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Modelagem Matemática no Ensino Fundamental (página 2)

MODELAGEM MATEMÁTICA

Muitas situações diárias requerem soluções, com isso à intenção desse trabalho é de enfatizar ao aluno a importância da matemática e despertar assim o interesse pelo conhecimento matemático, desenvolvendo habilidades para ler e interpretar as mesmas sem nenhuma complexidade, estimulando também além da criatividade o raciocínio lógico, tendo assim o domínio matemático. Segundo Adler (1970), "o divórcio entre o pensamento e a experiência direta priva o primeiro de qualquer conteúdo real e transforma-o numa concha vazia de símbolos sem significados".      (Apud Biembengut, 2000, PG.10)

Baseado nesta idéia acreditamos que a modelagem matemática adequadamente desenvolvida no contexto escolar pode atingir todos os propósitos já citados, e sem dúvida alcançar um maior número de aprendizagem matemática partindo de uma realidade e chegando a um melhor entendimento da necessidade de conhecê-la e aplicá-la.

Segundo, D' Ambrósio (2002, p.31) "o ciclo de aquisição de conhecimento é deflagrado a partir da realidade, que é plena de fatos".
(apud Reginaldo Fidelis, p.03).

A modelagem matemática pode ser entendida como uma tendência que viabiliza a interação da matemática com a realidade, além de uma abordagem de um problema aparentemente não matemático por meio da matemática onde em que são usadas como estratégia as hipóteses aumentando assim a capacidade de investigação do aluno em relação ao assunto trabalhado, tornando-o mais crítico e independente. Segundo O'SHEA e BERRY, (1982):

A Modelagem Matemática é o processo de escolher características que descrevem adequadamente um problema de origem não matemático, para chegar a colocá-lo numa linguagem matemática. A Modelagem é um processo interativo em que o estágio de validação freqüentemente leva as diferenças entre predições baseadas no modelo e na realidade. (Apud Leal, 1999; p.27)


A partir dessa tendência são oferecidas várias contribuições, entre elas, a principal a nosso ver é a interação do individuo na sociedade em que ele vive, podendo, visualizar melhor a realidade que o cerca. Segundo Bassanesi (2002): "A modelagem matemática consiste essencialmente na arte de transformar problemas da realidade e resolve-los, interpretando suas soluções na linguagem do mundo real." (apud Arthur Gonçalves, p.02).

Segundo D'AMBRÓSIO (1986), o indivíduo é parte integrante e ao mesmo tempo, observador da realidade. Sendo que ele recebe informações sobre determinada situação e busca, através da reflexão, a representação dessa situação em grau de complexidade. Para que ele chegue a uma conclusão da visualização global, é preciso refletir sobre o que ele esta buscando para alcançar este resultado.

Além disso, enquanto alternativa pedagógica, a modelagem nos dá diversificadas opções que podemos como professor, utilizarmos dentro do processo educacional para tornar mais aproveitável o próprio currículo escolar e tornar a aprendizagem mais significativa. (Segundo GIARDINETTO, 1999):

"A relação entre a matemática escolar e a matemática da vida cotidiana denomina-se ser um problema pedagógico, em lugar da necessária valorização do conhecimento cotidiano, vê-se ocorrer algumas pesquisas na educação matemática, uma super valorização desse conhecimento, na qual se perde de vista a relação com o conhecimento escolar." (Apud Arthur Gonçalves; p.02)

TEORIA E PRÁTICA

Diante de um problema extraído da realidade o aluno é desafiado a refletir e reconhecer que a matemática é só uma maneira encontrada de por no papel aquilo que ele vive constantemente e resolve com muita naturalidade, sem qualquer estudo cientifico.

Este refazer ou reconstruir o conhecimento é algo fundamental para o aprendizado efetivo, além de provocar reflexões sobre a situação investigada. Segundo D' Ambrósio "nenhuma teoria é final, assim como nenhuma prática é definitiva, e não há teoria e prática desvinculadas" (p.81), destacando assim o papel como um elo entre a teoria e a prática.

Acreditamos que só é possível um grande aproveitamento do conhecimento matemático adquirido pelo aluno, quando este, está ligado inteiramente a uma prática construída dentro de um contexto social e que reflete no aluno como um cidadão capaz de torná-la indispensável e coerente a suas idéias.

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Como referenciar: "Modelagem Matemática no Ensino Fundamental" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 22:23. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/modelagem/?pagina=1