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Glossário

A seguir apresentamos a explicação de alguns termos do mundo pedagógico. Em breve publicaremos novas definições.

Alfabeto: conjunto de sinais usados para representar graficamente os sons da fala (fonemas ou sílabas). Os primeiros alfabetos surgiram na bacia do Mediterrâneo oriental. O fenício data aprox. do século XIII a.C. e deu origem a vários alfabetos modernos, entre os quais o grego, o latino, o cirílico, o árabe, o hebraico etc.

Avaliação: a avaliação precisa ser entendida como instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados e às habilidades desenvolvidas. É uma ação que necessita ser contínua, pois o processo de construção de conhecimentos pode oferecer muitos subsídios ao educador para perceber os avanços e dificuldades dos educandos e, assim, rever a sua prática e redirecionar as suas ações se necessário.

Bulling: Bullying, termo de origem inglesa foi adotado internacionalmente durante a realização da conferência internacional online no School Bullying and Violence em 2005. Ele é utilizado para definir atitudes agressivas sejam elas físicas ou psicológicas intencionais e repetitivas.

Construtivismo: é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

Cultura: conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes etc. que distinguem um grupo social. Forma ou etapa evolutiva das tradições e valores intelectuais, morais, espirituais (de um lugar ou período específico).

Dislexia: é um dos muitos distúrbios de linguagem, de origem neurológica, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples.

Enem: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um exame realizado anualmente, sendo opcional para alunos que estão concluindo ou aqueles que já concluíram o Ensino Médio.

Inclusão: estado daquilo ou de quem está incluso, inserido, metido, compreendido dentro de algo, ou envolvido, implicado em; introdução de uma coisa em outra, de alguém em um grupo etc.

Infância: período da vida que é legalmente definido como aquele que vai desde o nascimento até os 12 anos, quando se inicia a adolescência.

Leitura: a palavra Leitura vem do latim lectum de legere, que significa arte de ler; ato ou o efeito de ler. A leitura é uma atividade de compreensão das diversas mensagens existentes no ambiente em que o indivíduo vive. Essas mensagens podem se apresentar de várias formas: imagens, sons, código escrito, entre outros.

Práxis: a práxis é constituída de dois pólos indissociáveis - a teoria e a prática – que se complementam e se nutrem a partir das reais necessidades que enfrentamos no cotidiano.

Software Livre: permite que os usuários o executem, copiem, estudem, modifiquem e aperfeiçoem com liberdade e de acordo com suas necessidades.

Tecnicismo: refere-se ao abuso da tecnicidade, ou seja, o uso excessivo ou a supervalorização dos aspectos técnicos de algo, muitas vezes em detrimento do conjunto dos outros aspectos que possam caracterizá-lo, tais como aspectos políticos, filosóficos, etc.

Tecnicismo Pedagógico: tendência que predominou no período pós-64 até meados da década de 80, caracterizando-se pela ênfase aos aspectos técnicos da Didática em detrimento de suas outras dimensões (humana e política).

Como referenciar: "Glossário" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/03/2024 às 05:39. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/glossario.php