Você está em Artigos

Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão (página 3)


Comas crianças surdas ou mudas adotam-se nos dias atuais a abordagem bilíngue, na qual o aluno adota a LIBRAS como primeira língua e o português como segunda língua. Na inclusão de aluno alunos surdo é preciso que a escola disponha de recursos como materiais visuais e concretos relacionados ao conteúdo escolar para que eles possam visualizar e tocar assim fazer a assimilação, pois esses alunos aprendem muito com o que podem ver. De acordo com Silveira e Nascimento (2011). A criança começa sua interação com o mundo, ainda na gestação através da audição.

Com os deficientes visuais de baixa visão deve-se colocá-las cedo em contato com objetos  que estimulam a visão.

"[...] na criança, a visão é o agente desencadeador da motivação para a realização de movimentos e ações. A criança com deficiência visual necessita de intervenção para que sejam nela despertados o desejo, a curiosidade e a motivação para agir sobre o ambiente". (GAGLIARDO; NOBRE,2009, P.18 apud SILVEIRA; NASCIMENTO,2011, P. 78).

Brincar com essas crianças é uma boa forma de ensinar e aprender, assim ela vai conhecendo objetos, texturas, forma, tamanho, cor e som usando as tato, além do mais  desenvolve-se a autoestima, sentimentos afetivos e acabam por se tornar pessoas ativas, curiosas, que buscam sempre aprender mais. Utilizar recursos pedagógicos como óculos, lupas, softwares para passar o conteúdo pode facilitar e garantir o ensino-aprendizagem de qualidade, e necessário está atento ao contraste das cores e a luz do ambiente. Para as crianças cegas utiliza-se o Braile, a Reglete de metal, máquinas datilográficas o sorobã e ainda as atividades da vida diária que os auxilia bastante e os ajuda a tornarem-se independentes, neste processo é muito importante a ajuda dos pais e professores de estimulação.

REFERÊNCIAS

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo da. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2009.


MORENO, Patrícia Cândido. As Dificuldades da Escola Perante a Inclusão Escolar. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/incluescolar/index.php>. Acesso em: 16 nov.2011.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Educação Especial: As Dificuldades Encontradas no Ambiente Escolar para a Inclusão" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 08:57. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/asdificuldadesdainclusao/index.php?pagina=2