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A Inclusão das TICs no Ensino Superior (página 2)



2 . AS NOVAS TECNOLOGIAS PARA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO

É público e notório o fato de que há tempos o processo de ensino-aprendizagem vem passando por profundas mudanças. O que se mostrava como mera transmissão de conhecimento passou a ser uma dinâmica troca de experiências, fazendo com que as técnicas e instrumentos necessários ao desenvolvimento de tal processo fossem sendo constantemente aperfeiçoadas ao longo dos tempos. Nesse contexto, pode-se inferir que a presença do tecnicismo na relação da docência foi aos poucos ficando antiquada e, mais que isso, obstruindo a verdadeira aprendizagem, tão necessária à formação, levando-se em conta, principalmente, o exigente mercado de trabalho. Lima (2008, p. 23) aponta que:

É necessário superar, também, a concepção de que o conhecimento seja apenas informação. O conhecimento resulta da "organização" das informações em redes de significados. Esta organização não é uma organização qualquer, pois deve ser passível de ser ampliada por novos atos de conhecimento, por outras informações ou ainda ser reorganizada em função de atividades específicas à apropriação do conhecimento.

Assim sendo, pode-se compreender que a informação é um conjunto de dados que pode ser transmitido, apreendido e memorizado. Ao se transmitir um determinado conteúdo programático através da mera informação, é provável que tal conteúdo se apresente apenas na memória imediata, não se fixando, portanto, na base de conhecimento do discente. Para que a informação se torne efetivo conhecimento, é necessário que esta seja devidamente contextualizada no que concerne à idade, perfil, situação econômica-financeira, fator psicológico, entre outros. Portanto, para que possa se garantir a verdadeira aquisição de conhecimento - e não apenas de meras informações - é necessário trazer significado ao conteúdo, adaptando-o às vivências do discente, nas quais as novas tecnologias estão tão presentes.
 
Outrora tabus para professores e estudantes, as TICs passaram a ter um valor imprescindível no processo educacional a partir de todos os seus níveis. Segundo Rios e dos Santos (2011):

As TICs contribuem para o desenvolvimento das habilidades e competências dos professores e estudantes numa perspectiva crítica e colaborativa. A inovação no fazer pedagógico contribui significativamente na formação crítica, participativa e autônoma do indivíduo. Ao longo dos anos, a sociedade tem sofrido constantes transformações, mas nunca se focou tanto nas novidades tecnológicas. (RIOS E DOS SANTOS, 2011, p.8)

O fazer pedagógico dinâmico oportunizado pelas novas mídias abriu horizontes a diversos profissionais da educação, fazendo-os perceber e exercer o verdadeiro papel de professor-orientador, que é o de conduzir coerentemente o processo ensino/aprendizagem do discente para dar-lhe a abertura ao universo de significação acadêmico, do aprendizado e da leitura de mundo e de si mesmo.

É impossível não reconhecer que as transformações pelas quais a sociedade vem passando interferem diretamente na capacidade de aprendizagem do discente. As novas tecnologias, através de seus incontáveis recursos, fazem parte diretamente do cotidiano das pessoas, independentemente da sua idade ou estágio de vida. Pode-se afirmar que é praticamente impossível viver no mundo sem um telefone celular com tecnologias avançadas, sem computador, GPS ou mesmo sem uma inscrição numa rede social. Sendo assim, levando-se em conta que as técnicas pedagógicas devem acompanhar e, principalmente, fazer parte da vida do aluno, a utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem tornou-se preponderante para sua eficiência.

No entanto, há que se considerar as dificuldades pelas quais passam os docentes no que concerne ao manuseio dessas mídias, cada vez mais tecnológicas e impressionantes. Isto porque em sua maioria, os professores não foram educados e formados através de técnicas tão avançadas. Mesmo nos dias atuais, é perceptível a dificuldade do ensino público, como exemplo, a se adequar aos avanços tecnológicos, pois, apesar de imprescindíveis, a maioria dos instrumentos tecnológicos ainda é de alto custo. Neste sentido, Moran (2000) ressalta que:

Precisamos, em consequência, estabelecer pontes efetivas entre educadores e meios de comunicação. Educar os educadores para que, junto com os seus alunos, compreendam melhor o fascinante processo de troca, de informação-ocultamento-sedução, os códigos polivalentes e suas mensagens. Educar para compreender melhor seu significado dentro da nossa sociedade, para ajudar na sua democratização, onde cada pessoa possa exercer integralmente a sua cidadania. (MORAN, 2000, p.162)

Sabe-se, assim, que ensinar não é apenas uma arte de transmissão de informações. Trata-se de um processo muito mais profundo que envolve a dinamização da informação a partir da introdução oferecida pelo docente, dando a oportunidade ao discente de raciocinar acerca daquele conteúdo, contextualizá-lo de forma global e assimilá-lo, não apenas para realizar uma avaliação de adquirir uma nota, mas, principalmente, para a utilização em sua vida acadêmica e pessoal. Neste interim, o papel das TICs se faz de fundamental importância, pois não há como aplicar os conhecimentos apreendidos em sala de aula à vida se, para tanto, não forem utilizados instrumentos e metodologias adequadas ao dia-a-dia do discente dentro e fora da sala de aula. Segundo Pontuschka (2007, p.263),

Todo professor sabe do valor indiscutível que o computador e a internet têm do ponto de vista do desenvolvimento de pesquisa acerca de determinado tema ou assunto. A relativa facilidade de acesso permite obter uma série de informações sobre determinado tópico, facilitando enormemente uma pesquisa que, em outros tempos, demoraria muito para ser realizada.

Sendo assim, apesar das possíveis dificuldades de acesso às novas tecnologias no ambiente da educação pública, já se pode observar a presença de computadores ligados à Internet na maioria das escolas e faculdades, restando ao docente a adaptação a tais recursos como forma de enriquecer as aulas e, consequentemente, dar maior significado à aprendizagem.
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Como referenciar: "A Inclusão das TICs no Ensino Superior" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 13:27. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/ticssuperior/index.php?pagina=1