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A Educação em Ambiente Hospitalar (página 3)

1.3    A ATUAÇÃO DO PROFESSOR HOSPITALAR

Para atuar no ambiente hospitalar o professor precisa ter formação pedagógica, preferencialmente em Educação Especial ou em curso de Pedagogia ou especialização em Pedagogia Hospitalar e Educação Inclusiva.

Com relação a essa formação Matos e Muggiati exortam:

(...) a questão da formação desse profissional constitui-se num desafio aos cursos de pedagogia, uma vez que as mudanças sociais aceleradas estão a exigir uma permanente e avançada abertura desses parâmetros, com vistas a oferecer os necessários fundamentos teórico-práticos, para o alcance de atendimentos diferenciados emergentes no cenário educacional. (MATOS, 2001, p.15).

Então não é somente ter a graduação em curso de Pedagogia, são necessárias aptidões e capacitação para trabalhar como educador no ambiente hospitalar.
A educação não formal no hospital é uma prática educativa, em que são dadas atividades escolares e jogos educativos que servem como ponte de interação harmoniosa entre ações educativas da escola e as ações educativas no hospital.

Partindo desse princípio, o pedagogo será o responsável por organizar essas ações educativas dentro do hospital de forma a contemplar tanto as necessidades do aluno estudante, quanto às necessidades do aluno cliente. Cuidando para que uma atividade não interrompa a outra.

Nessa formação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia constadas na Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, em seu art. 3º parágrafo único, preveem a formação dos estudantes do curso de pedagogia, para que esses possam atuar em diversos campos além do ambiente escolar.

Art.3º O estudante de pedagogia trabalhará com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. Parágrafo único. Para a formação do licenciado em Pedagogia é central: I - o conhecimento da escola como organização complexa que tem função de promover a educação para a cidadania;  II - a pesquisa, a análise e a aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional; III - a participação na gestão de processos  educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino. (BRASIL, 2006).

Assim como no ambiente escolar, a pessoa que deseja trabalhar na educação hospitalar precisa trabalhar com a multidisciplinaridade, incluindo a diversidade, a ética, a cidadania, entre outras coisas. Porém não se deve agir com as crianças e adolescentes como se estivessem na escola é preciso ir além do que é ensinado, como afirma  Libâneo:

Como toda educação corresponde uma pedagogia, também há uma diversidade de trabalhos pedagógicos para além das atividades de educação escolar e ensino. (LIBÂNEO, 2002, P. 60).

Com isso, pode-se observar que o educador hospitalar tem o papel de complementar a educação na escola, mas isso não significa que deve passar e cobrar a aprendizagem de conteúdos que é papel exclusivo do ensino regular que a escola oferece.

Para atuar na classe Hospitalar, o professor precisa estar habilitado para trabalhar com a diversidade humana e diferenças culturais, identificar as necessidades dos alunos e precisa flexibilizar o currículo quando necessário.

Diante disso, o pedagogo hospitalar precisa ser um profissional capacitado, estimulador na aquisição de novas competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos seus alunos. Ele precisa saber utilizar de recursos diferenciados fornecidos pelo hospital caso ele forneça, para que as crianças e adolescentes interajam e construam novos conhecimentos.

No Site Educação em Foco a autora Vanessa Vieira (2011), mostra as modalidades dentro do hospital que estão sob a responsabilidade do pedagogo. Citamos como exemplo:

a) Prática multisseriada: O pedagogo utiliza um espaço na unidade de cirurgia pediátrica como sala de aula. Os alunos são agrupados por ciclos/série com aulas simultânea.
b) Prática individual de leito: trabalho realizado no serviço de emergência clinica. Busca dar continuidade aos estudos das crianças convalescentes com o objetivo de garantir o direito a continuidade escolar.
c) Situação de isolamento: este atendimento é realizado na infecto pediatria. Nesses casos há necessidade de paramentação e desinfecção do professor e dos materiais a serem utilizados.
d) Classe hospitalar: Modalidade mais comum de ensino nos hospitais. Refere-se a escola no ambiente hospitalar.  Presta atendimento de casos de tratamento há longo prazo ou casos de imunidade.

O pedagogo hospitalar precisa ter um olhar holístico com relação aqueles em que ele presta atendimento, pois ele deve estar atento aos aspectos pedagógicos, às necessidades físicas e emocionais dos alunos e até mesmo precisa visar o lado emocional dos seus familiares. Esse profissional então precisa ter características fundamentais como: sensibilidade, compreensão, força de vontade, criatividade, persistência e paciência.

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Como referenciar: "A Educação em Ambiente Hospitalar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 27/04/2024 às 13:01. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacao_ambiente_hospitalar/index.php?pagina=2