Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

No Mundo dos Animais

Autoria: Juliana Kalicheski     
Projeto: No Mundo dos Animais

Participantes: Alunos do 2 ª ano do Ensino Fundamental.

Duração do Projeto: 10 dias.

PLANEJAMENTO DIÁRIO

1 º Dia de aula

Objetivos:

  • Apresentar aos alunos o projeto que será trabalhado ao longo da semana, e o que iremos aprender, despertando a curiosidade sobre o reino animal.
  • Partilhar o ensino, de forma que estabeleçam diversas trocas de informações.
  • Desenvolver um ambiente tranqüilo e sadio para a aprendizagem.

 

  • Acolhida com os alunos e explicação do estudo da semana, apresentação do Projeto.
  • Leitura do livro “O livro Boboca”- (Babette Cole).
  • Dar para cada aluno uma figura contendo um animal. Com esta gravura os alunos terão de descrever o animal que receberam para os demais colegas.
  •  Em seguida pedir para que registrem em seus cadernos a característica de seu animal.
  • A partir das características das figuras se dividirão em grupos para interagirem com suas figuras e as dos demais do grupo.
  • Depois cada grupo apresentará seus animais e explicará para a turma suas características e semelhanças.
  • Tema: Recortar 3 animais diferentes e não colar no caderno, trazer para a aula.
  • Recreação: Gincana dos Animais.

 

2 º Dia de aula

Objetivos:

  • Explicar os diversos grupos que os animais pertencem.
  • Classificar os animais segundo suas características.
  • Colaborar para uma aprendizagem reflexiva e crítica.

 

  • Recolher as figuras de tema.
  • Leitura do livro “Um porco vem morar aqui!” -(Claudia Fries).
  • Explicação dos grupos de animais, mamíferos, aves, anfíbios, aquáticos e répteis.
  • Classificar os recortes de animais do tema, colando nos cartazes certos segundo suas características, com a ajuda da professora.

3 º Dia de aula

Objetivos:

  • Inserir atividades de ortografia, para desenvolver uma escrita mais correta.
  • Colaborar para aprimorar a leitura e a escrita.
  • Desenvolver atividades que os alunos tenham que refletir.

 

  • Leitura do livro: “Cocô de Passarinho”- (Eva Furnari).
  • Folha de colagem dos animais e seus respectivos ambientes.
  • Folha sobre os reptéis.
  • Tema no caderno que envolva animais e ortografia.

 

4 º Dia de aula

Objetivos:

  • Classificar os animais segundo suas características.
  • Incentivar a troca de aprendizagens com os demais colegas.

 

  • Dobradura dos animais (se possível um mamífero, uma ave, um réptil, um peixe e um anfíbio), para criarmos um painel.
  • Folha sobre os peixes/enfeitar o peixe com papéis coloridos.
  • Leitura do livro: “Preta-Pretinha” – (Rose Chiappa).
  • Pintura de um animal (ave), para colar no caderno e responder (Pavão):
    1. Que animal é este?
    2. O que ele possui?
    3. Quais são suas características?
    4. Quantas patas?
    5. Que grupo este animal pertence?

 

  • Atividade no caderno (lista de animais).
  • Tema: folha de adivinhações.

  

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2014 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.