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Anísio Teixeira: A História da Educação no Brasil (página 3)

9. Universidade de Brasília - UnB

A iniciativa de criar a universidade contrariou aqueles que temiam a presença de estudantes na capital federal e os interesses da igreja, que queria a construção de uma universidade católica sob o controle dos jesuítas.

A UnB inovou a educação brasileira ao implantar um centro de florescimento cultural e artístico, em que fossem estimuladas as letras e as artes, proporcionasse aos órgãos públicos toda a assessoria necessária. Era fundamental que houvesse a mais alta qualificação científica, aliando liberdade docente à autonomia acadêmica, a fim de que a universidade se tornasse um núcleo de amadurecimento e de consciência crítica nacional.

A proposta da UnB, segundo Ribeiro (1978), era a de ser uma universidade completa, que cobrisse todos os campos do saber. Deveria ser capaz de cultivar, aplicar, ensinar, apresentar fidelidade aos padrões internacionais do saber e de buscar soluções para os problemas nacionais. A instituição era composta de pessoas ligadas à sociedade brasileira para o progresso da ciência, as quais deveriam construir uma estrutura que estimulasse a transformação do país.

A Universidade foi organizada em três componentes fundamentais: os institutos centrais de ciências, letras e artes, dedicados ao cultivo e ensino do saber fundamental; as faculdades profissionais, devotadas à pesquisa e ao ensino nas áreas das ciências aplicadas e técnicas e os órgãos complementares, que prestariam serviços à comunidade universitária e à cidade. Assim, a universidade desenvolveria suas potencialidades desde o nível básico até a pós-graduação. Anísio estava na reitoria quando os militares chegaram ao poder.

Conclusão

Anísio Teixeira tinha o cerne dos educadores centrados na formação intelectual da população, notadamente a de baixa renda, que de outra forma não poderia recuperar sua crença em alguma mudança social. Ele tinha ideias e saía à luta para que elas se fizessem práticas, unindo a administração com a inigualável capacidade de análise das ações. Sua vida foi pautada na luta pela obrigatoriedade do ensino público, gratuito, laico e aberto a todos; na formação dos professores, principalmente os da escola primária e no fortalecimento das instituições de pesquisa. Seus livros, um marco para se entender a História da Educação no Brasil, constatam o caráter excludente da educação brasileira. Ele demonstrou que o afunilamento no ingresso aos níveis seguintes da educação se davam pela situação econômica do indivíduo, ao invés da situação de competência.

Por meio do Centro Carneiro Ribeiro - Escola Parque - Anísio mostrou que a educação deveria ser efetuada em período integral, modo que contemplaria as crianças de baixa renda, dando-lhes oportunidades para descobrir  talentos e habilidades, e assim desenvolvê-los.  Um exemplo de que suas ideias ainda se mostram atuais pode ser observado na expansão das escolas públicas de tempo integral.

A leitura dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - mostra ideias anisianas em seus objetivos e metas, principalmente quando dá ênfase à relação professor-aluno. Na mediação do conhecimento, entram os métodos do filósofo John Dewey, privilegiando o aprender a aprender, dando oportunidade para o aluno pensar e julgar por si, num ambiente escolar democrático. Dizia Anísio (1994) que na escola "os passivos se agrupam, os capazes são desencorajados e os outros são destruídos", dando alusão aos tipos de inteligência. Anísio carregou uma convicção, a de que as questões sociais eram manifestações da cultura e de que era preciso combater os problemas que a industrialização trazia.

A democracia fez-se uma democracia de consumo, o homem sentindo-se tanto mais importante quanto mais pudesse consumir. A aquisição de bens materiais passou a ser a maior necessidade do homem, deixando de lado o conhecimento escolar para uma real modificação de vida.

Dominando completamente as teorias pedagógicas no seu tempo, Anísio Teixeira elevou seu pensamento e suas ações na educação brasileira, como um todo.

Referências

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Rachel é professora da rede municipal de Joinville.

 

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Como referenciar: "Anísio Teixeira: A História da Educação no Brasil " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 01/05/2024 às 00:35. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/anisio/index.php?pagina=2