Você está em Artigos

A Importância da Matemática em Computação

Autor: Sidney Leal da Silva
Data: 01/08/2008

Profº Ms. Sidney Leal da Silva
website: www.profsidney.com.br

Diante de uma nova cultura que procura cada vez mais diminuir o tempo de formação, a distância de fundamentos necessários tem se tornado determinante na diferenciação da qualidade dos profissionais em computação. Pensar em ser um profissional desta área sem conhecer conceitos básicos de matemática pode ser comparado a utilizar um barco sem leme. O problema da partilha, apresentado inicialmente, ajuda a perceber que conhecimentos simples podem facilitar a busca de uma solução prática, clara e sábia. Além disso, reconhecer que a matemática tem uma tradição e importância social e cultural na história humana há aproximadamente 5000 anos, é um passo inicial para aceitá-la melhor e incorporá-la na vida profissional. A necessidade de lidar com grande quantidade de dados e resolver problemas matemáticos insolúveis, a priori, foi a grande motivação para o surgimento do computador, que é a principal ferramenta da área de computação. Compreender o mundo atual significa acompanhá-lo e, para isso, conhecer e gostar de matemática tornou-se questão de sobrevivência. Desta forma, é natural perceber quão importante é a matemática também neste universo profissional.   


PROBLEMA DA PARTILHA DE BENS

O dono de uma grande empresa de informática fez, antes de morrer, um testamento direcionado a seus três filhos, todos com formação em Tecnologia de Informação. O texto dizia o seguinte:

"Prezados filhos,

Antes de tudo, lembro que sempre vos amei e não importa onde e como estarei, sempre vos amarei. Vós sois as maiores riquezas que acumulei em toda a minha vida, as quais não se compra com dinheiro.

Como rotina em nosso relacionamento, gostaria de deixar um último desafio aos três. Além de nossa conta bancária, bastante confortável, deixo a vós os 35 centros de análise e processamento de dados da nossa empresa. No entanto, para que isto se confirme, as condições a seguir deverão ser consideradas; caso contrário, os prédios serão vendidos e o dinheiro será doado a um projeto governamental de incentivo a pequenos empresários da nossa área.
As condições são as seguintes:

I) As frações 1/9, 1/3 e 1/2 do total de prédios, deverão ser partilhadas entre os filhos, respectivamente, por ordem crescente das idades;

II) A nossa empresa deverá ser separada em três, uma a cada filho;

III) Não será permitida a sociedade entre os filhos;

IV) Os prédios não poderão ser vendidos para solucionar esta partilha;

V) O filho que solucionar o problema terá um prêmio extra.

Acreditando em vosso bom senso e inteligência, espero que a solução seja a mais adequada a todos.
  
            Com carinho e amor, Vosso Pai"

O grande problema estava em partilhar as frações, seguindo as condições estabelecidas no testamento. Os três filhos deveriam receber, em ordem crescente das idades, respectivamente, 3,888... , 11,666... e 17,5 prédios. Cada filho já possuía sua empresa de informática e, então, o filho mais novo teve a brilhante idéia de doar o prédio de sua empresa ao montante da herança, que passou a possuir 36 prédios. Refazendo a partilha, o filho mais velho recebeu 18 prédios no lugar de 17,5, o segundo filho recebeu 12 prédios no lugar de 11,666... e o filho mais novo recebeu 4 prédios no lugar de 3,888.... Todos ficaram satisfeitos e ainda sobraram dois prédios, pois a soma 18 + 12 + 4 = 34. Um dos prédios já pertencia ao filho mais novo, e o outro, juntamente com um cheque de duzentos milhões de dólares, foi presenteado a ele como prêmio extra por solucionar o problema. (Trecho inspirado em texto do livro "O homem que calculava" de Malba Taham)
 
                      
PRIMEIROS TEMPOS (3000 a 600 a. C.)

Já nos primeiros tempos da raça humana, noções primitivas relacionadas aos conceitos de números, grandezas e forma já faziam parte da vida diária do homem. Se há validade no princípio biológico da "sobrevivência dos mais aptos", a persistência da raça humana provavelmente tem relação com o desenvolvimento de conceitos matemáticos.
Os egípcios, cerca de 5000 anos atrás, começaram a utilizar a matemática através da astronomia para observar que a inundação anual do rio Nilo tinha lugar pouco depois que Sirius, a estrela do cão, levantava-se a leste, logo antes do sol. Dado que esses surgimentos helíacos de Sirius, o anunciador da inundação, eram separados por 365 dias, os egípcios estabeleceram um bom calendário solar feito de doze meses de trinta dias cada um e mais cinco dias de festa, que é a base de nosso calendário atual. Este calendário foi fundamental para a agricultura dos povos que viviam à beira do rio Nilo. Além da astronomia, os egípcios nos deixaram grandes escritos sobre construção civil, arquitetura, arte, etc., todos fundamentados em conceitos matemáticos.

  Próxima
Como referenciar: "A Importância da Matemática em Computação" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 23/04/2024 às 06:53. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/matcomputacao/index.php?pagina=0