Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
A Importância da Literatura Infantil na Formação dos Pequenos Leitores

Autor: Andrea Gomes de Matos, Katiania B. de Oliveira, Maria Izabela B. Soares e Paula F. Gomes
Data: 04/11/2011

Introdução

O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da literatura infantil na formação dos pequenos leitores. Preocupamo-nos com a falta de interesse pela leitura, mais direcionada a literatura infantil. Nosso interesse surgiu a partir de estudo direcionado da disciplina Literatura Infantil do Curso de Pedagogia. Identificamos a falta de interesse dos alunos ao frequentarem a biblioteca e automaticamente no ato de ler ou mesmo ouvir estórias infantis. Desta maneira estre trabalho teve o propósito de compreender os motivos pelos quais as crianças do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) têm pouco ou nenhum interesse pela literatura infantil, analisar os processos históricos pelo qual a sociedade passou e de que maneira isto interfere no gosto pela literatura infantil, identificar a metodologia utilizada pelos professores da sala de aula como também da biblioteca - e assim perceber como a escola tem favorecido o interesse e o gosto pela literatura infantil.

Justificativa

Na atualidade percebemos que as crianças não têm mais o mesmo interesse pela Literatura Infantil, estão muito mais interessadas nas novas tecnologias, deixando de lado os tão importantes livros.

Sabemos que esse desinteresse pela leitura, acarreta grandes problemas futuros, dentre eles dificuldades em produzir e interpretar textos, e ainda se tornar um indivíduo com grandes dificuldades em compreender de forma crítica a sociedade em que vive.

Queremos mostrar a nossas crianças que é a partir da literatura infantil que se desenvolve a imaginação, e se a leitura for cultivada desde cedo poderemos adquirir diversos conhecimentos, tais como: enriquecimento do vocabulário, desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, escrita, além do prazer que a leitura nos fornece.

Sabemos que as crianças gostam de ouvir estórias, e é nesses primeiros anos de vida que os pais devem incentivar seus filhos, contando estorinhas e mostrando-lhes livros ilustrados, de preferência com gravuras, onde sejam abordados o universo infantil. Desta maneira acreditamos que a criança terá mais interesse no ato de ler, através do incentivo e da prática de leitura seja por ela mesma ou por seus pais e professores.

Métodos

A partir de questões norteadoras realizadas em sala de aula percebemos que é necessário o desenvolvimento de projetos, ações que busquem valorizar a leitura de histórias infantis com crianças das séries iniciais e do ensino fundamental.

Para realização deste estudo utilizamos várias obras literárias, dentre elas: A Galinha Ruiva, O mágico de Oz, A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, onde foram realizadas: rodas de leitura, leitura individual, interpretações individuais através de desenhos e da reescrita das estórias narradas, com o intuito de perceber através da prática de leitura o gosto pela Literatura Infantil e como elas se comportavam mediante esta atividade.

  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

 

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2014 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.