Você está em Artigos

A Prática da Escrita e da Leitura nas Séries Iniciais

Autor: Soleno Rodrigues de Oliveira
Data: 03/10/2014

Resumo: Este artigo tem por finalidade estudar o desenvolvimento do processo da leitura e escrita nas séries inicias do ensino fundamental, destacando a importância do professor de português e, obviamente, a participação do aluno na aprendizagem dessa disciplina. Na sala de aula pode-se perceber claramente a dificuldade de uma boa relação pedagógica no tocante a essa temática, entre professor e aluno. No entanto, ao estudarmos o assunto, na prática houve  bons resultados, utilizando-se um maneira mais ousada de aprendizagem: um envolvimento a mais do professor e a participação de elementos extraescolares.

Palavras-Chave: Leitura. Escrita. Séries Inicias

Abstract: This paper aims to study the development of the process of reading and writing in the initial grades of elementary school, highlighting the importance of the teacher of Portuguese, and obviously the student participation in learning this discipline. And in the classroom, one can clearly see the difficulty of a good pedagogical relationship, with respect to this issue, between teacher and student. However, when studying the subject, in practice, there were good results, using a bolder way of learning: a more teacher involvement and participation in other extracurricular elements.

Key Words: Reading. Writing. Initial Series

         
INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo analisar como vem efetivando-se o trabalho pedagógico no cotidiano escolar, no que diz respeito às práticas pedagógicas de leitura e escrita desenvolvidas no ensino fundamental. Ou seja, nas séries iniciais. Essa temática surgiu após eu perceber vários episódios que chamaram a minha atenção quanto ao aprendizado do aluno, como também a atuação do professor na sala de aula.
        
Ensinar língua portuguesa, é uma grande responsabilidade do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, pois é através do domínio da leitura e escrita que o aluno terá uma maior facilidade para aprender outras disciplinas. A formação de um bom leitor é imprescindível, pois aquele que sabe interpretar a palavra bem interpretará as coisas e os fatos do mundo. Sendo assim, o professor deve exercer com eficiência suas práticas pedagógicas relacionadas à aprendizagem da leitura e escrita para que o aluno desenvolva as aptidões que o leve ao hábito de ler, tornando-o um sujeito crítico, pensante, inserido de modo dinâmico na sociedade.
     
Destarte, para que isso ocorra, faz-se necessário que o professor procure desenvolver técnicas de escrita mais coerentes com o que se quer abordar. Ele pode utilizar a contextualidade e ir  orientando o aluno na sua condição de leitor. Valendo-se disso, o professor precisa socializar cada vez mais os conhecimentos disponíveis a respeito dos processos de aprendizagem da leitura e da produção textual. E quanto aos níveis de interpretação e compreensão, o processo de aprendizagem dependerá muito da formação do leitor. O professor, com suas habilidades e técnicas, deverá levar o aluno ao gosto de ler. Portanto, quanto melhor o professor entender o processo de construção do conhecimento, mais eficiente será seu trabalho. Afinal, ensinar de fato é fazer aprender.
  Próxima
Como referenciar: "A Prática da Escrita e da Leitura nas Séries Iniciais" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 17:28. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pratica_da_escrita_e_da_leitura/