Você está em Artigos
A Importância da Presença da Família na Escola (página 6)
Segundo López (2002, p. 75):
[...] a participação dos pais no sistema educacional, como toda participação social equivalente, tem a dupla perspectiva de colaboração e controle. Com a primeira se potencializam os recursos e as ações da escola, enquanto com o controle se estimula a melhora de qualidade da educação escolar.
Sabe-se que os pais na maioria das vezes, não são informados ou não procuram saber das propostas pedagógicas trabalhadas na escola em que seus filhos estudam, e dessa forma não conseguem resolver situações sobre questões pedagógicas atualizadas nas atividades para casa. Muitos pais são analfabetos e como vai ensinar as tarefas extraclasses para seus filhos? Não procuram os professores para questionar o porquê de resultados insatisfatórios.
"A escola percebe na criança facilidades, dificuldades e outras facetas que em casa não eram observadas, muito menos avaliadas". (TIBA , 2002, p. 182).
Percebeu-se que todas essas dificuldades são passíveis de soluções no momento em que pais e escola passam a se conhecer e decidir sobre o que é melhor para a educação de suas crianças.
Com a participação dos pais no sistema educacional dos seus filhos e a criação de atividades nas escolas visando esclarecer as dificuldades e buscando soluções para as mesmas, é possível que haja uma melhora significativa na educação escolar.
METODOLOGIA
A integração desses fatores nessa proposta nos forneceu uma nova configuração da relação escola-família e ressalta a importância da função reitora da escola no sentido de considerar as necessidades familiares no que diz respeito aos aspectos psicológicos, sociais e éticos de uma relação significativa com os outros, de crescimento da própria competência educativa ou de uma participação na definição do significado experiências da sua vida pessoal, social e educacional.
Segundo Paro (1997, p. 30), pesquisador que realizou um estudo sobre o papel da família no desenvolvimento escolar de alunos do ensino fundamental, segundo ele diz que: a escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim, a família poderá se sentir comprometido com a melhoria da qualidade escolar, com o desenvolvimento de seu filho como ser humano.
A pesquisa de campo foi feita, entrevistas com os pais, e Professores da Escola Municipal, num bairro carente da cidade e que foi de fundamental importância para que nossa pesquisa dar andamento ao nosso trabalho, pesquisa que trouxe várias questões como; em relação à parceria, a família, a escola relação família e escola. O objetivo maior foi de conhecer como se dá a relação escola-família a partir do que dizem os sujeitos.
Percebeu-se que a escola precisa proteger a criança, assumindo a função de coordenadora da educação, ainda que ocorra o risco de ser abandonada pelos pais. Cabe então, a escola, em muitos casos, acionar o psicólogo, médico, ou até mesmo o conselho tutelar. Sendo que na maioria dos casos, o próprio professor assume o papel desses profissionais, solicitando a presença dos pais para conversar e se envolver na vida do aluno, tentando sanar seu "problema" e sanar sua dificuldade.
![]() |
|
|
Como referenciar: "A Importância da Presença da Família na Escola " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 29/11/2025 às 15:26. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_importancia_da_presena/?pagina=5































