Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Planejamento Anual para a Educação de Jovens e Adultos

Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG
Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei  Teixeira Januário – 1º , 2º e  3 º  Período EJA - 2009

MATEMÁTICA

4 – Objetivos Gerais

  • Dominar conceitos e procedimentos da matemática  necessários  a sua vida pessoal, social  e profissional.
  • Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.

  5 – Objetivos Específicos

  • Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
  • Ler e registrar quantias.
  • Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
  • Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
  • Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
  • Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
  • Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
  • Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
  • Promover cálculo mental e estimativo.
  • Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
  • Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
  • Estabelecer relações entre as operações.
  • Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
  • Trabalhar conjuntos.
  • Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.

 

METODOLOGIA

  • Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
  • Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
  • Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
  • Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
  • Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
  • Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
  • Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
  • Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
  • Utilizar o livro didático com suas atividades.
  • Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
  • Utilizar fichas com  numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
  • por extenso.
  • Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.

 

GEOGRAFIA

6 – Objetivos Gerais

  • Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
  • Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
  • Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
  • Conhecer a formação do povo brasileiro;
  • Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.

 

 7 – Objetivos Específicos
  

  • Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
  • Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
  • Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
  • Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
  • Compreender as leis que regem o país;
  • Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
  •  Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
  • Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
  • Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
  • Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.


METODOLOGIA

  • Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
  • Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
  • Usar atividades mimeografadas e o livro didático;
  •  Uso da biblioteca para pesquisa;
  •  Uso do quadro e caderno;
  •  Trabalhar com  palestras e debates.

  

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2014 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.