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A Intervenção da Terapia Ocupacional na Reeducação Pscicomotora de Crianças de 7 a 9 Anos, Através de Brincadeiras Cantadas

Autor: Elda dos Santos Aredes e Renata Ferraz prado Telles Medeiros
Data: 15/09/2010

Resumo

O presente trabalho visa verificar se as brincadeiras cantadas é uma técnica adequada para tratar crianças com déficits psicomotores. Na psicomotricidade trabalha-se a globalidade do indivíduo; estuda a implicação do grupo, vivencia corporal, integração entre os objetos e o meio para realizar uma atividade. A psicomotricidade constitui o estudo relativo às questões motoras e psico-afetivas do ser humano. É fazer do indivíduo um ser de comunicação; um ser de criação; e um ser de pensamento operativo, onde a psicomotricidade levam em conta os aspectos comunicativos do corpo e da gestualidade do ser humano.  As alterações corporais constituem-se, assim, no motivo das suas pesquisas e no da sua intervenção. O brincar compreende uma variedade de movimentos, condutas, gestos, sentimentos e consentimentos dos parceiros e fantasias que envolvem a criança no seu mundo de criação própria.  Assim, a brincadeira pode ser entendida como uma ação lúdica com predominância de imaginação em constante interrelação com o jogo, érmitindo à criança a se apropriar de códigos culturais e de papeis sociais. Já as brincadeiras  cantadas são  entendidas  como formas lúdicas de brincar com o corpo a partir da relação estabelecida entre o movimento corporal e expressão vocal, na forma de  música, frases, palavras ou  sílabas ritmadas.

A pesquisa realizada no Centro de Reabilitação Física Dom Bosco - Clínica de Terapia Ocupacional, por um terapeuta ocupacional e seis sujeitos de ambos os sexos na faixa etária de 07 a 09 anos, mostra a utilização da Adaptação do Exame de G. B. Soubiran, em crianças que apresentam déficits psicomotores, evidenciados através do método escolhido, tratados sobre os aspectos das brincadeiras cantadas, para a superação dos déficits psicomotores apresentados na avaliação. Após intervenção, foram realizadas as reavaliações, onde se constatou significante melhora em todos os casos. Os casos estudados apresentaram os seguintes índices percentuais de superação: caso 1- 38,46%, caso 2 ? 25,64%, Caso 3- 33,33%, Caso 4- 38,46%, Caso 5- 25,64% e Caso 6- 38,47%. Os itens de coordenação motora global, orientação temporal e lateralidade foram os que mais se destacaram em superações. O trabalho propõe a utilização da avaliação como também da técnica das brincadeiras cantadas para o processo de reeducação psicomotora, podendo ser utilizado em outros grupos que apresentem também déficits psicomotores.

INTRODUÇÃO:

A Terapia Ocupacional trabalha com crianças que apresentam déficits psicomotores. A intervenção se faz necessária e essencial para auxiliar o processo de desenvolvimento. Esta pesquisa vem mostrar o resultado da intervenção em crianças com déficits psicomotores, utilizando da técnica de brincadeiras cantadas para resgatar déficits psicomotores, apresentados mediante a avaliação motora aplicada. 

OBJETIVO: verificar se Terapia Ocupacional utilizando atividades relacionadas às brincadeiras cantadas poderá intervir, influenciando e favorecendo o processo de reeducação psicomotora, através da técnica de brincadeiras cantadas.  MATERIAL: foi utilizado como instrumento a Adaptação do Exame Motor de G. B. Soubiran, através do qual se evidenciou os déficits psicomotores e foram selecionadas atividades de brincadeiras cantadas, como meio de intervenção. Os atendimentos foram realizados de forma grupal, 2 vezes por semana de aproximadamente 50 minutos, entre abril/ 2009 a setembro/2009, no Centro de Reabilitação Física Dom Bosco - Clínica de terapia ocupacional. DESENVOLVIMENTO: A Psicomotricidade tem sua origem no termo grego psyché, que significa alma, e no verbo latino moto, que significa "mover freqüentemente e agitar fortemente". (BUENO, 1997).

Para Chauchard (1983) a Psicomotricidade está relacionada aos atos voluntários, os quais se referem à vida de relação e se executam graças à contração dos músculos estriados esqueléticos, ditos voluntários, com o intuito de educação, reeducação ou terapia, conforme o caso. Ela procura a integração da energia do indivíduo, utilizando para isto, o movimento como um meio não fim, levando em consideração os aspectos afetivos, cognitivos, motrizes e sociais.

Barreto (2000) enfatiza que via o corpo nos seus aspectos neurofisiológicos, anatômicos e locomotores, coordenando e sincronizando no espaço e no tempo para emitir e receber significados e significantes. Atualmente, percebe-se que psicomotricidade é o relarcionar-se através da ação, como um meio de tomada de consciência, de unificação do "Ser", o qual corpo-mente-espírito-natureza-sociedade. Um bom desenvolvimento psicomotor favorece e é favorecido pelos seguintes tópicos: satisfatória dominância lateral, orientação espaço-temporal, tonicidade, coordenação motora global, coordenação motora fina e óculo - manual, estruturação do esquema corporal e da imagem corporal. De acordo com Grunspun (2003) "na semiologia da psicomotricidade, interessa a integridade do esquema corporal, da tonicidade e do equilíbrio". Significa relacionar-se através da ação, como um meio de tomada de consciência, de unificação do corpo e da mente e, conseqüente integração a si, ao outro e ao meio em geral.

O desenvolvimento global da criança só é possível por meio de uma educação ou reeducação psicomotora, que coloque em jogo, em uma só atividade os aspectos afetivos, cognitivos e motrizes. (SANTOS, 1992) Assim, o desenvolvimento global da criança se dá pelo movimento consciente, ação, experiência, criatividade, participação e domínio sobre os objetos. Para Barreto (2000), atualmente a educação e/ou reeducação psicomotora é o sustentáculo, o arcabouço de toda aprendizagem futura do sujeito. Na verdade, ela é o sustentáculo de toda personalidade futura.

Negrine (2002) acredita que a psicomotricidade compreende o desenvolvimento psicomotriz a partir de bases teóricas de neuroanatomia funcional, tendo como base concepções sobre a motricidade que acreditam que o processo de desenvolvimento humano é decorrente dos processos de maturação.   As capacidades e habilidades motrizes seguiriam um padrão evolutivo igualmente em todas as pessoas e poderiam ser avaliadas através de exercícios-testes padronizados para as diferentes idades. Variáveis como sexo, fatores culturais, experiências vivenciadas, não seriam levadas em conta. Na avaliação do perfil psicomotor da criança algumas variáveis eram analisadas, como o equilíbrio estático e dinâmico, coordenação motora global, fina e óculo-manual, sincinesias, paratonias, lateralidade, orientação espacial e temporal. (ALVES, 2004).

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Como referenciar: "A Intervenção da Terapia Ocupacional na Reeducação Pscicomotora de Crianças de 7 a 9 Anos, Através de Brincadeiras Cantadas" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/05/2024 às 23:14. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/atividadespsicomotoras/index.php?pagina=0