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Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior: a Dependência que Faz Bem (página 2)

2 O SURGIMENTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TICs)

    Quando se fala em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), fala-se de algo inerente ao ser humano. Com isso, vê-se que o início das TICs teve origem nas primeiras ações do homem, suas tentativas e dificuldades de se adequar ao meio, em seu sucesso, e claro, ao domínio da natureza e mais tarde da tecnologia e de tudo o que ela é capaz de proporcionar.

    Menciona-se ainda que a espécie humana se diferencia das demais, devido sua capacidade de raciocinar, de agir, de produzir, de ensinar e de aprender.

    Nesse contexto é que se chega à sua capacidade de criar, desenvolver os mais diferentes equipamentos e deles fazer uso.

A tecnologia que temos hoje, e que é utilizada por todos na sociedade contemporânea, teve o início de sua trajetória muitos séculos atrás, sendo seu surgimento - em termos do que atualmente se concebe como tecnologia - relacionado às questões das próprias descobertas e avanços científicos da humanidade. (GRINSPUN, 2001, p. 51).

    Como se observa, a afirmação aponta para um diferencial da tecnologia, que não que se reduz somente a criação e/ou surgimento de algum tipo de aparelho, mas de instrumentos que são acima de tudo diferencial, cujo objetivo é alteração na vida das pessoas, mas alterações positivas.

    Assim tem-se ainda um contexto que aponta para o fato de que a tecnologia não é somente um fator de criação e transformação, mas, sobretudo, políticas e sociais.

    Ainda no que se refere ao surgimento das TICs pode se situar como um acontecimento que se dá na segunda metade de 1970 que passa a ser propagado e disseminado no mundo todo.

    Entre as tecnologias inventadas e criadas pelo ser humano,

Estão algumas que afetaram profundamente a educação: a fala baseada em conceitos (e não apenas grunhidos ou a fala meramente denotativa), a escrita alfabética, a imprensa (primeiramente de tipo móvel), e, sem dúvida alguma, o conjunto de tecnologias eletro-eletrônicas que a partir do século passado começaram a afetar nossa vida de forma quase revolucionária: telégrafo, telefone, fotografia, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador - hoje todas elas digitalizadas e integradas no computador. (Garcia, 1999, p. 32).

    Como se vê, o autor permite situar as TICs como algo que traz consigo o fato de ter agregado os fatores sociais, culturais e transformadores.

    Nesse sentido, não vale só situar as TICs como inovação, descobertas, mas, sobretudo, tecer uma relação entre tecnologia, ciência e educação. Isso faz com que desde as sociedades industriais e pós-industriais a tecnologia adquiriu e assumiu alguns preceitos levando à categoria de gerar desenvolvimento; algo capaz de estender não só os sentidos, mas as habilidades do ser humano; passa credibilidade e é a face do progresso.

    No entrelaçamento que se vê entre tecnologia e ciência, Sancho (1998, p. 31) afirma: "nossa herança cultural vislumbra uma relação hierárquica e, portanto, uma relação de poder - entre teoria e prática". Existe assim um conflito? Ainda que fosse, as TICs no tempo apropriado irão explicar.

    Ainda sobre o surgimento das TICs, surgiu no decorrer da história, mais precisamente na fase mais avançada da Revolução Industrial, mas só teve a devida atenção já nos anos de 1990. Fator esse que demonstra maior desenvoltura, praticidade e agilidade.  
   
À medida que o tempo passa a maior característica atribuída às TICs é o amplo processo e capacidade de comunicação e informação. Acrescenta-se a isso, que trata-se de aperfeiçoamento da comunicação, pois o processo de comunicação entre os povos vem desde muito tempo atrás. Mas, sabe-se que a maior e melhor parte é a que virá depois como afirma (FILHO BARBOSA e CASTRO, 2008, p. 91)

Com as TICs e a convergência digital ocorre uma hibridação das fronteiras entre os conhecimentos, produtos, formatos, entre as práticas profissionais, entre as teorias e as práticas. (...) Nesse sentido, professores e pesquisadores precisam se preparar para a inevitável transformação que se aproxima, caso contrário corremos o risco de não acompanhar essas novas lógicas comunicacionais.

    Como se percebe, mais um autor menciona o grande acontecimento e revolução que são as TICs, essas que são fator determinante para muito tempo de história, principalmente para o contexto educacional.

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Como referenciar: "Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior: a Dependência que Faz Bem " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 11:48. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/tecnologias_da_informacao_e__comunicacao_/index.php?pagina=1