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Família e Escola Juntas para a Aprendizagem do Aluno Deficiente (página 3)



CONCLUSÃO   


Constata-se que para que aconteça a Educação Inclusiva é necessário que aconteça mudança na postura e nas atitudes de todos para que o aluno deficiente tenha acesso e permaneça na escola.

O Atendimento Educacional Especializado AEE se apresenta como sendo uma das condições para que haja sucesso da inclusão escolar para alunos com qualquer tipo de deficiência, ela possibilitará uma formação escolar, uma complementação e suplementação que facilitará na sua vida, trazendo mais independência e autonomia no seu meio familiar, social, educacional e profissional.

A família ao receber uma criança com deficiência deve oferecer a mesma um ambiente estável e amoroso, quando isso não acontece se torna mais difícil para o desenvolvido dessa criança, pois, a família precisa aceitar e procurar ajuda para um melhor desenvolvimento do portador de deficiência.

A participação da família de pessoas com necessidades especiais juntamente com o apoio de especialistas da saúde e escola é decisiva no processo de interação/inclusão que é essencial para o desenvolvimento pessoal do deficiente. É na família seu primeiro grupo com o qual a criança convive e seus membros são seus exemplos de vida, nela se aprende os primeiros valores e hábitos. Quando essa criança é inserida na escola, ela irá expor ou colocar em prática os valores que lhe foi inserido, e é neste sentido que o ambiente familiar irá surtir efeito para contribuir com que a inclusão aconteça de maneira natural ou de forma mais complicada e dificultosa.

A escola juntamente com a família tem a função de fazer com que o deficiente se desenvolva em todos os aspectos, e auxiliar para que tenham sucesso em sua aprendizagem. Acredita-se que pais que são parceiros da escola ajudarão no rendimento escolar de seu filho e conseguintemente a ter uma vida de sucesso e tornar-se independente.

REFERÊNCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Marcos Político-Legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.Brasília:SEESP,2010.

CAVALHEIRO, Carlos Filho. Escola é Família. Belo Horizonte: Cedic, 2010.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares e Pedagógicas para a Educação Especial no Estado de Mato Grosso. 1ª Edição. Cuiabá: Seduc - MT: Gráfica Print,2010/2011/2012.

MARIA, Ana Lunardi Padilha. Práticas Pedagógicas na Educação Especial - A Capacidade de Significar o Mundo e a Inserção Cultural do Deficiente Mental. 3ª Edição. Campinas ? SP : Editora Autores Associados LTDA, 2007. 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Fundamentação filosófica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2014.

RAPOLI, Edilene Aparecida...[et.al.].  A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - a escola comum Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza; Universidade Federal do Ceará, 2010.

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Como referenciar: "Família e Escola Juntas para a Aprendizagem do Aluno Deficiente" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 14/05/2024 às 07:24. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/familia_escola_juntas/index.php?pagina=2