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A Importância da Metodologia do Trabalho Acadêmico no Ensino Superior (página 2)

A característica básica da dissertação é de cunho reflexivo- teórico, pois o ato de dissertar pressupõe atribuir ênfase ao debate, a discussão, ao questionamento; ensaio e um estudo bem desenvolvido, formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal; estudo de caso e um tipo de trabalho acadêmico que retrata uma experiência acadêmica ou profissional de pessoas ou entidades e que podem contribuir com a formação do aluno; monografia consiste no desenvolvimento de um trabalho acadêmico, sua abordagem em um único assunto, um único problema com tratamento especifico; o artigo cientifico que normalmente é escrito para ser apresentado em congressos, um paper, em geral, submete-se a um menor numero de regras quando comparado com uma monografia, varia entre 8 e 20 paginas; projeto de pesquisa: e um documento que contempla a descrição da pesquisa nos seus aspectos fundamentais, informações relativas ao sujeito da pesquisa, a qualificação dos pesquisadores e a todas as instancias responsáveis, o ponto mais importante de um projeto de pesquisa e o perfeito conhecimento e identificação do problema a ser investigado; relatório final de estágio e um instrumento destinado ao registro do desenvolvimento do plano de estágio; resenha é um pequeno texto discorrendo sobre outro texto que pode ser um livro, um artigo, um texto qualquer ou mesmo um filme com uma abordagem critica; TCC é um trabalho de investigação  cientifica, de natureza sistemática e produtiva de conhecimento; tese representa o resultado final de um estudo cientifico sobre um tema único, inédito e bem delimitado, deve ser elaborado com base em investigação original, (PREVIDELLI,  CANONICE, 2008).

Os trabalhos acadêmicos segundo Previdelli e Canonice (2008) apesar de servir como instrumento de avaliação,  diferenciam-se fortemente das avaliações realizadas em sala de aula por diversos motivos, dentre os quais esta o ambiente, e condições de desenvolvimento dos mesmos, tempo e local do desenvolvimento do trabalho e custo da pesquisa.

Ao realizar trabalhos acadêmicos, os alunos estão sendo avaliados e estão ao mesmo tempo em processos de aprendizagem que é o foco das instituições e dos que buscam uma qualificação superior, é nesses trabalhos que os alunos passam a desenvolver o senso crítico de forma coerente e baseada em fatos comprovados.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A importância da disciplina na atualidade em relação à formação profissional está relacionada com alguns princípios como: reconhecer a importância da Metodologia no processo ensino-aprendizagem, como instrumento teórico-prático, envolvendo a pesquisa, extensão e a prática de ensino na escola ou outras instituições; expressar-se nos documentos técnicos e específicos e nas relações interpessoais; interagir em diferentes contextos organizacionais e sociais; ser flexível e adaptar-se em função da resolução de problemas; articular o conhecimento sistematizado com a ação profissional; analisar, interpretar e relacionar conceitos; ler, avaliar, afirmar posições no contexto.

A pesquisa de campo nos mostra que não há uma regra geral na metodologia para serem adotadas pelas Instituições de ensino superior, elas tem autonomia em escolher o tipo de trabalho que será utilizado pelos acadêmicos.

Verificou-se através dessa pesquisa que a metodologia é importante para os acadêmicos, pois os auxilia a fundamentar suas ideias e organizar seus pensamentos para que ao redigir seus trabalhos possam estar coerentes e dentro das normas da ABNT. Na avaliação o conteúdo é o mais importante, porém a estrutura física do trabalho deve ser levada em consideração para que este esteja bem organizado e apresentável.

Os trabalhos acadêmicos não podem ser elaborados de qualquer forma.

Com a metodologia os alunos passam a conhecer as diversas etapas pelas quais precisam passar para realizar suas pesquisas, precisam aprender a se organizar, adaptando-se as condições as quais se encontram como: o tempo, dedicação da qual devem dispor, ambiente, local e custo da pesquisa, até mesmo uma pesquisa bibliográfica tem seu custo. Para o acadêmico a metodologia funciona não apenas como método para elaboração de trabalhos, mas também como um instrumento na busca pelo conhecimento.

REFERÊNCIAS
    
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira, 1997.

PREVIDELLI, Jose J; CANONICE, Bruhmer Cesar Forone. Manaual para elaboração de trabalhos a cademicos. 1ª Ed. Parana: Unicorpore, 2008.

SALOMON, Delcio Vieira. Como Fazer Uma Monografia, São Paulo: Martins Fontes, 1999.    

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

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Como referenciar: "A Importância da Metodologia do Trabalho Acadêmico no Ensino Superior" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 01:25. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/metodologianoensinosuperior/index.php?pagina=1