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA:
Gardner nos apresenta, em seu estudo, sete tipos de inteligências com características diferentes. Sendo elas a inteligência cinestésico-corporal, ecológica, espacial, linguística, lógico-matemática, inteligências interpessoal e intrapessoal e sonora.

SOBRE A TEORIA
Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, insatisfeito com o conceito de teoria da inteligência de sua época, que se baseava apenas no desenvolvimento da linguagem e da matemática; propôs o conceito de que a inteligência humana é complexa e abrange várias áreas do saber, assim como lançou um novo olhar sob a forma de pensar e de classificar as inteligências, desmitificando ao mesmo tempo de que a inteligência fosse um fator genético.

Gardner partiu do princípio de que cada ser humano é dotado de habilidades, independente de sua cultura, raça ou etnia. Assim como Gardner reuniu conceitos tirados das disciplinas de antropologia, história, psicologia, neurologia entre outras áreas do conhecimento humano.

Partindo do princípio de que a inteligência é um potencial que processa as informações que entram pela percepção dos sentidos. A inteligência é a capacidade de processar informações que são recebidas pela visão, audição, olfato e/ou toque com a finalidade de solucionar problemas. Para Gardner, cada domínio, ou inteligência, pode ser visto em termos de uma sequência de estágios, ou seja, enquanto todos os indivíduos normais possuem os estágios mais básicos em todas as inteligências, os estágios mais sofisticados dependem de maior trabalho ou aprendizado.

A sequência de estágios se inicia com o que Gardner chama de habilidade de padrão cru. O aparecimento da competência simbólica é visto em bebês quando eles começam a perceber o mundo ao seu redor. Nesta fase, os bebês apresentam capacidade de processar diferentes informações. Eles já possuem, no entanto, o potencial para desenvolver sistemas de símbolos, ou simbólicos.

O segundo estágio, de simbolizações básicas, ocorre aproximadamente dos dois aos cinco anos de idade. Neste estágio as inteligências se revelam através dos sistemas simbólicos. Aqui, a criança demonstra sua habilidade em cada inteligência através da compreensão e uso de símbolos. Na música através de sons, na linguagem através de conversas ou histórias, na inteligência espacial através de desenhos, na inteligência linguística através da explicação do desenho e o que ele simboliza para a criança e até mesma na elaboração de uma história representada pela verbalização, etc.

À medida que as crianças progridem na sua compreensão dos sistemas simbólicos, elas aprendem o que Gardner chama de sistemas de segunda ordem, ou seja, a grafia dos sistemas. A escrita, inicialmente representada pelo sentido verbal e simbolicamente por agrupamento de letras, que não formam significados. Nesta mesma fase são também apresentados os símbolos matemáticos, a música escrita, etc. Há também os vários aspectos que o impacto que a cultura exerce sobre o desenvolvimento da criança, uma vez que ela aprimorará os sistemas simbólicos que demonstrem ter maior eficácia no desempenho de atividades valorizadas pelo grupo cultural ao qual está inserida.

Gardner diz que a inteligência linguística está relacionada à leitura, escrita e fala. Sendo que a inteligência linguística não está apenas no ato de escrever, formar palavras, sentidos assim como também, no ato de usar estes mesmos símbolos para expressar e/ou convencer seu ponto de vista, seu sentimento, sua persuasão. Pessoas que têm seu ponto forte na linguagem, como poetas e escritores, possuem facilidade em lidar com a expressão escrita e oral e além deles temos também os anônimos; pessoas que foram expostas a estímulos mínimos e mesmo assim possuem grande habilidade linguística, a exemplo dessa realidade, na região nordeste do Brasil tem-se repentistas que unem habilidade linguística com a habilidade musical sem sequer terem passado pela educação formal.
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Como referenciar: "Inteligência Linguística e Psicologia das Cores no Processo Educacional" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 00:52. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inteligencia_linguistica/index.php?pagina=1