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Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau (página 2)

Buscando um novo modelo educacional, centrado na aprendizagem e não no ensino, teremos o professor como mediador entre o conhecimento acumulado, o interesse e a necessidade do aluno. Tendo em vista que o tema abordado e bastante significativo espera-se que os alunos desenvolvam com facilidade o manejo deste conteúdo no seu dia-a-dia, mobilizando seus conhecimentos, habilidades e valores.

Para isto, é importante que o professor desenvolva nos alunos a capacidade de interpretar, de elaborar modelos e representações matemáticas para analisar determinadas situações, de transformar situações dadas em linguagem discursiva em esquemas, gráficos, tabelas, desenhos, fórmulas ou equações matemáticas e vice-versa, dentre outras.

Modelagem Matemática como Metodologia de Ensino

Ao analisar o processo de globalização percebemos um aumento gradativo, nas últimas décadas, no desenvolvimento de novas tecnologias em diversas áreas como a da Computação, da Engenharia, da Medicina, da Arquitetura, dentre outras. Tudo isto, gerou um mercado de trabalho muito competitivo, exigindo cada dia mais, profissionais dinâmicos e qualificados. Porém, o desenvolvimento de novas tecnologias pode apresentar problemas que requerem soluções e decisões, para isto é necessário que a sociedade acompanhe todo esse processo de desenvolvimento.

Muitos destes problemas apresentam fatos matemáticos. Sendo assim, a resolução desses problemas requer uma formulação matemática bastante detalhada através de equações algébricas, representações geométricas, etc.

Segundo BIEMBENGUT E HEIN (2003: p.12), "um conjunto de símbolos e relações matemáticas que procura traduzir, de alguma forma, um fenômeno em questão ou problema de situação real, denomina-se modelo matemático".

Para BASSANEZI (2004: p.20), "modelo matemático é um conjunto de símbolos e relações matemáticas que representam de alguma forma o objeto estudado".

Percebe-se que na ciência a ideia de modelo é de suma importância. A Matemática, com sua geometria, álgebra, arquitetura, a Física, com os fenômenos físicos, permitem elaborar diversos modelos matemáticos, melhorando assim a compreensão do tema estudado.

A formulação de um modelo pode ser através de equações algébricas, fórmulas, cálculos e representações geométricas, dentre outros. Esse processo requer uma série de procedimentos tais como: observação, interpretação com o fenômeno a ser modelado, interpretação da situação, captação do que foi produzido. Esse conjunto de procedimentos denomina-se de modelagem.

Segundo BIEMBENGUT (2004: p.17), "modelagem é um conjunto de procedimentos requeridos na elaboração de um modelo de qualquer área do conhecimento".

Na área da matemática percebemos que todos os autores pesquisados se referem a modelagem matemática como um processo de traduzir a linguagem do mundo real para o mundo matemático.

Para BASSANEZI (2004: p.24), "modelagem matemática é um processo dinâmico utilizado para obtenção e validação de modelos matemáticos".

BASSANEZI (2004: p.25), "propõe que a modelagem matemática utilize problemas de alguma realidade para a matemática onde será tratado através de teorias e técnicas próprias desta ciência".

Para BIEMBENGUT E HEIN (2003: p.12), "Modelagem Matemática é o processo que envolve a obtenção de um modelo".

BIEMBENGUT E HEIN (2003: p. 13), "também propõe que a modelagem é um meio de interagir a matemática com a realidade" e apresenta o esquema abaixo para representar esta proposta.

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Como referenciar: "Modelagem Matemática no Ensino de Funções Polinomiais do 2º Grau" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 19:15. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/modelagemmatematica/index.php?pagina=1