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Estimulando as Inteligências Múltiplas (página 2)

Segundo Armstrong (2001), o ministro da educação pública de Paris, em 1904, pediu ao psicólogo francês Alfred Binet e a um grupo de colegas que criassem um meio para determinar quais alunos do Ensino Fundamental estavam "em risco" de fracassar. Assim surgiram os primeiros testes de inteligências com o objetivo de que estes alunos pudessem receber uma atenção remediadora de seus esforços.

Importada pelos Estados Unidos, alguns anos mais tarde, a testagem da inteligência tornou-se muito difundida visto que a inteligência não poderia ser medida objetivamente e reduzida a um simples número ou resultado de "QI" (Quociente de Inteligência). Quase 80 anos depois de os primeiros testes de inteligências serem desenvolvidos, um psicólogo de Harvard, chamado Howard Gardner, desafiou esta crença comum.

Em sua teoria Gardner (1987) afirma que a cultura definira a inteligência de forma muito limitada e propõe a existência de pelo menos sete inteligências básicas, acrescentando, mais tarde uma oitava além de discutir a possibilidade de uma nona.

É de máxima importância reconhecer e estimular todas as variadas inteligências humanas e todas as combinações de inteligências. Nós somos todos tão diferentes, em grande parte, porque possuímos diferentes combinações de inteligências. Se reconhecermos isso penso que teremos pelo menos uma chance melhor de lidar adequadamente com os muitos problemas que enfrentamos neste mundo. (GARDNER, 1987)

Em sua teoria das inteligências múltiplas, Gardner (1987) tentou ampliar o alcance do potencial humano além das fronteiras do resultado de QI. Questionou a validade de se determinar a inteligência de um indivíduo tirando-o do seu meio ambiente natural e pedindo-lhe para fazer tarefas isoladas que jamais fez antes e que provavelmente, escolheria fazê-las. As oito inteligências propostas por Howard Gardner são apresentadas e comentadas abaixo de acordo com Armstrong (2000), Campbel et. al (2000):

  • Inteligência Linguística: capacidade de usar as palavras de forma efetiva, seja verbalmente ou pela escrita; esta inclui a capacidade de manipular a sintaxe, a semântica e as dimensões pragmáticas.
  • Inteligência Lógico-matemática: capacidade de usar os números de forma efetiva, raciocinar bem, inclui sensibilidade a padrões e relacionamentos lógicos, funções e outras abstrações relacionadas.
  • Inteligência Espacial: capacidade de perceber com precisão o mundo visual espacial, e de realizar transformações sobre essas percepções, envolve sensibilidade a cor, linha, forma, configurações e espaço, e às relações existentes entre eles. Inclui a capacidade de representar graficamente ideias visuais e de orientar-se em uma matriz espacial.
  • Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade em usar o corpo para expressar idéias e sentimentos. Facilidade no uso das mãos, para produzir ou transformar coisas. Inclui habilidades físicas específicas tais como: coordenação, equilíbrio, força, destreza, flexibilidade e velocidade.
  • Inteligência Musical: capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais. Inclui sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia, e timbre de uma peça musical.
  • Inteligência Interpessoal: capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos das outras pessoas, influenciam um grupo de pessoas para que sigam, certa linha de ação.
  • Inteligência Intrapessoal: autoconhecimento e a capacidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento.
  • Inteligência Naturalista: capacidade no reconhecimento e classificação das numerosas espécies - a flora e a fauna - do meio ambiente do indivíduo. Inclui também sensibilidade a outros fenômenos naturais, como formação de nuvens e montanhas.

 

As Inteligências Múltiplas abriram o campo de visão de muitos educadores, alunos e outras pessoas que acreditavam possuir apenas uma inteligência e que estava sempre relacionada à lógica e/ou matemática.

 O computador na educação

A sociedade atual cada vez mais tem demandado uma escola que ofereça um ensino de qualidade e atualizado, ensinando além das disciplinas consideradas como tradicionais (português, matemática, física, química, biologia, etc.), disciplinas de informática. (Moraes, 2007)

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Como referenciar: "Estimulando as Inteligências Múltiplas " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 12:55. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inteligenciamultipla/index.php?pagina=1