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A Importância do Estudante na Construção do Projeto Político Pedagógico

Autor: Ana Paula da Silva Lucena, Andrea Moraes dos Santos, Azenate Monteiro Maia, Isabelle Menezes Mota, Polyana Milena Barros Navegante e Aldeneia Soares da Cunha
Data: 15/09/2009

INTRODUÇÃO

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada a partir do estágio supervisionado e destaca a importância do aluno na elaboração do Projeto Político Pedagógico.

Como em toda pesquisa a realidade não se apresenta pronta como o esperado e os contratempos nos obriga a nos despir do planejado e planejar novamente, a fim de poder aprender a realidade investigada. A proposta inicial era analisar o Projeto Político Pedagógico de uma escola da cidade de Manaus e depois a partir de uma pesquisa-ação intervir apresentando propostas de alteração, mas como isto não foi possível, nos detivemos a analisar não o projeto em si, mas como este seria se construído com as ideias dos estudantes, como eles gostariam que fosse sua escola.

Diante desta proposta utilizamos como procedimentos de pesquisa: questionários, entrevistas semi-estruturada, individual e coletiva e a técnica do grupo focal, que consiste em reunião em grupo levantar as percepções dos sujeitos sobre uma dada realidade.

Mediante esta constatação justifica-se a relevância dada ao tema escolhido, pois ao verificarmos a percepção do educando e sua integração com o grupo, notificou-se que os mesmos ao serem estimulados, sentiram-se motivados e contribuíram com ideias significativas para constar em um Projeto Político Pedagógico, sendo assim, fica evidente a importância da participação do estudante nas tomadas de decisões de sua escola. Isto nos remete a ideia de que as pessoas, dotadas de racionalidade, estão em processos de transformação de suas ideias em realidade. Embora o estudante não o faça de maneira consciente e eficaz, ele possui uma estrutura básica que leva a divisar o futuro, analisar a realidade, a propor ações e atitudes para transformá-la.

1. O Projeto Político Pedagógico: uma construção coletiva ou não?

 O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) de uma escola é uma construção coletiva, contribuindo para a melhoria do processo ensino aprendizagem de todos os sujeitos que fazem parte do contexto escolar. Como afirma Gadotti (1994 apud Veiga, 2001, p.18).

Todo o projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função de promessa que cada projeto contém de estar melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.   

Para se constatar que este documento é uma prática coletiva que concretiza a realidade da escola e busca a superação do presente, apontando as possibilidades para o futuro, este não se reduz apenas a dimensão didática pedagógico, ou seja, apenas função do supervisor ou professor, mas, o envolvimento de toda a comunidade escolar, constituindo-se de princípios e diretrizes do vir a ser da escola.

Dessa forma, conhecer o que os atores envolvidos pensam sobre P.P.P.  foi aspecto fundamental para detectar se esta realidade é vivenciada na escola pública. Sendo assim, os dados resultantes da pesquisa mostraram a importância do Projeto Político ser uma construção coletiva para que se torne visível o campo de ação da educação escolar e do comprometimento de todos os envolvidos.

Em analise aos questionários dos professores, a pergunta que mais nos chamou atenção foi quanto a sua participação na elaboração do P.P.P. Dos 10 professores entrevistados, obtivemos os seguintes resultados:

Gráfico 1: Opinião dos professores sobre a importância do PPP ? 2009
Fonte: Questionário aplicado a 10 professores da escola investigada

Os professores que participaram afirmam terem contribuído, opinando quanto à melhoria no trabalho pedagógico e a relação comunidade e escola, as professoras que não participaram demonstraram compreensão quanto a sua importância, respondendo ele ser fator organizador para eficiência do ensino, colaborar nas ações do dia a dia e com o sucesso da aprendizagem. Percebe-se na fala das professoras o conhecimento da importância do PPP para a melhoria do ensino, mas na prática isto se torna apenas discurso. As que se negaram dar informação demonstraram descaso com a pesquisa, pois foram várias as insistências para devolverem os questionários, mas estas sempre tinham uma desculpa. Isto nos remete a seguinte reflexão: o professor foge de sua responsabilidade de pensar a sua prática, se ele não pensa alguém pensa por ele, portanto, o projeto que é instrumento para ser pensado e praticado por todos, é ideia de alguns, e a maioria se torna apenas executor, figurante da educação escolar.

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