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O pedagogo para além da escola
Autor: Bruno Alves Faria
Data: 01/04/2014
Resumo: O presente artigo é resultado de uma
pesquisa bibliográfica sobre a possibilidade de atuação do profissional
da Pedagogia em espaços não escolares, sinalizando que o pedagogo não
necessita cristalizar a sua prática pedagógica no contexto escolar. Este
trabalho é parte integrante da monografia intitulada "A construção da
identidade profissional do pedagogo - um discurso inacabado".
Palavras-chave: Pedagogia; Pedagogo; Espaços Não Escolares
Muitos
indivíduos não sabem definir o que é Pedagogia e constantemente
associam o curso à docência para crianças, aos tradicionais murais, às
fantasias que os professores confeccionam em datas comemorativas para os
seus alunos. Para Durkheim a Pedagogia era vista como utopia
educacional, para Dewey como filosofia da educação e para Herbart como
ciência da educação (Ghiraldelli, 2006). Esta última definição é a linha
defendida por grande parte dos pedagogos e estudiosos da área na
atualidade. Logo, podemos compreender a Pedagogia como a ciência que se
desdobra para entender o fenômeno educativo em sua multiplicidade. Na
educação formal, em instituições escolares e acadêmicas ou em espaços
não escolares, sindicatos, organizações não governamentais. E até mesmo
no contexto familiar.
Para além da escola
Vivemos
na sociedade da informação e se não nos posicionarmos de forma crítica
diante da avalanche de conteúdos vinculados pelos meios de comunicação
de massa seremos soterrados por esses saberes midiáticos. Esse
fenômeno tem gerado uma busca em obter algum tipo de formação, seja ela
regular (formação básica ou superior) ou em cursos "livres" para o
aprimoramento profissional e pessoal, e nesse processo observamos o
surgimento de inúmeras escolas de "qualificação" e cursos a distância,
oferecidos através da Internet.
Segundo Libâneo:
Em
várias esferas da sociedade surge a necessidade de disseminação e
internalização de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos,
habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a
práticas pedagógicas. Mesmo no âmbito da vida privada, diversas práticas
educativas levam inevitavelmente a atividades de cunho pedagógico na
cidade, na família, nos pequenos grupos, nas relações de vizinhança. Em
resumo, estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica (cf.
Beillerot, 1985) (2010, p. 27).
Sendo a Educação uma prática social e possuindo diversas modalidades de manifestação torna-se necessária socialmente uma formação que contemple as múltiplas possibilidades de atuação do profissional da Pedagogia. A escola não é o único local de transferência de saberes, como aponta Brandão:
Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante (Brandão, 2006, p.9).
A
Pedagogia é uma das Ciências da Educação e talvez a que melhor se
aproxima de uma análise mais completa do fenômeno educativo. E o
profissional da Pedagogia é o especialista em Educação, sendo assim, o
caráter investigativo e atuante do pedagogo extrapola os muros
escolares, uma vez que a Educação não se apresenta apenas na
escolarização como já mencionado acima. A própria Resolução de 15 de
Maio de 2006, que estabelece diretrizes para o curso de Pedagogia, faz
menção aos espaços não escolares de ensino como possibilidade de
atuação, embora não direcione pontualmente para uma atuação eficaz.
Ao
falarmos de práticas pedagógicas, da gestão do processo educativo, que
acontece na escola, nos sindicatos, em grandes empresas, nos programas
educativos em grandes sistemas de comunicação ou em qualquer outro
espaço que haja a necessidade de articulação entre o saber específico e
como aplicá-lo de maneira que os sujeitos apreendam satisfatoriamente,
seria importante o pedagogo se fazer presente.
A mudança das reformas dos anos 80 e 90, pouco a pouco trazem novos desafios para o curso de Pedagogia e percebemos que estas alterações legais associadas às transformações e exigências sociais fizeram com que, a atuação do Pedagogo, ultrapassasse as fronteiras das escolas e cargos executivos (diretorias, secretarias, ministério) e este profissional passa a atuar em outras instituições, até porque as transformações ocorridas no currículo da Pedagogia o capacita para tal (Ceroni, 2006).
Com as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas, o cenário educacional sofreu impactos e inevitavelmente influências. Com isso, repensar o papel social da escola e as novas formas de transmissão dos saberes é de extrema importância.
A mudança das reformas dos anos 80 e 90, pouco a pouco trazem novos desafios para o curso de Pedagogia e percebemos que estas alterações legais associadas às transformações e exigências sociais fizeram com que, a atuação do Pedagogo, ultrapassasse as fronteiras das escolas e cargos executivos (diretorias, secretarias, ministério) e este profissional passa a atuar em outras instituições, até porque as transformações ocorridas no currículo da Pedagogia o capacita para tal (Ceroni, 2006).
Com as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas, o cenário educacional sofreu impactos e inevitavelmente influências. Com isso, repensar o papel social da escola e as novas formas de transmissão dos saberes é de extrema importância.
Referências:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo, Brasiliense, 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP no 1, de 15 de Maio de 2006.
CERONI, Mary Rosane. O perfil do pedagogo para atuação em espaços não escolares. An. 1 Congr. Inter. Pedagogia Social. Março de 2006.
GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é Pedagogia. São Paulo, Brasiliense, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
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Como referenciar: "O pedagogo para além da escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/04/2024 às 20:32. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogo_alem_escola/