Você está em Artigos
A Importância da Presença da Família na Escola (página 5)
O comparecimento e o envolvimento devem ser permanentes e, acima de tudo, construtivos, para que a criança e o jovem possam se sentir amparado, acolhido e amado. E, do mesmo modo, deve-se lutar para que pais e escola estejam em completa sintonia em suas atitudes, já que seus objetivos são os mesmos.
O envolvimento das famílias melhora o sentimento de ligação à comunidade. Este envolvimento Escola-Família contribuirá significativamente para uma educação de sucesso, com sucesso, para o sucesso.
Muitos pais acreditam que passar horas a fio com seu filho é o suficiente mas o que eles não percebem, é que muitas vezes, esse tempo para a criança, não tem valor. Os pequenos querem mesmo, é a presença efetiva de seus pais. Não querem apenas estar perto, quer brincar juntos, conversar, participar da vida deles.
Percebe-se que os pais tem que bater um papo franco com a criança e explicar a ela algumas coisas, pode valer muita a pena, pois os pequenos conseguem entender muito mais do que se imagina e isso vai ajudar na confiança deles com os pais.
Percebeu-se que os educadores conversam muito também com os pais que tem filhos em nossas escolas, sobre não confundirem as coisas e não tentarem recompensar o tempo não vivido com as crianças por coisas materiais ou por falta de punição. As crianças também necessitam ser guiadas por um caminho de regras e limites, e os pais têm esse dever.
Muitos se culpam pelo pouco tempo e acabam tentando "recompensar" de outra forma, o que não é saudável nem para a relação pais e filhos e nem para o desenvolvimento emocional da criança.
Nota-se que é possível perceber que, cada vez mais, as famílias estão esquecendo que são os principais responsáveis para a formação do caráter dos filhos, como aspecto da conduta ou personalidade do indivíduo que designa a forma habitual, progressiva e constante de agir e reagir que é herdada das convivências sociais.
Percebe-se também que muitos pais saem muito cedo para trabalhar e deixam os filhos dormindo, muitas vezes estes chegam atrasados na escola, pois perdem o horário. Já desassistidos pela família estes muitas vezes acham colegas nas ruas e estes levam para o mundo das drogas. Antigamente, os pais eram os principais educadores dos filhos, isso raramente acontece na atualidade. Naquela época, existia maior participação dos pais no processo da formação de caráter da criança, pois os mesmos conviviam mais com os filhos, até mesmo pela organização da produção que se dava por meio da ajuda dos filhos no trabalho artesanal.
Sabe-se que a educação de toda criança começa dentro do próprio lar, a quem os pais transmitem valores éticos e morais para a formação do caráter pessoal dos seus filhos. Até pouco tempo atrás, educar estava relacionado à figura materna, que passava o dia em casa transmitindo afeto e cuidando para que seus filhos estivessem asseados.
Como vimos os pais precisam trabalhar e os filhos chegam a escola muito cedo e não tem onde deixar os filhos, O pouco tempo disponível dos pais faz com que os mesmos transfiram para a escola, muitas vezes, toda a responsabilidade educacional de seus filhos. Sabemos que toda educação recebida em casa pela criança, reflete na relação com os colegas e com os professores, podendo trazer dificuldades no aprendizado da mesma.
Percebe-se que muitos pais do bairro onde a Escola está inserida precisam trabalhar para dar sustento aos seus filhos e estes ficam nas responsabilidades das avós que assumem o papel dos pais.
Por outro lado, existem famílias que vivem quase na miséria, elevando a gravidade da situação pela falta de conhecimento e necessidades básicas, fazendo com que essas crianças passem o dia na rua, desprovida dos seus direitos essenciais. Sob a denominação genérica de socialização aparecem inúmeros comportamentos com nítida influência sobre a formação pessoal. (LOPEZ , 2002, p. 23).
![]() |
|
|
Como referenciar: "A Importância da Presença da Família na Escola " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 29/11/2025 às 16:28. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_importancia_da_presena/index.php?pagina=4































