A Incerteza de uma Escola Pós-Moderna (página 2)
O bombardeio da pós-modernidade
O cenário da educação para o próximo milênio é de muitos desafios, onde tal sistema deverá tomar medidas que visem uma aproximação da realidade dos discentes, traçando medidas que visem realmente a qualidade e a equidade educacional, longe de estarmos atualmente.
Não queremos somente criticar a escola necessariamente, mas, assim como temos o papel de professor reflexivo, queremos uma escola que pense de forma reflexiva também, em todos os aspectos, tanto pedagógico, quanto na gestão e administração. É necessária uma mudança em todos os segmentos, não apenas focando o pedagógico, muitas das vezes resultado de uma precária gestão administrativa da escola. Talvez essa o principal problema.
A OCDE desenvolveu seis cenários do futuro das escolas. O primeiro trata-se do manejo do poder dos fortes interesses criados nos sistemas educativos; o segundo refere-se ao à extensão do modelo de mercado; o terceiro traz a ideia de que é necessária uma escola transformadora no sentido de converter-se em um centro de formação integral de pessoas e comunidades; o quarto cenário se refere em dar a escola um sentido totalmente de aprendizagem cognitiva; o quinto e muito importante apontado pela OCDE é da descolarizacao; o sexto refere-se à queda do regime burocrático. Esses são cenários importantes para a escola na pós - modernidade.
Há uma relação ainda distante entre a globalização e a escola. A globalização que tem um intuito educativo de socialização tanto de conhecimento quanto de cultura, ainda não é visto "com bons olhos" pela escola. Caso fosse, trabalhariam melhor assuntos transversais, de modo interdisciplinar, assim como faria parte de debates nas disciplinas escolares. Ainda se obedece muito e ao pé da letra o currículo formal.
Quando pensamos em uma educação para o novo milênio, vamos ao clássico de Edgar Morin que trata dos setes saberes necessários à educação do futuro . Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin ( 2000) são "As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e A ética do gênero humano".
Podemos pensar que para a educação do novo milênio, não se faz necessária apenas a utilização de novas tecnologias, de formar a escola para essa pós- modernidade, mas, sobretudo, dentro de suas ações valorizar alguns conceitos, tais como : justiça, democracia, responsabilidade social, respeito, valorização das diferenças, autonomia e compreensão. Não é apenas com o domínio da tecnologia que se vai enfrentar a complexidade da pós- modernidade, mas com a realização desses aspectos ( humano, cultural e social ) que são antigos e que continuam básicos para a formação de qualquer educação.
Escola e Responsabilidade Social
Uma escola pós moderna não vem apenas tratar de assuntos teóricos e pedagógicos, mas, deve atuar nos programas sociais. Não há mais tempo de se pensar em assistencialismo, isso mas que provado não dá certo. O que a escola deve perceber é a necessidade de fluir e potencializar a responsabilidade social. A escola pode valorizar projetos multiculturais, reduzindo, inclusive, índices de violência, drogas e doenças. Esse é um desafio da escola para a pós-modernidade.
Considerações Finais
Consistentemente podemos afirmar que a escola já não detém o monopólio do saber. Com as novas tecnologias, é necessário (re)avaliar, re(imaginar), (re) construir e (re) formar a escola.
Não podemos mais pensar que a educação é a mesma do século passado. Na verdade, o século XXI traz com ele uma cadeia de transformações, em todos os âmbitos em que vivemos. Quando pensamos em escola, temos um olhar "preconceituoso", no sentido de sentir que a mesma não está conseguindo o ritmo dessas mudanças. A escola, que dentro de sua função política e social, tem o poder humanizar transformar e abrir o conhecimento do ser humano, está ficando, base a situação atual, um possível sistema em processo de "sucatagem".
Acredito que a escola ainda é o principal meio de veicular, propagar e de ter cidadania, consciência crítica e reflexiva; sobretudo, precisa em caráter de urgência de ser repensada, retirando a incerteza se a mesma conseguirá sobreviver na pós-modernidade.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. INEP. 2007.
CANDAU, Vera M.C. Formação continuada de professores : tendências atuais. Sao Paulo: EdUFSCar,1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogo, para quê ? 5ed.São Paulo: Cortez,2001.
MORIN, E. A Cabeça Bem Feita. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro. ed. Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. 118 p.
OCDE. Escolaridade para o Amanhã. O que as Escolas para o Futuro? Paris, 2001.
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