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Modelagem Matemática no Ensino Fundamental (página 3)

DESCRIÇÃO DA PESQUISA

Nossa pesquisa foi realizada no mês de agosto, numa Escola Municipal, no Distrito de Prudêncio Thomaz, no município de Rio Brilhante. É uma pesquisa de aplicação.

Escolhemos esta escola por termos um fácil acesso, por parte da coordenação e direção. A escola atende crianças do próprio distrito, como também dos assentamentos vizinhos e fazendas.

Foram pesquisadas duas turmas, ambos da mesma série, 6° ano do ensino fundamental. O trabalho foi realizado com 5 alunos de cada turma. Os alunos foram escolhidos por meio de sorteio.

Nós escolhemos o 6º ano, por verificarmos que há grandes dificuldades em relação à matemática de construção (geometria) nessas séries. Acreditamos que nas primeiras séries do ensino fundamental não há um trabalho bem desenvolvido com estas crianças que acabam chegando no 6º ano sem muita noção desta construção e que se trabalhada de forma abstrata só tende a dificultar ainda mais, sendo esse o motivo de trabalharmos como modelo a construção.

A pesquisa foi realizada no período vespertino, intercalando os dias para cada turma. A princípio, trabalhamos com a observação em um grupo o qual a geometria foi somente visualizada, ou seja, somente apresentada teoricamente e não com interação de materiais concretos. Depois de todo o conteúdo apresentado a eles, com resolução de exercícios, fizemos uma avaliação.

Trabalhamos quatro tardes com o grupo de observação, sendo o tempo de 1 hora e 30 minutos por dia. Iniciamos com figuras geométricas (desenhos) planas e espaciais. Depois questões de ângulos de cada figura e por último seus perímetros e suas áreas. Após termos apresentado todos os conteúdos, fizemos uma avaliação baseada na aplicação dos mesmos.

Depois trabalhamos com a modelagem em outro grupo em que foi aplicado o mesmo conteúdo, mas neste, com materiais concretos, sendo utilizado como modelo parte da própria escola. Nesse grupo o trabalho foi mais extenso utilizamos pelo menos seis tardes com o tempo de 2 horas e 30 minutos por dia.

Iniciamos medindo um determinado pavilhão da escola, onde se encontra a sala de aula que eles utilizam. A princípio tiramos todas as medidas deste pavilhão, depois analisamos o espaço medido, trabalhando assim perímetros, a área e reconhecendo as formas geométricas distribuídas neste determinado espaço.

Partindo deste ponto, iniciamos à reconstrução deste espaço, para uma melhor aplicação do conhecimento. Em seguida, aplicamos uma avaliação. Para o grupo da modelagem aplicamos uma avaliação baseado nos conteúdos para eles apresentados, (perímetros, áreas, formas geométricas), partindo do espaço por eles trabalhado.

Modelo Matemático

O desenvolvimento de um modelo matemático requer alguns procedimentos. Segundo Biembengut (1999), esses procedimentos podem ser agrupados em três etapas:

IV. 1 - Interação
IV. 2 - Matematização
IV. 3 - Modelo matemático

No primeiro procedimento, a interação acontece a partir do momento em que eles começam a conhecer o objeto por eles pesquisado, (o pavilhão da escola) e visualizaram no mesmos formas geométricas para eles apresentadas, mas que até então não faziam muito sentido.

No segundo procedimento, buscamos explicações para algumas questões como a aplicação de determinados conhecimentos para aquela construção, porque utilizá-los, qual a necessidade de se conhecer aquele assunto e levantando hipóteses, como resolve-las.

E por último o modelo em si depois de investigado, serviu como método de avaliação, pois a partir da interação obtida, chegou à hora de aplicar esses conhecimentos teoricamente, partindo da prática. O nosso modelo foi o próprio espaço escolar. A partir desse espaço construímos uma maquete podendo visualizar assim a geometria nele aplicado.

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Como referenciar: "Modelagem Matemática no Ensino Fundamental" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 01/05/2024 às 20:15. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/modelagem/index.php?pagina=2