Você está em Artigos

A Magia da Litratura Infantil

Autor: Fernanda da Silva Pereira
Data: 23/12/2011

RESUMO

O trabalho A Magia da Literatura Infantil enfoca relevantes questões sobre a trajetória da Literatura Infantil no Brasil, seus gêneros, seus autores; a Hora do Conto; o interesse das crianças e o papel da educação. Pois, a escola, o professor e os pais devem despertar na criança o gosto pela leitura. Isso só ocorrerá, através de exemplos dos mesmos com estímulos de visitas à biblioteca, contação de histórias...

1 INTRODUÇÃO

Inicialmente, a Literatura Infantil será apresentada. Pois, mesmo tendo chegado ao Brasil no século XIX, até hoje ela tem conquistado os pequenos brasileiros. O seu ponto positivo com estes é a magia das histórias voltadas para a faixa etária a que se refere. Também consegue destacar-se pelos bons autores, os quais abraçaram esse universo no sentido de estimular as crianças, através das palavras.  
 
Muitos autores contribuíram para esse percurso aqui no Brasil Dentre estes, temos: Figueiredo Pimentel, Olavo Bilac, Monteiro Lobato... Este último é considerado o precursor da Literatura Infantil brasileira, porque ele surge quando o meio rural é privilegiado dentro das histórias. Também se destacam autores com Ana Maria Machado, por exemplo, que inova nos anos 70 trazendo uma história iniciada pelo fim. Ou seja, a autora começa uma história pelo seu final com o livro denominado "História Meio ao Contrário".
 
Na sequência, pretende-se demonstrar que a educação tem um papel fundamental no que diz respeito ao gosto da criança pela leitura. Porém, existem alguns fatores que deverão contribuir para que isso ocorra como os exemplos vindos de casa, desde o seu nascimento, dando-se assim continuidade na escola. Esta deverá preocupar-se com o incentivo, fazendo com que o aluno visite a biblioteca, participe da Hora do Conto...

2 A LITERATURA INFANTIL NO BRASIL

A Literatura Infantil chegou ao Brasil no final do século XIX. Antes de seu surgimento, a criança era tratada como um adulto. A partir daí, que ela foi conseguindo conquistar o seu espaço. Ou seja, a criança passou a ser vista como um ser inocente, o qual não nascia sabendo, mas com o passar dos anos ia se desenvolvendo. E com isso tinha uma literatura voltada para o seu interesse e não o do adulto.

Com as modificações que ocorreram para atingir o público infantil, no Brasil, em 1915 fizeram adaptações de temas e textos europeus à nossa linguagem.  Dentro desse período, os primeiros brasileiros a se interessarem pelo tema abordado em nosso país foram: Jansen e Figueiredo Pimentel. Eles traduziram as obras que hoje para nós seriam os "Clássicos".

Aconteceram outras importantes alterações, que fizeram com que a Literatura Infantil inovasse. Isso ocorreu no período de 1920-1945, no qual surgiu um dos maiores autores brasileiros, o Monteiro Lobato. Este contribuiu muito para o cenário nacional, ao se preocupar com o meio rural. É com ele que se inicia, de fato, a literatura infantil no Brasil. Conforme Gomes (2005, p. 02) "o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato".

3 OS IMPORTANTES AUTORES NO CENÁRIO NACIONAL

Monteiro Lobato, o José Renato Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté (São Paulo). Dentre seus livros, escreveu "A Menina do Narizinho Arrebitado". Com essa que foi a sua primeira história, embarca no mundo da imaginação. E de maneira infantil, começa a dedicar-se às histórias que tratam da vida rural, criando assim os personagens do "Sítio do Picapau Amarelo".

  Próxima
Como referenciar: "A Magia da Litratura Infantil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 14:19. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/magiadaliteratura/