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Artes Integradas (página 2)


Segundo Weber (2015) a arte no espaço escolar é apenas um aglomerado de ações superficiais que caracterizam a Arte por atividades decorativas nas datas comemorativas. Isto pode ser observado através da observação dos professores, muitos deles sem formação adequada, compõem as atividades para os alunos através de experiências como alunos, isto cria um circulo vicioso que replica a cada ano as mesmas atividades. Alguns professores buscam na formação continuada a solução para estabelecer o repertório de atividades práticas, afinal, o histórico desta disciplina constitui-se de ações práticas, pouco reflexivas e o estudo de aspectos teóricos relativos à Arte.

As habilidades criativas adquirem relevância especial em idades precoces e especificamente no período de Educação Primária, pois é nesse momento que as mudanças evolutivas fundamentais ocorrem no nível cognitivo, social e afetivo. Portanto, o primeiro passo para incentivar a criatividade é avaliar o ambiente escolar, tarefa difícil devido à complexidade do processo. É importante o papel que a educação integrada das artes desenvolve dentro da esfera educacional e social, bem como as consequências da imagem gráfico-plástica e o processo de socialização na formação dos professores da Educação Infantil e Educação primária (DOMINGUEZ, 2016).

Para Anderson e Krauker (2017), O fundamento teórico e o raciocínio do uso de abordagens de artes dramáticas para o ensino de habilidades de alfabetização para estudantes com necessidades diversas são baseados em teorias de linguagem, cognição e desenvolvimento social/emocional. As teorias cognitivas e linguísticas do desenvolvimento estabelecem o significado da especificidade linguística e sua contribuição para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e de comunicação social das crianças. Essas perspectivas incluem atividades de crianças em representação simbólica, assimilação e acomodação, formação de esquemas e participação social, que influenciam seu desenvolvimento de habilidades linguísticas, cognitivas e sociais e seu desenvolvimento de linguagem alfabetizada ou especificidade linguística.

Anderson e Krauker (2017) citam Eisner (2000), que sustenta que "os limites da linguagem não determinam os limites do nosso pensamento". Estudantes com diversas necessidades de aprendizagem merecem abordagens ilimitadas para facilitar a expressão de suas ideias. A mediação de linguagem alfabetizada específica através de formas representativas, como o drama, fornece acesso e a oportunidade para esses alunos participarem e progridem na aprendizagem de habilidades de alfabetização. Drama está bem posicionado para desempenhar um papel fundamental no ensino e na aprendizagem, já que os educadores têm como objetivo promover o processamento dos alunos do pensamento e do idioma de maneiras tão completas, complexas e sensíveis quanto possível, com o objetivo de transmitir informações através de palavras faladas e escritas (i.e., habilidades de alfabetização).

Conclusão

A partir da análise da revisão de literatura pode-se concluir sobre a grande importância da integração das artes, o que contribui para o desenvolvimento intelectual e autônomo dos indivíduos. Através da arte pode-se estimular diversos sentidos dos alunos, principalmente a criatividade que desenvolve o aperfeiçoamento e crescimento pessoal com eficácia.

Sugere-se também repensar a organização curricular fragmentada nas escolas, reavaliando as possibilidades de construção de um currículo que faça a interação entre as disciplinas, vistas a superação do conhecimento fracionado.
A criatividade estimulada por meio da arte-educação favorece esta interação disciplinar. Desta forma, estabelecem-se processos mais eficazes de construção do conhecimento, por considerar o aluno de uma forma integral, respeitando sua identidade, limitações e suas potencialidades.

O uso das artes em aprendizagem estabiliza as emoções humanas, controlando as conexões neurais, construindo significados através do conhecimento prévio.

Referências

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Como referenciar: "Artes Integradas" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 18:46. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/artesintegradas/?pagina=1