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As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula (página 4)

3.1.1 Texto colaborativo

É um recurso assíncrono, de interação entre duas ou várias pessoas onde os alunos podem contribuir com a construção do texto independente de tempo e espaço, desde que disponha de acesso a um computador ligado a internet. Oferece o suporte para o desenvolvimento de atividades em grupo de construção coletiva de texto. Serve para fazer uma produção textual em conjunto, responder questões, fazer sínteses coletivas, produzir um artigo. Entretanto, algumas orientações devem ser dadas aos alunos para o sucesso do trabalho, como:

- Esclarecer a necessidade do grupo se organizar para escrever o texto coletivamente;
- Planejar a estrutura do texto, definindo como será construído e o conteúdo abordado, bem como as responsabilidades de cada um no processo de construção;
- Organizar as contribuições, como a cor de letra para identificar a sua participação e acompanhar sistematicamente as versões para compreender a dinâmica da construção coletiva.

Para tanto, é importante no desenvolvimento do texto que o professor acompanhe o processo, intervindo no texto, para organizá-lo ou comentá-lo; além de enviar mensagens para que os alunos sintam-se motivados e acompanhados pelo professor.

É importante ressaltar que a avaliação desse tipo de atividade deve observar, sobretudo, o processo, desde a organização do trabalho, definição dos papéis e funções, contribuições no texto que deve seguir os critérios comuns de uma produção textual, como coerência, coesão, domínio conceitual, organização, estrutura e clareza.

3.1.2 Fórum de discussão

É um espaço coletivo organizado em tópicos e contribuições para discussão de temas, atua como elemento aglutinador através de discussões monitoradas pelo professor, assuntos que sejam de interesse comum para o grupo de uma maneira assíncrona, que permite interação entre as pessoas (ou seja, não é necessário que todos os participantes estejam conectados simultaneamente). Proporciona ainda, a discussão de temas mais específicos relacionados com os conteúdos que são mediados e orientados pelo professor; possibilitando assim, um maior aprofundamento dos conteúdos trabalhados na disciplina para além do espaço da sala de aula.

No entanto, para utilizar esse recurso o professor deve organizar a atividade, utilizando as seguintes estratégias:
- Trabalhar um tema polêmico, posicionar-se diante dele e das contribuições dos colegas, buscar exemplos;
- Debates ou pontos de vistas: A turma pode ser dividida em dois grupos para defender suas perspectivas, sendo que, os posicionamentos devem ser defendidos e respondidos no fórum;
- Formulação de argumentos: a partir de um tema ou problemática devem postar diferentes argumentos a favor ou contra;
- Questionamentos: cada aluno pode postar um questionamento e responder o questionamento de um colega;
- Soluções: Propor situações-problema para que a turma proponha diferentes soluções.

Nesse encaminhamento, o professor deve definir a estratégia norteadora da discussão, ou seja, é preciso encontrar uma questão possível de discussão que permita a divergência de opiniões, a argumentação, o posicionamento crítico ou ainda um tema que permita um aprofundamento a partir da contribuição dos alunos. E ainda, combinar as regras como número mínimo de postagens, prazo e tempo de duração do fórum.

Para isso, é preciso acompanhar e mediar à discussão no decorrer do desenvolvimento do fórum, fazendo novos questionamentos, trazendo reflexões, e novos elementos para a discussão. Ao final é preciso fazer um fechamento no próprio fórum ou sala de aula para uma avaliação final. Deve ainda, ser avaliado enquanto um processo de participação, a qualidade conceitual das contribuições, o papel do aluno na discussão, o grau de interação e ideias colocadas, bem como os aspectos de produção escrita. Para avaliar, o sistema de registro desse recurso permite acompanhar as contribuições dos alunos para um progresso continuado no nível de aprendizado.


3.1.3 Chat ou bate-papo

É o recurso que permite que o professor realize uma "conversa" em tempo real, síncrona, ou seja, com troca simultânea de informações com todos os participantes conectados, mesmo estando em locais diferentes. Proporciona a realização de encontros virtuais para a discussão e a troca de informações de modo mais informal e atrativo.

Nesse processo, o professor pode fazer a mediação e o direcionamento da interação propondo:

- Discussão de um tema: sugerir a partir da leitura de um texto posicionamentos diante da abordagem ou posicionamentos dos colegas;
- Tirar dúvidas sobre determinado tema ou conteúdo: Desse modo, vários alunos podem acompanhar a comunicação e, assim, tirar e compartilhar suas dúvidas;
- Questionamento progressivo: Elaborar questões progressivas sobre determinado tempo e fazê-lo para a turma ou para alguns alunos em especial;
- Brainstorming: sugestão de várias ideias de forma rápida, sem se deter a um julgamento e exame, visando incentivar a criatividade;
- Entrevista coletiva: Pode ser alguém de fora, um aluno ou mesmo o professor. É importante a construção de um roteiro com o objetivo de organizar a atividade. As perguntas podem obedecer a uma sequência pré-definida ou outro modo de organização.

Em primeiro lugar, deve-se definir o objetivo do encontro virtual, horário e a estratégia a ser utilizada para que o aluno possa se preparar para a interação. Para isso, é imprescindível reservar o laboratório de informática da escola para os alunos que não dispõem de acesso e precisam participar da interação.

As sessões de chat têm grande potencial para incentivar o diálogo, como recurso de conversa em tempo real. Os alunos trocam mensagens de reflexão e discussão, inclusive com discussão de ideias sobre tarefas antes de apresentá-las.

A avaliação pelos alunos dos textos dos próprios colegas é muito interessante como mecanismo de aprendizagem. O monitoramento das sessões pode enriquecer sobremaneira as anotações sobre a avaliação dos próprios alunos e de outras dimensões do curso.

Como objeto de avaliação, o professor deve avaliar ainda a participação dos alunos
como: frequência, assertividade, contribuições para organização do encontro, domínio conceitual e outros critérios que podem ser definidos de acordo com a atividade proposta.

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Como referenciar: "As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 30/04/2024 às 00:41. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_novas_tecnologias/index.php?pagina=3