Você está em Material de apoio > Projetos

No mundo dos animais (continuação)

Planejamento diário

1º dia de aula

Objetivos:

  • Apresentar aos alunos o projeto que será trabalhado ao longo da semana, e o que iremos aprender, despertando a curiosidade sobre o reino animal.
  • Partilhar o ensino, de forma que estabeleçam diversas trocas de informações.
  • Desenvolver um ambiente tranquilo e sadio para a aprendizagem.
  • Acolhida com os alunos e explicação do estudo da semana, apresentação do Projeto.
  • Leitura do livro “O livro Boboca”- (Babette Cole).
  • Dar para cada aluno uma figura contendo um animal. Com esta gravura os alunos terão de descrever o animal que receberam para os demais colegas.
  • Em seguida pedir para que registrem em seus cadernos a característica de seu animal.
  • A partir das características das figuras se dividirão em grupos para interagirem com suas figuras e as dos demais do grupo.
  • Depois cada grupo apresentará seus animais e explicará para a turma suas características e semelhanças.
  • Tema: Recortar 3 animais diferentes e não colar no caderno, trazer para a aula.
  • Recreação: Gincana dos Animais.

2º dia de aula

Objetivos:

  • Explicar os diversos grupos que os animais pertencem.
  • Classificar os animais segundo suas características.
  • Colaborar para uma aprendizagem reflexiva e crítica.
  • Recolher as figuras de tema.
  • Leitura do livro “Um porco vem morar aqui!” -(Claudia Fries).
  • Explicação dos grupos de animais, mamíferos, aves, anfíbios, aquáticos e répteis.
  • Classificar os recortes de animais do tema, colando nos cartazes certos segundo suas características, com a ajuda da professora.

3º dia de aula

Objetivos:

  • Inserir atividades de ortografia, para desenvolver uma escrita mais correta.
  • Colaborar para aprimorar a leitura e a escrita.
  • Desenvolver atividades que os alunos tenham que refletir.
  • Leitura do livro: “Cocô de Passarinho”- (Eva Furnari).
  • Folha de colagem dos animais e seus respectivos ambientes.
  • Folha sobre os reptéis.
  • Tema no caderno que envolva animais e ortografia.

4º dia de aula

Objetivos:

  • Classificar os animais segundo suas características.
  • Incentivar a troca de aprendizagens com os demais colegas.
  • Dobradura dos animais (se possível um mamífero, uma ave, um réptil, um peixe e um anfíbio), para criarmos um painel.
  • Folha sobre os peixes/enfeitar o peixe com papéis coloridos.
  • Leitura do livro: “Preta-Pretinha” (Rose Chiappa).
  • Pintura de um animal (ave), para colar no caderno e responder (Pavão):
    1. Que animal é este?
    2. O que ele possui?
    3. Quais são suas características?
    4. Quantas patas?
    5. Que grupo este animal pertence?
  • Atividade no caderno (lista de animais).
  • Tema: folha de adivinhações.
  
Como referenciar: "Projeto - No mundo dos animais (continuação)" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 04:48. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/projetos/animais1.php