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As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula (página 3)


3 MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO AMBIENTE COLABORATIVO DE APRENDIZAGEM


Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, estão disponíveis diversos recursos e meios que permitem a construção de ambientes virtuais de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a inclusão de atividades mediadas pela tecnologia no ensino presencial pode estender a atividade de sala de aula para além deste espaço.

Nesse sentido, pode-se dizer que a utilização da internet vem como uma forma de concretizar este novo paradigma, pois esta pode ser considerada como um dos principais meios de comunicação entre os jovens e tem a vantagem de reunir, numa só mídia as possibilidades de comunicação, tanto em tempo real, síncrona como assíncrona. Isso quer dizer que a comunicação pode ocorrer tanto de um aluno para o outro, como de um para muitos, ou entre muitos, ampliando a forma de interação, o que possibilita a formação de grupos e o trabalho colaborativo, como apoio ao ensino presencial.

Em termos de virtualização, a legislação passou a permitir que atividades à distância se tornassem parte integrante do ensino presencial, através da portaria nº 2.253 de 18 de outubro de 2001 do Ministério da Educação e Cultura, que admite a mescla de ações presenciais e a distância, exigindo que o "professor tenha que mediatizar as mensagens educativas, ou seja, adequar e traduzir o conteúdo de acordo com as 'regras da arte', as características técnicas e as peculiaridades do discurso do meio técnico escolhido" (BELLONI, 1999, p. 15). Tal pensamento é admitido também por MORAN (2003, p. 59) ao afirmar que: "o presencial se virtualiza e a distância se presencializa. Os encontros em um mesmo espaço físico se combinam com os encontros virtuais, à distância, através da internet". No entanto, sabe-se que essa presença não é suficiente para garantir que os mesmos se integrem efetivamente ao processo pedagógico, mas é preciso que sejam percebidas como um recurso importante, tanto pelos professores quanto pelos alunos, e adequadamente utilizados, respeitando o potencial de cada um. Nesse sentido, acredita-se que as práticas pedagógicas podem incorporar as vantagem e possibilidades oferecidas pelo uso das tecnologias para melhoria nos processos de ensinar e aprender.

Nesse processo, soma-se a importância que se dá ao papel do professor, parte fundamental do espaço pedagógico; vale destacar que, o professor que pretende trabalhar utilizando o espaço virtual precisa entender que seu papel é o de promover a aprendizagem e a autonomia assistida ao aluno, à criação de um espaço de colaboração e criatividade. Assim, é preciso entender que a utilização de tecnologias digitais de comunicação e informação, da mesma forma que a utilização de outros recursos pedagógicos, exige planejamento e organização de forma integrada e não isolada, ou seja, o professor, ao elaborar suas aulas, deve integrar os diferentes recursos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem em diferentes momentos de seu planejamento; deve planejar o tempo de presença física em sala de aula e o tempo de aprendizagem virtual, visando uma aprendizagem mais efetiva e significativa. Para isso, deve-se levar em conta a especificidade do alunado, tais como a sua condição econômica, o tempo disponível para o estudo, o seu acesso à tecnologia e o seu nível de fluência tecnológica. Assim, o professor deve escolher as mídias mais adequadas para promover a construção do conhecimento, tanto em ambientes de aprendizagem presenciais como a distância.

Com o objetivo de contribuir para a otimização do espaço da sala de aula indicamos algumas possibilidades de uso das ferramentas disponíveis em ambiente virtual para melhorar a aprendizagem.

3.1 Ambientes virtuais para a aprendizagem

É um local que permite a realização de ensino e aprendizagem que funciona pela internet. É um sistema de gerenciamento, onde conteúdo e atividade são organizados e disponibilizados aos estudantes pelos professores o que possibilita o aumento da interação entre todos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem. Segundo Schlemmer (2002, p. 58), as várias denominações adotadas para esses espaços, como "ambientes virtuais de aprendizagem", "ambientes de aprendizagem online", "sistemas gerenciadores de educação" e "software de aprendizagem colaborativa", são designados para gerenciar sistemas desenvolvidos para gerenciamento de aprendizagem via web, que integram os recursos da comunicação mediados por computador para a organização do ensino, fortemente associados a comportamentos interativos, o que reflete outras formas de conceber o processo de ensino e de aprendizagem.

Nesse sentido, Shneiderman (2006, p. 132) também chama atenção para o potencial dos ambientes colaborativos de aprendizagem ao dizer que "esses ambientes engajam os alunos e transformam o processo de ensino-aprendizagem". Segundo Belloni (1999, p. 87), "esses ambientes oferecem condições para que a interatividade, essencial para uma comunicação extraclasse entre professor e alunos, possam ser desenvolvidos". Nesse sentido, reconhece também, que a interação entre alunos e professores ainda é difícil, mas indica as ferramentas de software como facilitadoras deste processo "ativo" de aprendizagem.

Para tanto, Valentini e Fagundes (2005, p. 35-42), propõe que um AVA seja concebido como "um espaço relacional, um espaço de trocas energéticas, materiais e informacionais". Entende-se que o ambiente nesta concepção deve ultrapassar um espaço virtual, para se tornar um espaço de questionamento e proposição de problemas, com recursos que propiciem a construção colaborativa de conhecimentos. Santos (2003, p. 78) comungam da mesma ideia, ao definir o ambiente virtual como "um espaço de construção de significados, onde seres humanos e objetos técnicos, interagem, potencializando assim a construção de conhecimentos". Nesse processo, vale ressaltar que o principal aspecto a ser avaliado é a integração dos aspectos pedagógicos e operacionais possibilitados pelos ambientes com aqueles demandados pelas propostas pedagógicas a serem implementadas, bem como pelo oferecimento de vários recursos e situações de uso, oferecidos como suporte à prática docente através das seguintes ferramentas.

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Como referenciar: "As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 17:02. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_novas_tecnologias/index.php?pagina=2