Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
A Postura do Professor em Sala de Aula

Autor: Fernanda Dorneles Vargas
Data: 20/01/2011

RESUMO

O artigo trata da  postura do professor em sala de aula paralelamente aos valores ligados a este profissional, mostrando por meio de conceitos éticos ligados a estes dois fatores (professor x valores). Apresenta contribuições de como resgatar algumas atitudes positivas em sala de aula e discute a necessidade de um compromisso de conduta. O artigo tem o objetivo de discutir/refletir sobre como deve ser a postura do profissional. No primeiro momento, veremos quais seriam os valores para uma prática educativa, após, a influência que estes valores exercem sobre os alunos e para concluir a conduta do professor com os demais colegas professores.

Introdução

A idéia de pesquisar sobre o tema "postura do professor em sala de aula", surgiu, após ter concluído o II estágio no ensino fundamental. Foram feitas reflexões durante o curso de pedagogia a respeito da postura, dos valores, da forma como o profissional da educação deve comportar-se dentro de uma sala de aula perante seus alunos e até mesmo como estas atitudes afetam o convívio com seus demais colegas educadores. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, publicado em 1997, a ética além de ser considerada um dos temas mais trabalhados pelo pensamento filosófico contemporâneo, é também um tema presente no cotidiano de cada um, fazendo parte do vocabulário conhecido por quase todos. Leia-se:

"A reflexão ética traz á luz a discussão sobre a liberdade de escolha. A ética interroga sobre a legitimidade de práticas e valores consagrados pela tradição e pelo costume. Abrange tanto a crítica das relações entre os grupos, dos grupos nas instituições e perante elas, quanto a dimensão das ações pessoais" (p.29-30)


Pensando nisso surgiu à questão de como deve comportar-se o  professor dentro da sala de aula?

Estudos na área da psicopedagogia e da ética nos trazem algumas reflexões:

a) Quais valores seriam necessários ao professor para atuar de maneira ética?
b) Como esses valores influenciam seus alunos?
c) De que forma essa postura  pode afetar o ambiente escolar em que trabalha?
Para responder a estas questões, serão  analisadas algumas passagens bibliográficas do autor Paulo Freire, Vygotsky,Weber,Smolka , entre outros autores.

Os Principais Valores Éticos para uma Educação de Qualidade

Vivemos em uma época em que tudo depende do conhecimento. Acreditamos em uma educação de qualidade, pais protegendo seus filhos de todos os perigos, filhos tendo como exemplos de vida seus familiares, enfim, acreditamos em uma vida plena e digna de amor, carinho, respeito e cuidado. Porém, presenciamos diariamente na televisão, jornais e revistas absurdos como estupros, drogas que exterminam com famílias inteiras, valores como respeito, diálogo deixados no passado, estamos perdendo tudo isso sem nem ao menos nos darmos conta do perigo que estamos causando para as gerações futuras. Então surge na escola o personagem "professor" como última esperança para mudar o rumo de crianças sofridas que hoje já não conhecem mais o verdadeiro significado dos valores éticos que são tão necessários para a vida humana.

A palavra professor vem de "professar", que, além de lecionar, significa "declarar publicamente uma convicção ou um compromisso de conduta".  Os professores são líderes, os representantes dos modelos referenciais em que estudantes solidificam as suas bases. Segundo Reboul,

A educação aparece como uma relação vertical, o sentido de que o professor se situa acima do aluno, o responsável, aquele que sabe acima daquele que ignora, o adulto acima da criança. Uma relação de autoridade, portanto, do professor, do examinador, da instituição? (Ibid.,p.53.).

  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2014 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.