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A Importância da Presença da Família na Escola (página 4)

    Hoje em dia, é impossível imaginar qualquer projeto de inovação e de mudança que não passe pelo investimento positivo dos poderes da família e das comunidades. É preciso pensar a escola como um todo inserido na sociedade, pensar na democratização do sucesso (dela e de todos os sujeitos) que passa pela participação de todos os agentes sociais, dentre eles os parceiros.

   E especialmente o protagonismo juvenil, tendo o jovem como principal fonte de mobilização das ações da escola, conhecendo e reconhecendo-se, saindo dos limites estreitos da sala de aula e indo além dos muros escolares, eliminando os rótulos e preconceitos existentes, abrindo-se para as novas possibilidades de ser do outro e de ser com o outro.

    A maioria dos pais acredita que a escola é a continuação do seu lar e cobra dela o que é de sua função, é nesse período que acontece o confronto, pois  a partir da entrada do filho na escola, o sistema familiar tem seus valores colocados à prova e são expostos.

O mundo está se transformando num lugar cada dia mais perigoso. A tendência natural dos pais é procurar superproteger os filhos, mas esse é um erro grave. É possível, no entanto, proporcionar a segurança desejada sem sufocar o desenvolvimento da autonomia das crianças. (ARAUJO , 2005, p. 84)

    Nossa pretensão foi de sensibilizar, pais e responsáveis sobre a importância da sua colaboração no processo educacional da criança. Participam dessa empreitada a Escola Municipal.

"O envolvimento dos pais na educação das crianças tem uma justificativa pedagógica e moral, bem como legal [...] Quando os pais iniciam uma parceria com a escola, o trabalho com as crianças pode ir além da sala de aula, e as aprendizagens na escola e em casa possam se complementar mutuamente" (SPODEK; SARACHO, 1998, p. 167).

    É importante que a escola leve em consideração inclusive o fator social como diz Isabel Alarcão no livro Escola reflexiva e nova racionalidade; Organizada por ela mesma:

"A escola reflexiva é uma escola que se assume como instituição que sabe o que quer e para onde vai. Na observação da realidade social, descobre os melhores caminhos para desempenhar a missão que lhe cabe dentro da sociedade" (ALARCÃO, p. 26, 2001).

    O cruzamento de dados do SAEB mostrou que a nota dos alunos é melhor quando pais e professores se conhecem. Foi comprovado que a nota dos alunos é mais alta quando os pais possuem maior escolaridade ou são mais atuantes na vida acadêmica de seus filhos.

    Os pais não precisam receber o convite de vir a escola, pois a escola sempre estará aberta , pois é muito importante a presença dos mesmos, para que possam juntos tomar decisões. Muitas vezes  percebe-se que um ano novo letivo tem início se percebe toda a movimentação no comércio onde pais ou responsáveis buscam adquirir os materiais escolares necessários, como também uniformes.

Os pais são os responsáveis legais e morais pela educação de seus filhos. Como a educação escolar não os exime dessa responsabilidade, a participação dos pais é flagrantemente necessária para que continuem a exercer seu papel de principais educadores dos filhos. Por isso pergunto como deve ser tal participação, pois é indubitável sua necessidade. (LÓPEZ, p. 75, 1999)

    Mas enfatiza-se que a família (independente da sua formação) possui uma responsabilidade maior, esta é a primeira instituição onde a criança aprende a conviver, portanto tem a responsabilidade de "educar" (antes conhecida como educação primária que na verdade são aqueles hábitos de boa convivência, das palavras mágicas (bom dia, boa tarde, com licença...) da importância sobre o respeito e os limites (a minha liberdade termina onde começa a do outro, o cuidado com o ser humano que convive ou passa por mim inclusive plantas e animais) estes que os pais ou responsáveis repassam através do diálogo e dos exemplos para os filhos são  fatores  importantíssimos  e determinantes na formação da personalidade da criança.

    A reunião de pais é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola, percebe-se que o aluno gosta  de ver os pais em sua escola, isso é um incentivo a mais para o aluno, o mesmo percebe que os pais se preocupam com ele.
É sobre estes problemas que se pesquisou na unidade escolar.

    Para ensinar o mínimo, está sendo necessário, antes de tudo, disciplinar, impor limites e, principalmente, dizer não.

    A questão que se impõe é: até quando a escola sozinha conseguirá levar adiante essa tarefa? Ou melhor, até quando a escola vai continuar assumindo isoladamente a responsabilidade de educar?

É preciso convencer-se de que a participação, diferenciada conforme o papel que cabe a cada setor da comunidade educacional, constitui ao mesmo tempo uma manifestação de democracia social e uma garantia de qualidade. por certo não se pode confundir a participação com qualidade em si da educação escolar, porque a qualidade refere aos resultados educacionais alcançados pela escola, enquanto participação é apenas um meio. Contudo, trata-se de um meio fundamental, porque a educação não depende de si mesma, mas em grande parte do papel que desempenha a família dentro e fora da escola. Como se dá com outras habilidades humanas, é participando que se aprende a participar (i LÓPEZ, p. 83, 1999).

   No entanto, para que isso possa ocorrer é necessário que a família realmente participe da vida escolar de seus filhos. Pais e mães devem comparecer à escola não apenas para entrega de avaliações ou quando a situação já estiver fora de controle.

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Como referenciar: "A Importância da Presença da Família na Escola " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 03:51. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_importancia_da_presena/index.php?pagina=3