Você está em Artigos

O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior

Autor: Ana Paula Quintanilha Bastos De Jesus
Data: 22/03/2016

RESUMO
O artigo em questão tem como objetivo refletir sobre o aprimoramento das novas tecnologias no ensino superior com a intenção de ajudar na qualidade do ensino e da aprendizagem no ensino superior. Sabe-se que a utilização das novas tecnologias no ensino superior busca uma transformação das atividades e do ensino uma vez que a tecnologia avança muito rápido na atualidade. Percebe-se que a utilização dessas novas tecnologias contribui muito para o avanço do conhecimento uma vez que vem para aprimorar e acelerar o conhecimento juntamente com a aprendizagem, sendo que ainda falta formação adequada aos professores para que num futuro próximo a tecnologia venha agir em favor do ensino com se deve realmente, e não simplesmente servir de enfeite nos arquivos e interior das escolas e faculdades, isso ocorre porque as novas tecnologias vêm com avanço bem rápido que muitas vezes não se consegue acompanhar, para tanto é necessário um aprimoramento adequado e capacitações para os professores principalmente os universitários para que não cheguem à sala desatualizados, uma vez que tudo se desatualiza o tempo todo. Cabem aos governantes proporcionar o alcance a essas novas tecnologias afim do professor ter acesso e poder utilizá-la em favor do ensino.         

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Ensino Superior. Novas Tecnologias.

ABSTRACT
The article in question aims to reflect on the improvement of new technologies in higher education with the intention of helping the quality of teaching and learning in higher education. It is known that the use of new technologies in higher education seeks a transformation of activities and teaching since technology advances very fast nowadays. It is noticed that the use of these new technologies contributes greatly to the advancement of knowledge as it comes to enhance and accelerate the knowledge along with learning, and still lack adequate training to teachers so that in the near future the technology will act in favor education should really be with, and not simply serve as a garnish in the archives and inside schools and colleges, this is because the new technologies come with advancing very quickly that they often cannot keep up, both for improvement and adequate training is necessary primarily for teachers college to not reach the outdated room, since everything is desexualize all the time. Fit to the rulers enable achievement related to these new teacher have access technologies and can use it in favor of education.

KEYWORDS: teacher training. Higher-education. New Technologies

SUMARIO
El artículo en cuestión tiene como objetivo reflexionar sobre la mejora de las nuevas tecnologías en la educación superior con la intención de ayudar a la calidad de la enseñanza y el aprendizaje en la educación superior. Se sabe que el uso de las nuevas tecnologías en la educación superior busca una transformación de las actividades y la enseñanza como la tecnología avanza muy rápido hoy. Se puede observar que el uso de estas nuevas tecnologías contribuye en gran medida al avance del conocimiento, ya que es para mejorar y acelerar el conocimiento con el aprendizaje, y todavía carecen de una formación adecuada a los docentes para que en un futuro próximo la tecnología va a actuar a favor de la enseñanza con lo que debería en realidad, y no simplemente servir de adorno en los archivos y en el interior las escuelas y colegios, esto se debe a las nuevas tecnologías vienen con muy rápido hacia adelante, que a menudo no pueden mantener el ritmo, por lo tanto, es necesaria una mejora y una formación adecuada para los profesores de la universidad, principalmente por lo que no llegan a la sala de anticuado, ya que todo es desatualiza todo el tiempo. Montar los gobernantes proporcionan el alcance de estas nuevas tecnologías con el fin de acceder y el profesor puede utilizar en favor de la educación.

PALABRAS CLAVE: formación del profesorado. Enseñanza superior. Nuevas tecnologías.



INTRODUÇÃO

O artigo faz uma reflexão sobre as novas tecnologias no ensino superior e seus avanços na atualidade, sendo que na escola e nas faculdades as atividades de professores e alunos que serão usuários destas novas ferramentas requer um aprimoramento rigoroso uma vez que as tecnologias hoje avançam como um raio, ou seja, muito rápido. Hoje se questiona qual é o papel da escola e da faculdade neste novo contexto, sendo que o desafio vem muito rápido e temos que enfrentar. Para tanto, é necessário muitas mudanças que vão desde a concepção de educação, aprendizagem, ensino, formação de professores, até a definição de políticas que garantam a democratização dessas novas tecnologias em uma perspectiva crítica¹. Nesse momento tanto a faculdade quanto a escola necessitam repensar suas práticas, para atender às novas exigências do mundo na atualidade, juntamente com as novas tecnologias, traçar novas metas e assim inserir a todos um novo método de conhecimento que venha de encontro com as ansiedades do novo aluno, o qual chega à instituição já com o conhecimento de novas tecnologias atuais que fazem parte do mundo moderno e avançado.

Contudo somente a formação do professor não resolve todos os problemas da utilização das novas tecnologias. Sendo importante que políticas públicas sejam implantadas para garantir à escola a apropriação destas novas ferramentas para que professores, alunos, gestores e comunidade possam utilizá-las. O ensino superior, nas últimas décadas, realiza profundas transformações no currículo e nas atividades inserindo essas novas tecnologias que vem de encontro ao aprendizado e assim ampliar os recursos para que os alunos venham fazer uso desse material, que muitas vezes não está ao alcance dos alunos, por diversos  motivos citados acima. Com o avanço da informática que evolui muito rápido para alcançar o mercado de trabalho e se atualizar é necessário conhecer várias competências e habilidades.

Os últimos anos foram marcados pelo desenvolvimento descompensado das tecnologias e das comunicações, causando mudanças em todos os setores da atividade humana. As novas tecnologias tornaram-se, em pouco tempo, no mundo e nos meios de comunicação e entre as pessoas uma ferramenta muito importante na evolução do ensino e um recurso muito importante para os professores, sendo utilizadas de forma rotineira em instituições, empresas dentre outros. A educação não pode ficar à margem deste fenômeno, cuja consequência direta reflete na escola e nas faculdades, visto que a sua principal função, como afirma Rodrigues (1992): "preparar e elevar o indivíduo ao domínio dos instrumentos culturais, intelectuais, profissionais e políticos, garantir, ainda, que a cultura, a ciência e a técnica não sejam propriedades exclusivas das classes dominantes".

Sabemos que o sistema é falho então não podemos deixar que uma pequena parte da população tivesse acesso a um ensino de qualidade temos que cobrar dos nossos governantes uma igualdade no ensino, não podemos mais aceitar essa divisão no ensino como comenta Rodrigues, hoje de acordo com a lei vigente em nosso país todos sem distinção tem que ter acesso ao ensino.

  Próxima
Como referenciar: "O Aprimoramento das Novas Tecnologias no Ensino Superior" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 20:10. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_aprimoramento_das_novas_tecnologias/