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Afetividade - Uma Opção para A Educação (página 6)


4.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Está claro desde muito tempo a existência de uma preocupação de educadores em utilizar o afeto como agente facilitador no processo educativo bem como a necessidade de alterações no processo educacional com a inclusão e uso do afeto em sala de aula para suprir possíveis lacunas didáticas e ou pedagógicas com origem no educando.
Fora detectado e observado ações que se tornaram soluções para um desvio de atenção que era um fator quase um impeditivo do aprendizado. Observaram-se também alterações positivas quando trabalhado o afeto com alunos que tinham comportamento rebelde e desrespeitoso em sala onde por vezes interferiam no aprendizado dos demais.

Quando houve a inclusão do afeto no relacionamento com os "alunos carentes" na sala com a professora, e no lar com as mães, eles apresentaram melhoria no relacionamento, na atenção e no aprendizado.

Concluí-se que o educador e a escola devem ser um agente ativo do afeto na sala de aula e que poderá corrigir enormes lacunas deixadas pelos familiares, mas nunca como elemento substitutivo da família. Ficou visível que, os ensinamentos morais e éticos são realmente de responsabilidade da família, e a escola não os substitui, porém a escola poderá exercer e interagir junto com as famílias como agente socializante com as informações comportamentais e de acompanhamento escolar.

Para as Professoras igualmente ficou claro que a inserção de afeto por parte delas aos alunos carentes, com desvios ou problemas comportamentais foram ótimos lenimentos no processo de alteração da auto-estima ocasionando grandes melhorias no processo de aprendizado.

A satisfação pelo dever cumprido aliados a demonstração de carinho recebida dos alunos neste processo foi algo indescritível e geram situações emotivas até hoje.


5. ANEXO

Anexo I

Questionário para avaliação de relacionamento família - professor - aluno
09/02/2010

Nome do Aluno. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Nome do Responsável: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Endereço: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .bairro:. . . . . . . . . . . . . . . . . . 


Os valores morais da atualidade são iguais aos de 60 anos atrás?
Sim (      )     Não (      )

São melhores (      ) ou piores (      )?

A educação no lar hoje é mais fácil do que antigamente?
Sim (      )     Não (      )

Os professores de hoje são melhores ou piores que os antigos
Melhores (      ) / Piores (      )

O que falta aos alunos nosso dias atuais?
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Como a família pode colaborar com o ensino?
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Como os professores podem colaborar a família?
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Anotações da Professora para a Reunião:
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6. REFERÊNCIAS

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ROSSINI, M. A. S, Pedagogia Afetiva. Petrópolis, Vozes, 2001.

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WEBER, Lídia. Eduque com carinho. Curitiba: Juruá, 2005


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Como referenciar: "Afetividade - Uma Opção para A Educação" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 22/10/2025 às 09:27. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/afetividade/?pagina=5