Você está em Artigos

Artes Visuais na Sala de Aula (página 4)

Segundo Deheinzelin no livro "A Fome com a Vontade de comer", pg. 134, o material para as Artes plásticas de um modo ou de outro:

"... pode ser providenciado. Contando para isso com a imaginação do professor, este poderá peneirar terras de diferentes tonalidades, mistura-la com água, obtendo assim,tintas de cores belíssimas; poderá macerar folha, pétalas de flores, frutinha, misturar com água e coar a mistura obtendo tintas delicadas como as aquarelas; poderá utilizar pedacinhos de carvão como instrumentos para desenhar e assim por diante."


CONCLUSÃO

Refletindo, percebemos que a Arte é um conteúdo importante para o desenvolvimento cultural dos alunos, além de ter objetivos e conteúdos claros: criação/produção, percepção/análise e conhecimento da produção artístico estética da humanidade.

Com nossa graduação podemos entrar em conflito cognitivo  contrastando a prática pedagógica vigente e as idéias e práticas corrente sobre a Arte, por isso nos valeu o estudo , fazendo que tenhamos percebido a Arte como um conteúdo e  traze-la para nosso cotidiano escolar  permitindo novas descobertas, emoções, pensamentos e despertando a sensibilidade, sendo através das  próprias produções das crianças ou através da apreciação das obras de outros artistas.

REFERÊNCIAS

BUORO, Anamélia Bueno. O Olhar em Construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 2001.

DEHEINZELIN, Monique. A Fome com a Vontade de Comer. Petrópolis: Vozes, 1994.

KANDINSKY, W. Do Espiritual na Arte. Trad. Álvaro Cabral e Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Artes Visuais na Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2026. Consultado em 27/01/2026 às 19:06. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/artesvisuais/?pagina=3