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Linguagem e Literatura (página 2)

Métodos

1. Sujeitos: Alunos da 3ª Série.
2. Instituição: Escola da Rede Pública Estadual da cidade de Joinville/SC.
3. Coleta de Dados: Foi utilizada a técnica de observação direta das aulas, sendo o trabalho dividido em 10h de observação e 20h de intervenção de projeto realizado durante as aulas regulares.
4. Metodologia: Introdução da temática dos "Contos de Fada" através do seu histórico.

Contar a história do tema escolhido, utilizando as sensibilizações em torno dela para a realização das atividades interdisciplinares. Contemplar os conteúdos interdisciplinarmente, tendo como intenção o desenvolvimento do imaginário dos educandos na construção dos conhecimentos e hipóteses e na conscientização e alerta sobre as pragas domésticas, seus perigos e prevenção.

5. Recursos utilizados: Aulas contextualizadas; uso de aparelho de som; distribuição de letras de músicas da história; distribuição de desenhos impressos; desenho livre e pintura; discussões e questionamentos sobre a história.

Resultados e Discussão

 Após a apresentação do projeto "Contos de Fada" e relatada como seriam feitas as atividades desenvolvidas em classe pôde-se perceber o interesse dos educandos.
A maioria dos pais não disponibiliza este acesso, uma vez que estas publicações não fazem parte das necessidades familiares.

Os educandos entram em contato com a literatura, na maioria das vezes, no ambiente escolar, podendo diferenciar a literatura clássica da moderna, bem como suas novas versões. Quando viram alguns livros de contos infantis, conseguiram classificá-los corretamente.

O tema escolhido (A História da Baratinha), possibilitou aos educandos exercitarem seus conhecimentos relativos a marcações e divisões do tempo. A apresentação da "História da Baratinha" foi realizada com a utilização de disco de vinil (LP). A curiosidade dos educandos foi manifestada porque algumas crianças nunca tiveram contato com o mesmo, uma vez que a grande maioria já nasceu dentro da "Era do CD". As poucas que conheciam, compartilharam suas experiências e os cuidados que seus pais tomavam com o vinil.

A introdução das letras cantadas na história de autoria do músico João de Barro (Braguinha) e a descoberta dos outros contos também musicados por ele, fizeram com que os alunos cantarolassem durante todas as atividades.

Iniciada a história, os alunos aprenderam o que esse conto significava quando surgiu no século XV, em Portugal. Acompanharam a execução da história, cantando as letras das canções que haviam recebido anteriormente. Os questionamentos da história contribuíram para um debate criativo entre os educandos, que opinaram sobre o que pensavam a respeito do assunto.

O levantamento das profissões suscitou um maior número de outras profissões já extintas (condutor de carruagem, por exemplo). A mudança de rumo do personagem principal (João Ratão) ajudou os alunos a entenderem que são necessárias as reflexões sobre as atitudes impensadas que cometemos no dia a dia, e que causam transtornos e/ou sérios aborrecimentos, tanto presentes quanto futuros.

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar produções textuais feitas a partir dos questionamentos e puderam lê-las ao grupo, sem a exigência das correções linguísticas.

Quando o assunto "Barata - Praga Doméstica", foi abordado, oportunizou-se aos alunos dizer o que sabiam sobre ela. Com a ajuda dos educandos e de seus prévios conhecimentos, foi feito um desenho de uma barata no quadro-negro. O assunto provocou sensações diversas na classe.

As principais características da barata foram destacadas: seu habitat, comportamento, hábitos, anatomia, resistência. O passo seguinte foi montar uma tabela de medidas de controle e higiene pessoal e doméstica - as dúvidas que iam surgindo provocavam debates acalorados e as crianças contavam experiências pessoais e familiares em relação ao tema, culminando com o compromisso de fazerem com que cada membro da família lesse e assinasse sua atividade.

As sugestões para as medidas de controle e prevenção surpreenderam os alunos pela facilidade em realizá-los. A percepção de que os próprios alunos pudessem participar desse combate gerou em cada um o pensamento de responsabilidade e participação na vida familiar. Dessa maneira, percebe-se a amplitude e as proporções que o tema pode alcançar.

Durante todo o desenvolvimento do projeto, os alunos receberam xérox de desenhos referentes às pragas domésticas. E tiveram a oportunidade de realizar desenho livre dos personagens e de um local da escola, escolhido por eles, para ser retratado como possível local de infestação de baratas.

Para completar esse projeto, foi realizada uma avaliação interdisciplinar sobre o assunto com os alunos.

Conclusão

A posição dos indivíduos dentro da sociedade passa necessariamente pela aquisição linguística.

Educadores comprometidos pedagogicamente, que ultrapassam o ato de somente ensinar letras e palavras, privilegiam todos os valores existentes no mundo, para que os educandos atinjam a excelência e possibilitam trabalhar a autonomia e o aprimoramento dos textos dos educandos, tornando sua escrita mais dinâmica e eficaz.

Todo trabalho do educador deve contribuir para favorecer ao educando a superação das dificuldades no processo escolar, explorando as potencialidades dos diversos textos dentro da literatura infantil, seja ela clássica ou moderna.

A mediação didático-pedagógica do educador, os conhecimentos prático-teóricos aliados à pertinência metodológica do projeto, contribuem na construção da cidadania dos educandos.

Com isso, podemos reafirmar a importância de educadores qualificados dentro das séries iniciais, onde poderão reconhecer as deficiências de aprendizagem e desenvolver técnicas de trabalho junto aos alunos, a fim de que os mesmos não se percam no caminho da escolarização, desmotivados, desprestigiados ou ainda como futuros excluídos sociais.
 
Referências

 CAMPOS, D. M. de S. O desenvolvimento do ser humano. In: Psicologia e desenvolvimento humano. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. Cap. 1.
-HISTÓRIA DA BARATINHA. Disco Long Play. Continental Gravações Elétricas S/A. 1965. 1-14-405-003.
-KNÜPPE, L. Contos de fadas: fundamental é despertar nas crianças o gosto pela leitura. Revista do Professor. Porto Alegre. v.18 (72), p. 11-12., out./dez. 2002.
-MORAIS, A. G. de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
-Praga Doméstica: Barata. Disponível em <http://www.pragas.com.br> Acesso em 13set.2005.
-ROCHA, G. A apropriação das habilidades textuais pela criança. São Paulo: Papirus, 1999.

* Professora da rede municipal de Joinville. E-mail: [email protected]


 

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Como referenciar: "Linguagem e Literatura" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 10:20. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/linguagemliteratura/index.php?pagina=1