Você está em Artigos
A Utilização da Música como Facilitador no Ensino da Geografia
Autor: Carlos Gilberto de Almeida Júnior
Data: 17/02/2016
O presente artigo tem como objetivo demonstrar como podemos atuar de forma diferenciada visando alcançar os mesmos objetivos da educação tradicional. Utilizar-se de métodos alternativos para a educação já não é mais uma novidade no atual quadro educacional, porém está longe de ser uma prática comum adotada pelos profissionais de educação. Ainda é necessário uma quebra da barreira que tampa a visão do educador e impede que uma gama maior de estudantes possam gozar da totalidade do ensino passado a eles.
Introdução
Como podemos perceber no atual contexto da educação, os professores acabam se deparando com diversas dificuldades no dia a dia de educador. Uma das principais dificuldades percebidas é a complexidade que muitos assuntos acabam tendo para muitos dos educandos, não pelo seu conteúdo em si, mas sim pela forma que o mesmo é tratado pelo educador que muitas vezes não consegue se utilizar dos recursos didáticos que estão ao seu dispor para a prática do ensino.
Um desses recursos didáticos que poderia ser empregado pelos educadores, e que será analisado em nosso artigo a partir de alguns textos e pesquisas, é a utilização de recursos didáticos alternativos como a música para o ensino da disciplina Geografia ou outras disciplinas desejadas.
Realidades Urbanas podem ser encontradas em diversas músicas de temas e estilos diferentes que podem ser tratadas de diferentes maneiras pelo educador para a formação do educando, trazendo assim a realidade que o aluno presencia para dentro da sala de aula de forma que esse ensino deixe de ser maçante, e passe a ser prazeroso e dinâmico, logo, criando maior facilidade e interesse do educando para com o assunto desenvolvido em aula.
A bibliografia consultada oportunizou maior compreensão e importância do uso de recursos didáticos alternativos no dia a dia do Professor, em especial a música que pode ser considerada uma forte aliada no ensino principalmente da Geografia.
Como podemos perceber no atual contexto da educação, os professores acabam se deparando com diversas dificuldades no dia a dia de educador. Uma das principais dificuldades percebidas é a complexidade que muitos assuntos acabam tendo para muitos dos educandos, não pelo seu conteúdo em si, mas sim pela forma que o mesmo é tratado pelo educador que muitas vezes não consegue se utilizar dos recursos didáticos que estão ao seu dispor para a prática do ensino.
Um desses recursos didáticos que poderia ser empregado pelos educadores, e que será analisado em nosso artigo a partir de alguns textos e pesquisas, é a utilização de recursos didáticos alternativos como a música para o ensino da disciplina Geografia ou outras disciplinas desejadas.
Realidades Urbanas podem ser encontradas em diversas músicas de temas e estilos diferentes que podem ser tratadas de diferentes maneiras pelo educador para a formação do educando, trazendo assim a realidade que o aluno presencia para dentro da sala de aula de forma que esse ensino deixe de ser maçante, e passe a ser prazeroso e dinâmico, logo, criando maior facilidade e interesse do educando para com o assunto desenvolvido em aula.
A bibliografia consultada oportunizou maior compreensão e importância do uso de recursos didáticos alternativos no dia a dia do Professor, em especial a música que pode ser considerada uma forte aliada no ensino principalmente da Geografia.
Como referenciar: " A Utilização da Música como Facilitador no Ensino da Geografia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 20/01/2025 às 03:27. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_utilizacao_da_musica/