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Motricidade refinada nas crianças portadoras de deficiência visual

Autor: Cássia Ravena Mulin de Assis Medel
Data: 09/07/2008

Como trabalhar a motricidade refinada com crianças portadoras de deficiência visual na Educação Infantil

Como foi dito no texto A Motricidade Refinada das Crianças, realizar este trabalho é pré-requisito fundamental na Educação Infantil.

O educador que atua no segmento de Educação Infantil deve trabalhar a motricidade refinada de todas as crianças, inclusive das crianças portadoras de deficiência visual, pois este é um pré-requisito para a aquisição da escrita posteriormente, isto é, por qualquer criança na alfabetização.

O educador da classe de Educação Infantil que trabalha também com crianças portadoras de deficiência visual - deve estar capacitados para atender a essas crianças.

Numa classe regular, onde estejam incluídas crianças portadoras de necessidades especiais, sejam estas deficiência visual, auditiva, motora ou qualquer outra, todas as crianças saem "ganhando", isto é, todas irão crescer com esta integração, tanto as crianças portadoras de necessidades especiais, quanto as que não são. Todas aprenderão umas com as outras e o educador também ensinará e aprenderá muito com elas. A escola só tem a ganhar com o procedimento de inclusão destas crianças.

Para trabalhar a motricidade refinada com as crianças portadoras de deficiência visual, e também com as demais crianças da turma, o educador pode lançar mão de algumas atividades como, por exemplo, a caixa de areia, onde a criança deverá fazer desenhos na areia com os dedos.

Outra atividade que pode ser utilizada pelo educador e que os pequenos gostam muito é a confecção de mini-pizzas e de biscoitos em forma de rosquinhas, onde a criança tem que fazer "cobrinhas" e depois juntas as pontas.

Outra sugestão é "brincar" de amassar e rasgar folhas de revista.

Outra atividade que os meninos e meninas gostam é amarrar o cadarço do boneco e da boneca. Esta atividade, embora seja complexa e mais difícil para o portador de deficiência visual executar, é muito importante para o desenvolvimento da criança e também para a sua independência no que diz respeito a amarrar os próprios sapatos e tênis.

Há alguns materiais que podem ser adquiridos em papelarias, como, um palhaço ou cachorro, cujo corpo é de argolas para a criança montar. Jogos de encaixe com formas geométricas, através dos quais, a criança descobrirá onde deverá encaixar cada peça através do tato.

Podem também ser feitas "esculturas" de massa de modelar ou com massa confeccionada com jornal molhado, deixado de molho de um dia para o outro, acrescentando farinha de trigo, misturar, amassar bem e deixar secar. Depois é só modelar as "esculturas": bonecos, bichinhos e outros.

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Como referenciar: "Motricidade refinada nas crianças portadoras de deficiência visual" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/04/2024 às 23:45. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/motricdeficientes/